Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos comemora 52 anos de emancipação política; veja como foi

Publicado

em

Emancipado no ano de 1964, desmembrado de Jaicós, o município de Padre Marcos completou 52 anos de história neste domingo, 17. A importante data foi comemorada no município com uma vasta programação que envolveu diversos segmentos da sociedade civil.

A programação teve início ainda no sábado, 16, com atividades esportivas e recreativas, como torneio de dama e partidas de vôlei. À noite, a comunidade evangélica participou de um culto em ação de graças no templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
[divider]
GALERIA DE IMAGENS:
– Clique aqui e veja fotos das atividades esportivas e missa!
– Clique aqui e veja fotos da festa!
[divider]
No domingo, a programação teve início logo ao amanhecer, com a alvorada festiva com a banda marcial, que percorreu várias ruas do Centro da cidade. Em seguida, o prefeito Netinho Araújo, o presidente da Câmara, Roberval Lima, e outras autoridades do município, participaram da cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras realizada na sede do Poder Executivo Municipal.

DSC_0121

Bandeiras são hasteadas em frente a Prefeitura Municipal

Competições esportivas e recreativas movimentaram a cidade durante todo o dia. Dentre outras, corridas rústicas masculina e feminina, corrida ciclística e o torneio de sinuca. Outro momento da programação é o tradicional “pau de sebo”, uma competição onde os participantes se aventuram para subir até o topo. O vencedor ganhou um prêmio de 400 reais em dinheiro.

Pau de sebo é uma das atrações da programação

Pau de sebo é uma das atrações da programação

A competição é um dos momento esperados pela população, que se reúne em torno do ‘pau de sebo’ e se diverte a cada tentativa frustrada. Esse ano, os participantes tiveram dificuldade. A competição durou mais de uma hora.

À tarde, no Centro Social Urbano, aconteceram a cerimônia de premiação dos vencedores das competições esportivas nas diversas modalidades. No Estádio Municipal ‘Macedão’ foi realizada uma partida amistosa de futebol amador entre os times de Padre Marcos e Campo Grande do Piauí, cujo placar terminou empatado em 1 a 1.

Publicidade
Prefeito Netinho premia vencedora da corrida rústica feminina

Prefeito Netinho premia vencedora da corrida rústica feminina

À noite, a comunidade católica lotou a Igreja Matriz de Santo Antônio para participar da Missa em ação de graças pelos 52º aniversário do município. A celebração foi presidida pelo padre Wagner Carvalho, pároco local, e contou com presença das autoridades do município.

Padre Wagner preside missa em ação de graças

Padre Wagner preside missa em ação de graças

A exemplo de outros anos, o ponto alto da programação foram os shows em praça pública. Três atrações passaram pelo palco cultural e um grande público lotou a Praça do Abrigo para curtir e assistir aos shows do cantor Everton Torres, da banda Mala 100 Alça e do cantor Lamarck e Akangaia. O evento reuniu a população do próprio município, como também, visitantes de várias cidades da região e até de outros Estados.

Mala 100 Alça se apresenta no aniversário de Padre Marcos

Mala 100 Alça se apresenta no aniversário de Padre Marcos

O prefeito do município, Netinho Araújo, esteve presente acompanhado da primeira dama Silmária Carvalho, que também é secretária municipal de Educação e uma das coordenadoras do evento. “O aniversário de Padre Marcos é uma data muito importante para o nosso município, por isso, todos os anos o governo municipal prepara uma vasta programação para comemorar com a população. Quero só parabenizar o município pelo seu aniversário de 52 anos e agradecer a todos que vieram prestigiar essa grande festa e todos os outros momentos”, disse o prefeito.

Prefeito Netinho e a primeira dama Silmária

Prefeito Netinho e a primeira dama Silmária

O presidente da Câmara Municipal, Roberval Conrado Lima, que prestigiou o evento acompanhado da esposa, a ex-vereadora Emanoela Conrado, também parabenizou o município. “É um evento tradicional em nosso município, uma festividade que a população participa e festeja unida. E nós da Câmara Municipal não só apoiamos, como também participamos de toda a programação. […] Quero aqui parabenizar o município de Padre Marcos pelo seu aniversário e pedir que Deus abençoe a todos nós com muita paz, fraternidade, prosperidade e, principalmente, um bom inverno”.

Vereador Roberval e a esposa Emanoela Conrado

Vereador Roberval e a esposa Emanoela Conrado

O deputado estadual Pablo Santos, um dos principais representantes do município no âmbito estadual, prestigiou por mais um ano o evento. “Nós temos um grande carinho e uma ligação fraterna com Padre Marcos, e hoje, estamos aqui atendendo ao convite do prefeito Netinho e do ex-prefeito Zé Melado. Queria parabenizar ao município e a todas as pessoas que residem nesta terra e dizer que é uma grande satisfação estar novamente ao lado deles prestigiando e participando das comemorações aos 52 anos de emancipação política. Padre Marcos é uma cidade de gente humilde e trabalhadora, que merece o nosso respeito e atenção, e o nosso apoio enquanto deputado estadual”, disse.

Publicidade
Ex-prefeito Zé Melado, deputado Pablo Santos e a professora Martinha

Ex-prefeito Zé Melado, deputado Pablo Santos e a professora Martinha

Outras autoridades do município também prestigiaram a festa, dentre estes, o vice-prefeito Valdinar Silva, os vereadores Juvanir Macedo, Antônio Chiquinho, Assis Macedo, Ana Meire, José Bonifácio e Williams Macedo. Presentes, também, os ex-prefeitos Zé Melado e Raimundo Vieira.

DSC_0124 DSC_0136 DSC_0138 DSC_0166 DSC_0183 DSC_0186 DSC_0200 DSC_0235 DSC_0248 DSC_0267 DSC_0272

DSC_0284 DSC_0343 DSC_0385 DSC_0403 DSC_0410 DSC_0458 DSC_0477 DSC_0480 DSC_0490 DSC_0491 DSC_0501 DSC_0516 DSC_0566 DSC_0576 DSC_0607 DSC_0629 DSC_0678 DSC_0723 DSC_0749 DSC_0756 DSC_0776 DSC_0788

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS