Connect with us

POLÍCIA

Polícia reforça contingente e operações nas cidades polos

Publicado

em

A cúpula de Segurança Pública informou que está reforçando o contingente policial em todo o estado, com o aumento do efetivo, compra de viaturas, equipamentos e armamento. A Polícia atua com planejamento e inteligência para combater o crime. Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, e o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes, estão sendo feitas operações na capital e no interior e reforçando as divisas do Piauí com outros estados.

As ações estão sendo planejadas para dar respostas mais rápidas às ocorrências, com o reforço do contingente nas principais cidades, conforme disseram eles em visita ontem ao Diário do Povo. A atuação é mais intensificada nos 62 municípios piauienses que fazem divisa com os estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Maranhão. O co-mandante da PM-PI disse que 2015 foi um ano difícil para o aparelho de segurança, até porque houve a dissolução de continuidade pela mudança do governo.

“Retomamos a formação dos policiais militares e estamos aumentando a atuação da polícia. Formamos 401 soldados e 45 oficiai. E agora estamos formando mais 342 que estão sendo convocados. E teremos ainda mais 102 policiais civis convocados até fevereiro”, adiantou. O secretário de Segurança complementou que houve reforço ainda no número de viaturas em Teresina e mais cem no interior. E com o reforço nas cidades médias tem mais operações e uma capacidade maior para uma reação mais rápida às ocorrências.

O coronel Carlos Augusto Gomes citou o caso de Hugo Napoleão, no final de semana, quando um assaltante foi morto em confronto com a Polícia durante assalto à agência dos Correios na cidade. “Um contigente de Água Branca foi mobilizado e em 20 minutos estava em Hugo Napoleão”, disse. “Esse poder de reação rápida se deu por termos mais homens, mais viaturas, armamentos e equipamentos. Com isso, estamos conseguindo melhorar a segurança e debelar a atuação das quadrilhas e bandidos”, explicou Fábio Abreu.

Ele afirmou ainda que as polícias Militar e Civil passaram a atuar mais fortemente no tráfico de drogas e no combate ao usuário, que são ações de competência da Polícia Federal, mas a Força Tática tem combatido essa modalidade de crime. Tanto o secretário, quanto o comandante da PM-PI rechaçaram a informação de que Teresina seria a 30ª cidade mais violenta do mundo. Ele explicou que essa contagem é feita por homicídios, mas desconhece esse patamar dado a Teresina, até porque, segundo eles, os dados da Secretaria Nacional de Justiça apontam o contrário.

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS