Connect with us

GERAL

Em busca de soluções para a crise, prefeito Edilson Brito participa de audiência com bancada federal

Publicado

em

Em busca de soluções para enfrentar a crise que assola os municípios brasileiros, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, participou na manhã desta segunda-feira (23), em Teresina, de uma audiência pública, promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para discutir alternativas e solicitar apoio da bancada federal piauiense para enfrentar a crise econômica na cidade poesia.

De acordo com o gestor vilanovense, o município de Vila Nova, ainda está com os “pés no chão” devido a sua organização e controle administrativo, mas segundo Edilson se continuar as constantes quedas no FPM, o município terá que restringir despesas e isso afetará diretamente a população. “Estamos vivendo uma crise econômica sem precedente, tenho feito de tudo para não atrasar a folha de pagamento e manter os serviços essenciais a população, mas confesso que a situação é caótica, com as queda constante no FPM, e se continuar assim teremos que restringir despesas” disse.

Edilson ressalta ainda que a audiência busca soluções coletivas, com o pedido de auxílio a Bancada Federal Piauiense. “Prefeitos de todo o Brasil se mobilizam para que o presidente Michel Temer autorize o repasse do AFM – Auxílio Financeiro aos Municípios. E para isso, todas as associações estaduais de prefeitos estão reunindo suas bancadas para aderirem e fazerem gestão junto ao presidente Temer”, disse. Entre as pautas, o encontro abordou a adoção de medidas emergenciais para o auxílio e melhoria da gestão pública nos municípios.

Participação da Bancada

O deputado federal, Marcelo Castro, ressaltou a questão da reformulação da Reforma Tributária como meio de ajudar os municípios. “Os municípios são muito importantes para a organização do Estado Brasileiro e só vamos ter um federalismo no dia que tivermos um municipalismo forte. Atualmente vivenciamos um modelo concentrado, onde 60% dos recursos ficam na União, e 18% são destinados aos municípios. Essa verba deveria ser descentralizada e destinada para as bases, para que os municípios possam realizar investimentos em benefício da população”, disse.

Publicidade

 

A audiência contou com a participação de quatro deputados federais, e além de Marcelo Castro, estiveram presentes Assis Carvalho, Paes Landim, Júlio Cesar. No entanto, os gestores aguardavam a presença de um número maior e reclamaram a ausência dos demais parlamentares, visto que no encontro foi discutidos temas com intuito de fortalecer as reivindicações e solucionar de forma efetiva os problemas pelos quais os municípios vêm passando.

Ainda durante o evento foi assinado um ofício, por todos os prefeitos presentes, para se juntar aos dos demais estados do Brasil, que será enviado através da Confederação Nacional de Municípios (CNM) à Presidência da República, solicitando de maneira emergencial o Auxílio Financeiro aos Municípios e também pedindo apoio de todos os deputados federais e senadores do Piauí, para assim sensibilizar a presidência da república quanto às reclamações.

Ascom PMVN/ com informações e fotos da APPM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS