Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Em Jornada Pedagógica, Educação apresenta dados de 2018 e discute melhorias e desafios para 2019

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica 2019. Ao todo, a partir da temática central – “Renovando os saberes e superando os desafios com novas ideias para as práticas pedagógicas” – serão 11 dias de formações com todos os servidores que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino.

Na noite desta terça-feira, 12, na Câmara Municipal, teve início a formação para os professores e gestores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O evento foi aberto com uma cerimônia com as presenças do prefeito Chico Carvalho, do secretário de Educação, Leonel Lopes, da supervisora Josefa Carvalho, secretários, formadores, outras autoridades e dos professores.

Na ocasião, foram apresentados os dados do ano letivo 2018, inicialmente, com base na Prova Massapê 2018, que foi aplicada em novembro do ano passado para mais de 250 alunos do 4º e 8º ano. A avaliação, que utilizou metodologia similar a da Prova SAEB, é um mecanismo de diagnóstico da qualidade do ensino e aprendizagem na Rede Municipal e, além disso, um instrumento de gestão.

A sistematização dos dados da Prova Massapê foi apresentada pelos professores Junior Coutinho e Nilda Teles, de forma detalhada, dividido por escalas de proficiência em termos percentuais e qualitativos por escola, por ano e nominalmente, mostrando quem são os alunos que se destacaram e os que estão com baixo rendimento. No 4º ano, no geral, 33% dos alunos ficaram na escala Abaixo do Básico, 25% no Básico, 33% no Suficiente e 9% no Avançado. No 8º ano, 47% ficaram Abaixo do Básico, 35% no Básico e 18% no Suficiente, não atingindo o percentual no Avançado.

“Na prova a gente identificou quais as habilidades os alunos conseguiram desenvolver durante o ano e quais eles não conseguiram. Então, nosso trabalho começa a partir das habilidades que não foram bem desenvolvidas. Massapê vai começar o ano letivo tendo em mãos esse resultado, e a partir dele, poderá desenvolver estratégias para combater os pontos negativos que foram identificados”, disse o professor mestre, Junior Coutinho.

Publicidade

Em seguida, o secretário de Educação, Leonel Lopes, apresentou os resultados do ano letivo 2018. Segundo o gestor, 82% dos alunos foram aprovados, 9% reprovados, 5% foram transferidos ao longo do ano e 4% desistiram.

Leonel também explanou sobre os desafios e projetos para 2019: a Base Nacional Curricular Comum; a implantação da primeira escola em tempo integral, a Escola Municipal Adriano Antônio Rodrigues, situada na comunidade Gangorrinha; o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; o Projeto da Educação Infantil “Viajando na magia dos contos de fada”; a Escola de Jovens e Adultos; e a Olimpíada Brasileira de Matemática.

O prefeito do município fez um longo pronunciamento onde avaliou a atual situação da educação e pontuou o compromisso da gestão em trabalhar pela melhoria do setor. “A gente tem avançado na Educação, são muitos os investimentos, mas está longe do ideal, do que desejamos.”, disse, fazendo referência aos números da Prova Massapê e do IDEB.

Chico Carvalho, que também é professor, disse que a gestão está sendo elaborado um plano de melhorias para a educação. A parte pedagógica já está pronta e a de infraestrutura a gente está terminando de definir algumas melhorias para as nossas escolas.”, disse, salientando que alguns pontos, inclusive, já foram implementados, como a mudança no sistema de avaliação com a adoção de um novo modelo de prova, a criação da Prova Massapê, o fim das aulas noturnas no povoado São Francisco em 2018, o que também vai acontecer esse ano na Escola João Manoel da Costa, na sede, e o transporte escolar, que em 2019 será realizado com veículos fechados, garantindo mais conforto e segurança para os alunos e mais tranquilidade para os pais. “Não é plano para uma gestão, mas um plano a longo prazo, que deve ser dado continuidade em gestões futuras.”, disse.

Ao finalizar, o gestor pediu o empenho de todos, salientando que uma boa Educação só se faz com a participação ativa da gestão e de toda a comunidade escolar, inclusive, da família. “Temos um quadro de grandes professores, de bons educadores, uma equipe de gestão boa. Conto com vocês professores, que são os principais protagonistas, que vão estar na sala de aula trabalhando diretamente com os nossos alunos. Vamos cada um fazer as nossas obrigações e melhorar a educação, os índices do nosso município.”, pontuou.

Publicidade

A formação para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino continua nesta quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14. Hoje pela manhã acontece a palestra “Introdução da BNCC”, ministrada pelo professor mestrando Antônio Silva. À tarde, o professor mestre, Júnior Coutinho, vai trabalhar a temática será “Atividades estratégicas focadas na Matriz de Referência do SAEB – Matemática”, com professores do 4º ao 9º ano; e a professora especialista Joelma Araújo vai ministrar a formação para os professores do 1º ao 3º ano.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS