Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Escola municipal de Padre Marcos promove II Chá Literário

Publicado

em

“Chá Literário – Doce Sabor da Leitura”. Esse é nome do projeto que tem colaborado para o desenvolvimento educacional dos alunos da Escola Davi Severiano de Carvalho, localizada no povoado Riacho do Padre. Em sua segunda edição, o Chá Literário promoveu uma diversidade de atividades que tem proporcionado um significativo avanço na qualidade do ensino, levando a escola a elevar sua nota no Ideb.

Os resultados positivos, foram apresentados em um evento de culminância do projeto de leitura,  realizado na manhã desta terça-feira, 13, na referida escola. O II Chá Literário contou com a participação dos alunos, professores, diretores, pais de estudantes  e a equipe técnica e gestora da Secretaria de Educação de Padre Marcos.

Na abertura, que iniciou com uma oração, a diretora Lusilene Silva Sousa, disse que o projeto foi desenvolvido durante todo ano letivo. “Foi trabalhando a escrita, leitura, oralidade e os valores, tudo a partir de gêneros textuais,  com objetivo de fazer com que aluno use a leitura em suas práticas sociais, proporcionando a eles um real significado ao ato de ler”, disse ela, que finalizou,  dando as boas vindas a todos.

Durante o evento aconteceram diversas apresentações. A primeira, uma poesia, foi realizada pelos professores. As demais apresentações foram conduzidas pelos estudantes, que demonstraram intimidade e muita desenvoltura com a leitura. Dentre elas, a leitura e dramatização da fábula, ‘a formiguinha e a neve’,  o sarau literário de poesia,  peça teatral ‘o lago dos cisnes’ e a ‘ rosa juvenil’,  apresentação do conto de fada da ‘branca de neve’, uma paródia,  dramatizações   ‘as três maças mágicas’ e o ‘bom samaritano’, além de danças e músicas sobre a temática.

Após as apresentações, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho se pronunciou. Ele teceu elogios ao trabalho realizado pela escola, bem como,  a tudo o que foi apresentado no Chá. “Fiquei  encantado com o que foi apresentado pelos alunos. A dedicação dos professores desta escola, tem feito a diferença, além dos ensinamentos sobre a leitura, escrita, eles cultivam o amor. Percebemos o envolvimento, entrosamento e a união  da equipe nas ações que promovem,  e tudo isso vem dando certo e gerando resultados positivos, a exemplo disso, a  melhoria dos alunos na leitura e escrita  e o  aumento no Ideb. A escola vem desenvolvendo o ensino de uma forma grandiosa, e isso se deve ao empenho da equipe junto aos alunos e as famílias”, destacou  o  gestor.

Em entrevista, a coordenadora da escola, Ana Claudia Alves, disse que além do projeto desenvolver as habilidades e competências relacionadas a leitura, escrita e oralidade, trabalhou, ainda os valores. “O hábito de ler dinamiza o raciocínio, aprimora o vocabulário e facilita a interpretação de textos. E durante uma semana, foram desenvolvidas várias atividades, onde alunos produziram textos, poesias, onde trabalhamos  o amor ao próximo,  quando os  alunos praticaram boas ações”, explicou.

Publicidade

A diretora, Lusilene Silva, comentou sobre a elevação da escola  na nota do Ideb. “É o resultado de  muito empenho, dedicação  amor, e o  principal,  a nossa equipe que é muito unida e sempre coloca Deus a frente de tudo”, frisou a gestora que agradeceu a todos que integram a instituição de ensino e a Secretaria de Educação pelo apoio.

Também  participaram do evento, o diretor, Domingo Alfredo, a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho e as coordenadoras Ana Meire e Maria Lucilene  Dias.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS