Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do PI aprova Requerimento e encerra período legislativo

Publicado

em

O vereador Francisco Oséias  PC do B, presidiu, no último sábado (23), a sessão ordinária de encerramento do primeiro semestre legislativo de 2018 na Câmara Municipal de Patos do Piauí.

Na ocasião, foi aprovado um Requerimento, de autoria do presidente da mesa diretora da Casa, Francisco Oséias, solicitando um cronograma com datas de horários para atendimento  técnico da  Empresa de Assistência Técnica  e Extensão Rural-EMATER  no município de Patos do Piauí.

Segundo o autor, o objetivo é atender à necessidade e interesse dos agricultores familiares, melhorando as condições de vida dos mesmos, evitando transtornos.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna para comentar sobre primeiro semestre de trabalho na Câmara, dentre outros assuntos. Eles também manifestaram alegria pela presença dos professores na sessão e os convidaram a participar outras vezes e acompanhar de perto o trabalho do legislativo.

O vereador Adalberto Lopes  (PP), foi o primeiro a se pronunciar.  Ele  fez boa avaliação do semestre. “Estamos concluindo mais um semestre legislativo e tenho consciência que cumprir com meu dever como legislador deste município. Eu assim como meus colegas pudemos contribuir para que melhorias acontecessem em Patos”, disse o parlamentar, que finalizou pedindo saúde, para voltar no segundo período, com mais garra, força de vontade para trabalhar em prol do população.

Publicidade

Luzitânia Dias dos Reis, a Taninha (SD), comentou sua alegria e emoção em ver suas amigas professoras na sessão. A vereadora cobrou a ausência do prefeito da audiência pública, ocorrida antes da sessão legislativa.

Taninha como é conhecida, se posicionou contra uma possível implantação da previdência própria no município. Em outro momento ela parabenizou o líder político Joaquim Neto, que juntamente ao deputado Júlio Cesar,  beneficiou a localidade Umbuzeiro com um trator.

Ao  finalizar,  a parlamentar fez cobranças ao Poder Executivo. “Pedir ao Executivo que volte a cobrar da Agespisa que resolva o problema da caixa de água, e que enquanto isso não acontece, que suspenda as aulas da Creche,  porque é preocupante a situação que se encontra aquela caixa. Também que concertem o poço da comunidade Poço do Boi e faça recuperação das estrada vicinais que faltam”, concluiu.

A vereadora Zuleide Costa (PSB), agradeceu por mais dia de trabalho e pelo encerramento de  mais um período legislativo.” Que agente retorne no próximo semestre com garra, determinação e projetos que venham beneficiar nosso município”, disse.

Por fim, ela ainda citou sobre os projetos aprovados na Casa e agradeceu a presença de todos, e informou que o roço das estradas já iniciaram e comentou também sobre a recuperação de estradas.

Publicidade

O vereador Wilson Vieira (PTB) iniciou cobrando uma posição da Casa Legislativa sobre transmissão da sessão da Câmara pelas redes sociais feita por ele, onde disse, que caso o plenário não aceite que  os discursos sejam transmitidos, ele fará o dele de forma individual. O parlamentar voltou a cobrar o concerto do poço da comunidade Lagoa do Mel  e lamentou Requerimentos não atendidos.

Ele também comentou sobre o sobre projetos conseguidos pelo deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto, quando agradeceu aos deputados pelo apoio e disse que tem mais coisas para vir para o município, ele finalizou agradecendo a presença de todos e convidando a retornarem  em outras sessões.

O vereador Antônio Rufino (PP) foi breve em seu pronunciamento. “Estamos concluindo o primeiro período legislativo de 2018 e aprovamos vários projetos importantes, e que no segundo período legislativo seja tão produtivo quanto este com mais projetos que viabilize melhorias no município”, disse ele,  que ainda informou sobre reunião da operação carro pipa no município.

O vereador Marlon Costa Oliveira (PRTB),   também fez uma avaliação positiva sobre o período legislativo.  “Cumprir o meu papel de vereador buscando melhorias em prol da sociedade,  e a intenção é continuar assim a cobrar, aprovar projetos e desempenhar minha função trabalhando pelos os munícipes”, disse o parlamentar que também  comentou sobre a construção em andamento da escola do estado no povoado Cajueiro.

Em outro momento, o vereador voltou a cobrar o concerto do poço da localidade Lagoa do Mel  e também parabenizou o líder Joaquim  Neto,   por ter conseguido o trator  que vai beneficiar os agricultores da localidade Umbuzeiro.

Publicidade

O vereador José Hélio (PDT),  informou sobre sobre a reividicação dos vereadores em relação ao poço. Segundo ele, foi concertado, mais apresentou outro problema e gestão está providenciando uma solução.

Ele ainda informou que sobre a processo licitatório  de obras para o município. “Foi feita  a licitação para construção da quadra  esportiva da localidade  Bom Jardim, assim como também, o início da obra de piçarramento da referida localidade ao povoado Cajueiro,  além da licitação para calçamento para ruas da cidade”, explicou.

Sobre a previdência  própria, Helinho, disse que existem apenas especulações e muito comentários que não são verdadeiros. “Não há nada de concreto, nenhum documento, e caso venha algum para essa Casa,  será realizado reuniões, debates sobre o assunto e repassaremos ao sindicato. Não somos contra os professores, defendemos e respeitamos a classe”, disse.

Francisco Oseias (PTB) iniciou agradecendo a Deus por um dia de trabalho na Câmara, afirmando que o período legislativo foi muito produtivo desejando que o segundo período  seja ainda melhor. Ele enfatizou a importância do trabalho  em sintonia, afirmando que ninguém trabalha sozinho, e que está sempre aberto  para colaborar com os projetos que viabilizem melhorias para o município.

Ele também repercutiu sobre a previdência própria  e sobre questão colocada pelo vereador Wilson sobre a transmissão da sessão, quando informou que é um assunto que deve ser discutido e decidido  entre todos os parlamentares. Ao finalizar o vereador agradeceu a presença de todos na sessão.

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS