Connect with us

GERAL

Corpo de Bombeiros de Picos já registrou 97 incêndios em 2018

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros de Picos já registrou 97 incêndios em matagais e terrenos baldios entre janeiro e agosto de 2018. Segundo o comandante da unidade, capitão Hamilton, esse número é três vezes maior do que os incêndios contidos no mesmo período de 2017, o que mostra uma grande propensão da população picoense em reincidir no erro, esquecendo-se da tragédia ambiental vivida em 2016, quando as chamas arrasaram a vegetação nativa e chegaram a ameaçar a população.

Embora os incêndios sejam registrados ao longo de todo o ano, o aumento foi verificado a partir de junho. Desde então, já ocorreram uma média de 16 incêndios por mês.

O capitão Hamilton informou que vai pedir ações mais imediatas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, pois eles conseguem conter as chamas, mas a vegetação devastada não se recupera. Outro fator identificado pelos bombeiros, diz respeito a falta de caráter dos responsáveis pelos incêndios. Donos de terrenos estão pagando a terceiros para fazer esse serviço na tentativa de se safar ante uma denúncia, daí a necessidade de fiscalização e punição.

Além do crime ambiental há o grave dano à saúde das pessoas. Como a umidade relativa do ar está baixando com a intensificação do calor, as pessoas sofrerão graves problemas respiratórios em breve. “Daqui a pouco o hospital estará cheio de gente com dificuldade para respirar”, alertou o comandante.

Apenas na tarde da quarta-feira, 29, podiam ser observados quatro focos de incêndio apenas na zona urbana de Picos.

Publicidade

 

 

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS