Connect with us

GERAL

Saúde de Simões desenvolve ações da Campanha Janeiro Branco

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Simões, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está desenvolvendo, pelo segundo ano, a campanha Janeiro Branco, que é voltada para a promoção de Saúde Emocional.

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental e Emocional em máxima evidência no mundo, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.  A campanha está em sua 6ª edição, apresentando o tema “Quem cuida da Mente, cuida da vida”.

Em Simões, os profissionais do CAPS estão realizando palestras rápidas em salas de espera nas unidades do Programa de Saúde da Família. A primeira ação teve início no dia 14 de janeiro, com palestras e dinâmicas na Unidade Raimunda Tereza e no dia 15, aconteceu no PSF Veneza.

No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar (NHWS, na sigla em inglês) da Kantar Health mostram que 34% dos entrevistados declararam sofrerem de alguma condição psiquiátrica*, ainda que apenas 21% deles tenha sido diagnosticado.

A depressão, uma grave condição médica que diminui a capacidade da pessoa de funcionar normalmente, é um dos transtornos psíquicos muito comuns no mundo, afetando mais de 350 milhões de pessoas no mundo todo (dados da OMS) e que acomete 16% da população brasileira – mais do que a taxa de depressão nos EUA (13%), Espanha (9%) e China (quase 6%).

O Brasil também é o país onde as pessoas são diagnosticadas com depressão quando são mais jovens, em média aos 36 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos concentra a maior taxa de depressivos brasileiros, com maior incidência entre as mulheres (68,9%), mesma tendência observada em países como França, Reino Unido e Espanha.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS