Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Patos do Piauí encerra a Semana do Bebê e lança o programa “Crescer Saudável”

Publicado

em

O município de Patos do Piauí realizou, no perídio de 23 de outubro a 1º de novembro, a Semana do Bebê, uma estratégia proposta pelo UNICEF com foco na garantia e a promoção do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil de crianças de até 6 anos de idade. Esse ano, em sua terceira edição, a Semana do Bebê teve como temática central “Valorizando a Primeira Infância, teremos adultos saudáveis”.

Durante o período, em um trabalho unificado, equipes da Saúde, Educação e Assistência Social desenvolveram diversas ações, desde palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais, em eventos realizados nas escolas e unidades de saúde da sede e do povoado Cajueiro.

Nos encontros foram trabalhados temas importantes, como a gestação, a amamentação, vínculo mamãe e bebê, a importância das vacinas, antropometria, alimentação saudável, cuidados essenciais na primeira infância, saúde bucal, principais medidas de segurança com o bebê, prevenção de acidentes, atividades corporais, lúdicas e a entrega de kits para gestantes.

O encerramento aconteceu no espaço de recreação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com uma manhã de muita diversão com músicas, brincadeiras, danças e coreografias, show de humor e musical. O público alvo foram as crianças.

A animação ficou por conta do grupo “Super Fantástico”, formado por jovens que cursam o Ensino Médio, como também, pela equipe de profissionais do município, liderados pelo fonoaudiólogo Manoel Neto.

Publicidade

Em seguida houve distribuição de lanches e de brinquedos para todas as crianças.

A primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, agradeceu a todos os profissionais das equipes da Saúde, da Assistência Social e da Educação, que se engajaram em realizar a 3ª Semana do Bebê de Patos do Piauí. “Estão todos de parabéns. Foi um trabalho belíssimo, que levou informações e orientações importantes para os cuidados com a saúde das gestantes e crianças nos primeiros anos de vida, que é essencial para garantir seu desenvolvimento integral.”, disse.

Reforçando o compromisso da gestão com a primeira infância e seguindo a mesma linha de cuidados da Semana do Bebê, que pressupõe que hábitos saudáveis na infância resultará em uma vida adulta saudável, foi oficialmente lançado o programa “Crescer Saudável”, uma iniciativa do Ministério da Saúde e que o município de Patos do Piauí aderiu.

Segundo explanou Janete Dias, técnica da Secretaria de Saúde, o programa consiste em um conjunto de ações articuladas a serem implementadas na Rede de Atenção à Saúde com foco na prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

As ações, que serão realizadas pelos profissionais da equipes do PSF e o NASF, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, além do incentivo à prática corporal e de atividade física com crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

O prefeito Agenilson Dias, que é médico de carreira, destacou a importância da Semana do Bebê como uma estratégia de mobilização com o objetivo de chamar mais ainda a atenção da comunidade para os cuidados com os primeiros anos de vida.

Publicidade

“Esse trabalho com as gestantes, mães e com as crianças já é realizado ao longo do ano pelas equipes da Saúde, mas nesse período da Semana do Bebê é intensificado, ganha mais destaque para chamar a atenção de todos para esse cuidado, que é essencial para um desenvolvimento integral e com saúde na infância, adolescência e na fase adulta.”, disse Agenilson, salientando a importância do pré-natal, acompanhado pelo enfermeiro e pelo médico.

O prefeito ainda falou sobre a adesão que fez ao programa “Crescer Saudável”, que chega para implementar as ações da gestão municipal em prol da primeira infância, com foco na obesidade infantil, que já pode ser considerada o problema crônico. “Vamos trabalhar com as famílias os cuidados com a alimentação para que não tenhamos crianças acima do peso, que têm mais chances de se tornarem adultos também obesos, e a obesidade contribui para o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão.”, disse.

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS