Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Filme sobre Esperança Garcia será exibido nesta sexta (06), na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Vila Nova

Publicado

em

Em alusão ao Dia Estadual da Consciência que é comemorado no dia 06 de setembro, será exibido nesta sexta-feira (06), no Cine + Cultura Flor do Sertão, na cidade de Vila Nova do Piauí, o curta-metragem sobre a história de Esperança Garcia. Dirigido por Carmen Kemoly, o filme “Esperança”, com as atrizes Brena Maria e Joane Vitória, retrata a história da primeira advogada negra no Piauí que viveu na era escravagista ao final da segunda metade do século XVIII.

A exibição do filme nesta data faz parte também da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos e tem como objetivo levantar debates e reflexões sobre a temática, os Direitos Humanos.

Para a professora, Marli Veloso, a exibição na “Cidade Poesia” é um momento ímpar onde será oportunidade tratar sobre o tema e despertar no público a relevância da luta e defesa em prol dos direitos humos.

“Em mais uma etapa da 12° Mostra de Cinema e Direitos Humanos vamos exibir e debater, além do documentário A Espera, uma produção que trata da temática sobre Direitos Humanos porque o curta “Esperança” é vida e direito. No Dia Estadual da Consciência Negra vamos conhecer um pouco mais sobre Esperança Garcia, uma mulher em diáspora que lutou pela liberdade de um povo e tornou-se a primeira advogada do Brasil. Esperança Garcia nos representa. Somos todos Esperança Garcia!”, enfatiza Marli.

Em 06 de setembro de 1770, Esperança Garcia escreveu uma carta para o governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus-tratos que sofria. Uma mulher negra de 19 anos, escravizada, que denunciou por escrito as violências que sofria e testemunhava em uma fazenda localizada há 300 km de onde atualmente situa-se Teresina.

Publicidade

A carta foi considerada por especialistas da advocacia com uma petição. Após 247 anos o Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) concedeu o título simbólico de primeira mulher advogada do Piauí, a pedido da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI.

Na ocasião será exibido também na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos o documentário A Espera. A exibição dos filmes integra a programação de aniversário da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré que completa 18 anos. Ainda nesta sexta-feira terá também a última etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA.

Matéria Relacionada: – VILA NOVA│Biblioteca Patativa do Assaré celebra neste mês o 18º aniversário. Veja programação!


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS