Connect with us

Massapê do Piauí

Em Massapê, escola do interior recebe o projeto ‘Papo com a PC’

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí recebeu nesta quinta-feira (5) o projeto “Papo com a PC”, que é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O projeto está sendo implementando nas escolas públicas com o intuito é aproximar o jovem cidadão da Policia Civil do Piauí, promovendo a interação destes através de palestras de prevenção, com a finalidade de combater à criminalidade e diminuir a violência no ambiente escolar.

No município de Massapê, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a caravana do ‘Papo com a PC’ desembarcou na Escola Manoel Joaquim de Carvalho, situada no povoado São Francisco, distante cerca 24 km da sede, onde estudam mais de 200 alunos.

A palestra foi ministrada pelo delegado Jetan Pinheiro, que atua na capital, Teresina. Em sua fala, o delegado explanou sobre a atuação e o funcionamento das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária e Ferroviária Federal.

Explanou, ainda, sobre diferentes temas desde o tráfico e o uso drogas e armas, crimes de trânsito e crimes contra raça e gênero. As temáticas foram abordadas com os alunos e professores da escola de forma bem leve e descontraída. Jetan citou exemplos cotidianos vivenciados durante os vinte anos de carreira policial.

Dentre outros, foram enfatizados o bullying e o cyberbullying, algo que está presente no meio estudantil e traz muitos malefícios. “Estudos apontam que grande parte dos casos de depressão está ligado a bullying na adolescência, e como nós estamos em setembro, mês de combate e prevenção suicídio, nós estamos abordando essa temática, pois muitos casos de suicídio começam com o bullying.”, disse, alertando que, embora o bullying não esteja tipificado no Código Penal como crime, pode ser materializado como ameaça, calúnia, injúria, difamação, perturbação da tranquilidade.

Publicidade

O delegado destacou a importância de intervenções nas escolas, como o projeto “Papo com a PC”. “Essa questão da educação é de fundamental importância. Se a gente prevenir aqui, na raiz, não vai sobrar muito para a gente prender no futuro. O município está de parabéns por abrir as portas para o projeto. Espero voltar a Massapê e levar o projeto para mais escolas.”, disse.

Leonel Lopes, secretário de Educação, viu como importante a realização do projeto na Escola Manoel Joaquim de Carvalho, onde, segundo ele, há registros de violência escolar, de alunos que não respeitam professores e a direção. “Diante dessa situação, nós optamos por trazer o projeto para dentro dessa escola para orientar e sensibilizar os alunos que o melhor caminho é a educação, e não o mundo do crime.”, disse.

O gestor da Educação municipal agradeceu a assistente social Fracimélia Feitosa, que tem suas origens na região do povoado São Francisco e intermediou o contato com o Projeto, e ao delegado Jetan pela disponibilidade de sair de Teresina e ir ao interior do município par levar as informações tão importantes. Após a palestra, Leonel informou que a intenção agora é levar o projeto para a sede e convidar não somente os alunos, mas toda a comunidade para participar.

Também estiveram presentes a supervisora da Rede Pública Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, a diretora da escola da escola estadual Rafael Manoel da Costa, Idê Xavier, a assistente social Francimélia Feitosa, o diretor da escola Manoel Joaquim de Carvalho, Joaquim Lopes, a coordenadora escolar ; do projeto, Elton John, representando da Secretaria Estadual de Educação, o professor Landim Neto e o agente da Polícia Civil, Luzanildo Frazão; além de alunos da Rede Estadual de Ensino.

  

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS