Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Em clima de São João, culminância do Projeto Viva o Semiárido é realizada em escola do povoado São Francisco

Publicado

em

A escola da rede municipal de ensino Manoel Joaquim de Carvalho, localizada no povoado São Francisco, zona rural de Massapê do Piauí desenvolveu o Projeto Viva o Semiárido, onde promoveu diversas atividades voltadas a educação do campo.

Dentro do tema,  “Educando para uma alimentação saudável”,  foi trabalhado com os educandos, através  do cultivo de hortaliças, essa temática,  desconstruindo o esteriótipo historicamente construído, de que no seminário não é possível produzir.

A atividade  oportunizou  aos estudantes, a realização de práticas relacionadas aos conhecimentos cotidianos, adquirindo hábitos que possam contemplar melhor os princípios associados ao dia-a-dia do aluno, bem como, desconstruir a imagem de negação acerca do semiárido, pensando numa visão de perspectiva e possibilidades, relacionadas a agricultura familiar, resgatando e valorizando os hábitos alimentares tradicionais.

O projeto teve como objetivos, desenvolver práticas educativas através da produção e cultivo de hortaliças agroecológicas, sensibilizar para hábitos alimentares saudáveis, estimular a comunidade escolar para o contato direto com a terra, na preparação do solo para a produção de hortaliças, e promover conhecimento sobre uma alimentação saudável, experimentada na própria cozinha e na merenda escolar.

Dentre as ações realizadas, destaque para o plantio de uma horta, construída no pátio da escola, na qual, os produtos já estão sendo utilizados na merenda escolar. E também para a produção de uma maquete feita pelo aluno Francisco Emanoel, onde retratou uma casa típica do semiárido piauiense, mostrando adjetivos de  que é possível sobreviver e bem no campo.

Publicidade

A Culminância do projeto, aconteceu em clima de São João,  na noite de sexta-feira, 06, na referida escola, quando  foi apresentado e exposto pelos alunos todo que foi realizado durante o projeto, onde os professores e educandos mostraram as potencialidades do semiárido.

Na abertura, o secretário de Educação,  Leonel Lopes, saudou a todos, parabenizou a escola pelo excelente trabalho realizado e os alunos por todo empenho. “É possível ver o engajamento de todos no projeto, podendo assim contextualizar a teoria com prática, onde quero frisar ainda a participação dos pais, que é muito importante, pois percebemos que a comunidade  está integrada com  a escola, o que  proporcionou o melhor desenvolvimento do trabalho aqui realizado, e que ficou muito bom. Parabéns a todos, pois são com incetivos como este, que fazem uma  educação mais participativa e inclusiva”, disso o gestor da pasta.

O diretor da escola, Joaquim Carvalho, agradeceu a toda a equipe da escola pela realização do Projeto Viva o Semiárido. ” O empenho de todos foi essencial para a realização do projeto e desse momento e culminância das ações, o sentimento é de gratidão e parabéns a todos”, disse.

Também se pronunciaram,  a supervisora de ensino, Zefinha Carvalho, o chefe de gabinete José Erenido, a secretária de Gestão e Planejamento Lucileide Carvalho e a coordenadora Feliciana Carvalho, que enalteceram tudo que foi produzido.

Diversas apresentações foram realizadas. Inicialmente professores da escola, recitaram um cordel,  houve apresentação  sobre a importância da chuva para as plantinhas, poesia, coreografia musical,  a dança do cadeeiro e  do forró, apresentação das atividades desenvolvidas no projeto em vídeo, e das quadrilhas ‘Flor de Mandacaru e  Arrasta Pé.

Foram expostos amostras de artesanato, uma variedade comidas típicas, experimento sobre erosão do solo, demonstração de solos predominantes  da  região, entre outros.

Publicidade

O evento finalizou com a entrega de premiação da Prova Massapê e do concurso de leitura. Foram premiados os três primeiros colocados, o segundo e terceiro lugar ganharam presentes e medalhas e os primeiros colocados, foram presenteados com  um dia de lazer no Tibungo Park, localizado na cidade de Francisco Macedo.

 

 

Veja fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS