Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Justiça Eleitoral treina mesários para as eleições 2014

Publicado

em

Mesários que atuarão nas 43 seções eleitorais espalhadas na sede e zona rural do município de Jaicós começaram a ser capacitados na manhã desta quarta-feira, 17, no Centro de Convivência dos Idosos. Ao todo, 172 pessoas deverão participar.

O juiz Franco Morette e a promotora Ednólia Evangelista participaram da abertura do treinamento ministrado pela chefe de Cartório, Virgínia Daniela, auxiliada pelos técnicos de urna e outros serventuários da Justiça Eleitoral.

DSC_0474

Virgínia Daniela, Chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral

No turno da manhã, a capacitação foi feita para os mesários nomeados para trabalharem nas urnas localizadas na zona rural. À tarde, o mesmo conteúdo será apresentado para os mesários das seções da sede do município.

Atribuições dos mesários e procedimentos que vão desde a preparação da seção eleitoral, início e término da votação, identificação do eleitor, sigilo da votação, suspensão do voto, justificativa e voto em trânsito, emissão o boletim de urna, emissão da zerésima, preenchimento da ata, foram algumas das informações repassadas aos mesários.

O juiz eleitoral, Dr. Franco Morette, destacou a importância dos mesários no pleito eleitoral. “Esta e nenhuma outra eleição poderia acontecer sem a colaboração dos cidadãos nomeados pela Justiça Eleitoral para atuarem como mesários nesse importante processo eleitoral. Os senhores e as senhoras estão contribuindo fundamentalmente para a democracia brasileira”, disse, destacando, ainda, os benefícios, como a aquisição de novos conhecimentos, a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em concurso público.

Publicidade
Juiz eleitoral, Dr. Franco Morette

Juiz eleitoral, Dr. Franco Morette

Em seu pronunciamento, o magistrado esclareceu sobre as restrições na hora da votação. Segundo o juiz, só poderão ser auxiliados na hora da votação eleitores que não tenham condições para votar, citando como exemplo, pessoas que não possuem os membros superiores ou portadores de Mal de Parkinson, uma doença do cérebro, que provoca tremores e dificuldade na coordenação e, portanto, impossibilite o voto.

Dra. Ednólia Evangelista, promotora

Dra. Ednólia Evangelista, promotora

A representante do Ministério Público Eleitoral, Dra. Ednólia Evangelista, também destacou a importância dos mesários no processo. “Para que tenhamos um pleito tranquilo, é importante que cada um exerça as atribuições com imparcialidade com dignidade e respeito. Os mesários são parte fundamental para o sucesso das eleições”, disse, anunciando que vai visitar e fiscalizar pessoalmente os locais de votação nos quatro municípios.

Os municípios de Patos do Piauí, Massapê do Piauí e Campo Grande do Piauí também integram a 19ª Zona Eleitoral. Nos quatro municípios, 400 mesários foram nomeados para atuarem como mesários no dia 5 de outubro.

DSC_0493 DSC_0492 DSC_0491 DSC_0489 DSC_0488 DSC_0487 DSC_0486 DSC_0485 DSC_0483 DSC_0482 DSC_0479 DSC_0477 DSC_0476 DSC_0475  DSC_0462 DSC_0461 DSC_0460 DSC_0450 DSC_0466

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS