Connect with us

Picos

Audiência pública debate Reforma da Previdência em Picos

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), às 09h30, na Câmara Municipal de Picos, um encontro entre vários movimentos sociais, sindicalistas e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado – FETAG – para debater sobre a proposta da Reforma da Previdência.

Mais de 20 municípios estiveram representados durante o evento, que foi proposto em sessão pelos vereadores Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PC do B), que atenderam a uma solicitação dessas diversas entidades que estiveram presentes na audiência.

Para Wellington Dantas, é preciso que os deputados federais se manifestem sobre suas posições e entendam que a reforma da previdência deve ser repudiada por eles.

“A gente atendeu uma solicitação da FETAG e de várias entidades sociais com o objetivo de manifestar nossa opinião sobre a reforma da previdência e transmitir o máximo de informações sobre essa reforma para as pessoas. Sentimos que os deputados do Piauí não têm se manifestado. Que eu me lembre, apenas dois se manifestaram contra, que foram Rejane Dias e Assis Carvalho, ambos do PT. Vamos também fazer um documento para enviar a todos os nossos deputados federais para mostrar que a região de Picos participou desse debate, envolvendo várias entidades. Queremos também que eles entendam que somos totalmente contra essa reforma da previdência”, disse ele.

Citando o chavão “Nenhum direito a menos”, a professora e militante do PT, Oneide Rocha, declarou que o encontro de hoje é uma resposta da sociedade em lutar pelos seus direitos. Segundo ela, a reforma da previdência é um ato necessário, mas deve-se poupar os pobres e cobrar dos ricos, que devem bilhões ao país.

Publicidade

“Considero um encontro da luta pelos direitos. Temos aqui varias entidades representadas, tais como FETAG, OAB, sindicatos, movimentos sociais, câmara de vereadores, administração municipal, reunidos para discutir e repassar conhecimento ao povo, emponderando-o, e sobre o que representa essa reforma da previdência, e o quanto vai prejudicar os trabalhadores rurais e urbanos, as mulheres… Essa reforça ter por único objetivo atender o capital nacional e internacional. É preciso fazer uma reforma da previdência, sim. Mas não nos moldes que eles estão fazendo, onde quem deve bilhões não tem sido atingido, mas a classe trabalhadora é quem paga”, declarou Oneide.

A coordenadora de Habitação do município, Cláudia Mônica, ressalta a seriedade da pauta e afirma que muitos ainda não têm consciência do que se trata a reforma, por isso é preciso que as pessoas busquem aumentar o conhecimento sobre o assunto.

“A reforma da previdência é uma pauta muito séria, principalmente aqui para nossa região, o Nordeste do país, pois é onde se encontra a classe trabalhadora rural, uma das mais prejudicadas no atual texto da reforma. Então o que podemos fazer é nos informarmos para irmos contra o Governo. A maioria das pessoas não tem consciência da gravidade dessa reforma para a classe pobre desse país”, declarou.

O presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Francisco Araújo, o Tico, disse que enquanto não começam a votar a reforma, é função do povo se movimentar para que haja mais benefícios em prol da classe.

“Nós temos que nos movimentar, fazer nossos protestos pacíficos, é claro, enquanto é tempo. Seria um desastre pra nossa classe de trabalhadores rurais se essa reforma passar. Mas não pensamos apenas em nossa classe, pensamos em todos os trabalhadores que vão sofrer as penalidades dessa reforma que, com muita tristeza digo, está sendo apresentada no momento. Eles têm mudado quase todas as semanas, mas a gente nem pode acreditar tanto. Temos que esperar o texto final para poder crer no que eles realmente vão nos lançar. Enquanto isso, vamos lutando, para que mudem o texto e melhorem para a classe trabalhadora”, pontuou.

Publicidade

Esteve presente no evento também o vice-prefeito do município de Vila Nova, Antônio Tiago. Ele parabenizou aos vereadores Wellington Dantas e Antônio Moura pela iniciativa em realizar a audiência para tratar da reforma da previdência.

Antônio Tiago, vice-prefeito de Vila Nova do Piauí

“São muito importantes momentos como este. Quero parabenizar a Câmara de Picos, em nome dos vereadores Wellington Dantas e Antônio Moura , autores do requerimento dessa audiência pública e atendendo solicitações de várias entidades da nossa região. Nesse momento, nosso país devem fazer o mesmo: se mobilizarem para que não passe uma reforma como essa que só venha a prejudicar os trabalhadores”, disse ele.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS