Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí realiza última sessão do ano legislativo de 2018; veja como foi

Publicado

em

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B),  presidiu no sábado, 15,  no plenário da Câmara Municipal de Patos do Piauí, a última sessão ordinária do segundo período legislativo de 2018.  Sem matérias em pauta, a sessão foi marcada por discursos.

A primeira a ocupar a tribuna, foi a vereadora Luzitânia  Dias dos Reis, a Taninha,  que iniciou tecendo comentários contra o  Projeto de Lei aprovado na última sessão, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito  com a Caixa Econômica Federal para pavimentação de ruas da cidade. Ela alegou que o projeto jamais poderia ter sido aprovado sem passar pelas Comissões, afirmando o ato feriu o Regimento da Câmara e Lei Orgânica do município e até a Constituição Federal.

A parlamentar fez críticas à condução da sessão, e  disse  que o  PL chegou a Casa na calada da noite. “Esse Projeto chegou na Casa na calada da noite, realmente, porque só tivemos acesso a ele  quando chegamos aqui. Na calada da noite e depois as portas fechadas, sendo que a sessão  passou dos 15 minutos de tolerância, começando a 11h30min, e se eu tivesse adivinhado, eu teria convidado meus colegas de bancada a se retirar da sessão, porque pedimos no discurso que levasse para as Comissões porque não era certo,  e não fomos ouvidos, e então estou me sentido indignada, pois esse PL pode prejudicar o município por muitos anos[…]”.

Em outro momento, a vereadora cobrou o concerto da estrada que liga o Cajueiro as outras comunidades rurais, que cortou durante as chuvas.  Ela voltou  reivindicar o pagamento dos professores, onde a parlamentar afirmou que os magistérios estão sem receber novembro.  Também comentou sobre décimo, que  não sabe quando sai  e sobre o do mês de dezembro do ano passado, quando disse  que talvez os mesmos não recebam. E por fim ela, falou em nome dos professores, que eles comentaram que caso os pagamentos não estejam efetuados, as aulas não começarão no próximo ano, porque irão trabalhar[…].

O vereador Adalberto José Lopes (PSB), iniciou seu discurso agradecendo. “Hoje pra mim, é um dia de alegria  e quero gradecer a Deus, pois poderia não estar aqui nesse momento, mas o Senhor é superior. E dizer que estamos finalizando o segundo período legislativo desta Casa de 2018, um ano muito  proveitoso, onde aprovamos muitos projetos, que veio a beneficiar o nosso município”, frisou.

Publicidade

O vereador falou das perspetivas para o próximo ano. “Espero que quando retornamos os trabalhos  em 2019, tenhamos um País mais equilibrado e que possamos  voltar a esta Casa, com mais dedicação para trabalharmos em prol da nossa população”, disse.

Sobre o pagamento dos professores o parlamentar afirmou que mais  vai comentar o  assunto.  “Já foi falado demais, agora esperamos ação, temos muitos assuntos a tratar, não podemos ficar somente  em um problema o tempo todo”, disse que ele, que parabenizou o presidente  Chico Oseas pelo brilhante  trabalho à frente  da presidência. “Conduziu a mesa diretora sem discriminar ninguém e agiu conforme o Regimento Interno desta Casa” ressaltou. Adalberto finalizou  desejando  a todos os munícipes um Feliz Natal e   um próspero Ano Novo.

O Vereador  Wilson Viera (PTB), agradeceu por mais um dia trabalho,  e pelo vereador Adalberto que passou  por um acidente, e não teve nada de grave.[…].

Em outro momento, o parlamentar também comentou sobre a aprovação do projeto na sessão anterior,  fez referência a outros municípios que não aprovaram, se posicionando contra a aprovação do  PL. “Se contarmos os R$ 5 milhões em  240 meses, soma R$ 20 mil  reais e sem contar com o juro, então vai inviabilizar a própria gestão, e outros mandatos, e  ficar o problema para o futuro. E tem outros meios de conseguir essa pavimentação. E acreditO também  que não vai pra frente, porque o artigo 15, da Lei Orgânica é bem clara, é preciso maioria  absoluta para um projeto dessa amplitude, e creio que  se for levando adiante vai ter problemas  para próprio gestor”, disse.

O vereador também comentou sobre o salário do professores. E parabenizou o presidente pela condução dos trabalhos.  Ele manisfestou o desejo de que no  próximo ano retornarem  aos trabalhos com mais vontade, empenho, e com mais recursos para poder  trazer o melhor para a população.

Publicidade

O parlamentar finalizou deixando uma mensagem. “Que nesse Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizades, humildade e sabedoria para todos”, concluiu.

A vereadora Zuleide Costa(PSB),  após cumprimentar a todos,  agradeceu por mais um dia trabalho na Casa,  e  por encerrar mais um ano legislativo de 2018. “Foi um ano bem produtivo, aprovamos muitos projetos importantes”, avaliou ela,  que parabenizou o presidente pela condução do trabalhos a frente da mesa diretora da Câmara.

Por fim a parlamentar, desejou um Feliz Natal e próspero ano novo a todos os munícipes. E concluiu alertando para os perigos de final de ano em relação a festas, álcool e direção, desejando que tudo ocorra em paz.

O vereador Marlon Costa (PRTB), agradeceu por mais um dia de trabalho, e manifestou seu apoio ao discurso da vereadora Taninha. “Foi um discurso brilhante em geral,  e em especial,  ao projeto que foi votado na sessão passada, concordo plenamente com você”, afirmou.   O parlamentar, também parabenizou o presidente da Casa, pelas mudanças e melhorias na Câmara, e pela condução do trabalhos. ”Vou aprovar você com ressalva”, brincou o parlamentar.

Em outro momento, o vereador comentou sobre o sobre os salários dos professores, e parabenizou os educadores por não terem paralisados, para não prejudicarem os alunos. E também cobrou o concerto de estradas que dão acesso as comunidades rurais. Ele falou  sobre a Copa Boqueirão, e também  informou que a obra da escola do Cajueiro está em fase de conclusão, e que no próximo os alunos do ensino médio estudarão em prédio próprio.

Publicidade

Ao finalizar o parlamentar disse  mais um ano legislativo se encerra e que  cada um sempre buscou o melhor e falou sobre seu trabalho. Eu procurei fazer o melhor para o município, temos aqui nossas divergências, mas faz parte. E quero desejar um Feliz Natal e prospero ano para todos patoenses, com muita saúde, paz, alegria e que em 2019 possamos voltar  com mais desempenho, garra, trilhando um caminho na busca de recursos,obras para o município”, concluiu citando as melhorias que trouxe para o município, como calçamento em 2017, a escola do estado em 2018, e citou as projeções para 2019.

Antônio Rufino (PP),  após cumprimentar a todos, disse que conclui o segundo período legislativo, com  a consciência do dever comprido.  “Votamos vários projetos importantes, e espero que 2019 também seja ano produtivo”, disse.

Ele ainda parabenizou o presidente pela condução dos trabalhos e agradeceu pelas chuvas  registradas em Patos.  “Quero pedir a Deus  que ele ilumine e que dê tudo certo com o pagamento dos professores”, finalizou.

O  vereador José Hélio (PDT), fez um longo discurso. Ele iniciou agradecendo a Deus por mais um dia e pelas chuvas registradas no município. E também pela vida do colega de bancada Adalberto, que sofreu um acidente e saiu ileso.

O parlamentar disse que respeita as cobranças dos parlamentares, mas que tem muitas reivindicações que não condiz com a realidade. “Quando o prefeito não  faz falam, e quando faz falam também, então fica difícil, por exemplo, aqui ninguém é contra os professores, sempre defendi e participei de reuniões. Mas vamos ter paciência,  porque todos sabem a situação. Nós estamos correndo atrás do Poder Executivo para tentar resolver essa situação,  a nobre colega, não falou que parcelamento atrasado foi pago”, disse ele que informou que o décimo terceiro dos  professores será efetuado  dia 20.

Publicidade

Sobre o projeto o vereador afirmou que tem outra visão. “Patos tem muitas ruas sem calçamento e não vejo tanto no que onera o município, […].  Será que as pessoas que moram nessas ruas sem nenhuma infraestrutura não vai agradecer?  Então acho muito mimimi, a um projeto dessa importância”, disse ele que ainda ressaltou  que não aceita o jargão de  dizer  que o projeto veio na calada da noite, quando afirmou que o mesmo veio em regime de urgência.

O parlamentar ainda abordou sobre assuntou e disse que é preciso coerência, e que o gestor tem procurando fazer o que pode e que ninguém é perfeito, e não dá para fazer 100%.  Ainda comentou que o projeto  teve rejeição por parte dos vereadores da oposição  por questões políticas.

Ele também teceu comentários sobre estrada que cortou e disse que a mesma foi feita conforme o projeto que não podia ser alterado[..]. O vereador  também parabenizou o presidente pela condução dos trabalhos na Câmara. “Um excelente  presidente e não acho que o Senhor saiu fora o Regimento, sempre fez o que devia ser feito de acordo com as orientações da assessoria jurídica”. Ele finalizou  agradecendo  pelo  término de mais um ano legislativo.[…].

O vereador Francisco Oseias,  agradeceu a Deus por mais um dia de  vida e de trabalho, como também,  pela realização da última sessão. Ele ainda agradeceu a todos os vereadores pela paciência e colaboração e união  durante o período que esteve a frente da Casa.  “Eu acredito que tudo que fazemos devemos pensar no futuro e no bem das pessoas do município, sempre peço pela união, pelo trabalho em parceria, porque assim conseguimos mais benefícios para o município”, frisou.

“Sou grato a todos pela contribuição  e pela  presença da população nas sessões quando ainda defendo que os mesmo continuem participando. Não vou entrar em questões, pois esse é um momento é só de agradecimentos”, disse o presidente.

Publicidade

O parlamentar finalizou comentando  sobre seu trabalho a frente do legislativo. “Minha vontade era de fazer muito mais coisas, mas os recursos são poucos. Mas acredito que os meus sucessores também irão fazer um bom trabalho, e muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou o vereador  desejando  um Feliz Natal e Ano novo a todos, repleto de  paz e saúde.

Após a sessão, o vereador Francisco José da Silva Sobrinho,  promoveu uma confraternização, com um almoço. Estiveram presentes além dos vereadores e seus familiares, e demais funcionários na Casa Legislativa,  o prefeito Agenilson Dias, a primeira dama, Edvânia Pires, a Pretinha, o vice-prefeito, Saulino Reis, o secretário de Finanças, Iranildo Carvalho e o assessor contábil, Manoel Neto.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS