Connect with us

DESTAQUES

Jaicós realiza a I Feira da Agricultura Familiar e do Agronegócio

Publicado

em

O município de Jaicós, que sedia uma das maiores e mais tradicionais feiras livres do interior do Estado, realiza nesta sexta-feira (5), no centro comercial da cidade, a primeira Feira da Agricultura Familiar e do Agronegócio, com a exposição e comercialização de diversos produtos e serviços.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, com o apoio do Sebrae, Governo do Estado, através da Emater e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, e do deputado estadual Georgiano Neto.

A feira reuniu desde produtores rurais, artesãos, até empresas como a Petro Solar, sediada em Jaicós, do empresário Deik Fernandes, que apresentou aos visitantes os equipamentos e o seu funcionamento para a geração da energia solar, uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Já a dona de casa Edinete de Sousa Silva, que mora na comunidade Baliza, zona rural de Jaicós, expôs em sua barraca produtos de limpeza que ela mesma produz em sua casa, como detergente, limpa alumínio, amaciante de roupas, água sanitária e sabão líquido. Ela aprendeu a produzir os produtos em um curso realizado no povoado Esquisito. “Eu não tenho mais cartão Bolsa Família e tô sobrevivendo disso aqui, e tem sido ótimo, graças a Deus.”, disse.

Marinalva Maria Lopes, da comunidade Umburanal, trouxe diversos produtos como mel, castanha de caju, artesanato em chaveiros e uma variedade de sandálias. Para ela, essa também tem sido sua principal fonte de renda. “É disso que a gente tá sobrevivendo. Eu estava desempregada e pensei em arrumar um meio de sobreviver. Aí me veio a ideia de comprar as máquinas e começar fazer sandálias para vender. Hoje eu faço feira em Jaicós e em outras cidades da vizinhança.”

Publicidade

Outros produtos da Feira foram farinha e derivados da mandioca, frutas, verduras, carnes, sucos, bolos caseiros, artesanato em crochê, adesivos para unhas, mel de abelha, caldo de cana, artesanato em palha de carnaúba, galinha caipira, queijo, manteiga e outros derivados do leite, ovelhas da raça dorper, oriundos da cidade e do interior.

Durante a cerimônia, o produtor rural José Acelino engradeceu a iniciativa da gestão em promover a Feira e pelo município de Jaicós cumprir a Lei nº 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Em sua fala, ele destacou a participação de Cícero, um dos expositores da Feira. “Cícero tem sido um grande empreendedor. Está com mais de um ano na comunidade Pau do Inxuí gerando emprego para quase vinte pessoas daquela comunidade. Ele paga em torno de 12 a 15 mil reais para filhos daquela comunidade que trabalham no beneficiamento da mandioca, produzindo goma e farinha de vários tipos.”, disse.

O diretor da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, participou da Feira e falou sobre a importância da mesma como estratégia de apoio e fomento a agricultura familiar. “Jaicós é um município que tem uma produção significativa em várias áreas, como a onivocaprinocultura, com um rebanho de aproximadamente 14 mil cabeças, na apicultura, uma produção anual de 150 mil quilos de mel.”, disse.

O diretor destacou o apoio do Governo do Estado para o setor no município de Jaicós desde 2016. “Nós temos o projeto Viva o Semiárido com investimento de 1 milhão de reais em projetos de três comunidades, Caldeirãozinho, Gameleira e Tanquinho. Cada uma tem 50 famílias beneficiadas com esses recursos, de apoio à produção. Entregamos recentemente à Prefeitura de Jaicós um caminhão que vai dar apoio ao transporte da agricultura familiar. E vai ser entregue nos próximos dias os equipamentos para a abertura de uma sala da agricultura familiar.”, pontuou.

Em entrevista, o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, afirmou que o objetivo da Feira é gerar oportunidades. “Nosso objetivo é incentivar o agricultor, o artesão, o homem do campo a produzir, mas também, a comercializar seus produtos, gerando renda e movimentando a economia local. A gente sabe do potencial de nosso município, e a agricultura é um dos principais, por isso que a nossa gestão tem dado total apoio ao homem do campo.”, pontuou.

Publicidade

O gestor definiu a primeira edição como uma experiência de sucesso e afirmou que a Feira entrará para o calendário de eventos do município, anunciando a realização da segunda edição para 2020, ainda maior e mais organizada. Neném de Edite falou sobre um projeto de promover uma exposição de ovinos e caprinos em Jaicós.

Na programação da I Feira da Agricultura Familiar e do Agronegócio, também foi ministrada uma palestra sobre agronegócio e pequenos empreendedores, ministrada por técnicos do Sebrae. Também teve música ao vivo com o forró pé de serra com um artista local, Chiquinho do Acordeon.

Além da população do próprio município, a Feira atraiu visitantes, como o vice-prefeito Carlos Liberato e o vereador Osvaldo Mamédio, de Paulistana; o prefeito Milton Oliveira, de Vera Mendes; o secretários de Agricultura, Francivaldo Reis (de Massapê) e Sebastião Alencar (de Francisco Macedo); os secretários municipais de Simões, Raimundo Leite (de Projetos Especiais) e Charles Martins (de Meio Ambiente). De Jaicós, estiveram presentes os secretários municipais e vereadores, professores, alunos das escolas municipais e a comunidade em geral.

_Veja imagens

         

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS