Connect with us

POLÍTICA

Governo confirma que ministro vem implantar Brasil Seguro

Publicado

em

O ministro José Eduardo Cardozo estará ao Piauí, na próxima sexta-feira (17), para implantar no Estado o programa federal de redução da criminalidade chamado Brasil Mais Seguro. Cardozo também participará de solenidade de instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN) na capital. A visita do ministro foi confirmada ontem pelo secretário de Governo, Merlong Solano, que acrescentou que a inclusão do Piauí no programa foi uma reivindicação do governador Wellington Dias (PT).
Além do lançamento do lançamento do Brasil Mais Seguro e da instalação do CICCN, Merlong informou que o governador do Piauí terá uma reunião reservada com o ministro da Justiça para discutir outros convênios. Para o secretário, a visita abre a possibilidade de se receber mais recursos a serem aplicados na segurança pública do Estado.
Por sua vez, Wellington Dias destacou as vantagens de o Estado ter sido incorporado nas ações de segurança do governo federal. “Trata-se de um comitê integrado de segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos Governos Federal e Estadual. O Programa pode contar ainda com a participação do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e dos conselhos comunitários. Com isso, a gente poder vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, reforçou o governador.
O centro integrado funcionará nos mesmos moldes dos que foram construídos nos estados sede de jogos da Copa do Mundo de 2014. O secretário Segurança, Fábio Abreu, afirmou que até o final do ano, o CICCN entrará em funcionamento. “Este projeto foi testado durante a Copa do Mundo. Deu tão certo que agora passa a ser expandido para outros estados e o Piauí deverá ser o primeiro a receber este Centro Integrado. Vamos assinar este convênio com a vinda do ministro (Cardozo) e até o fim do ano espero estar com o CICCN funcionando”, disse o secretário.
Fábio Abreu fez uma visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle de Natal (RN), onde recebeu informações que serão utilizadas no Piauí. O secretário confirma que o CICCN terá câmeras de monitoramento, centralização das urgências (193, 190 e 192), entre outros serviços que podem ser prestados à população.
Além da assinatura de convênios com o Estado do Piauí, Cardozo também irá participar do 4° Encontro de Governadores do Nordeste que acontece em Teresina. Além do ministro da Justiça, confirmaram presença os ministros da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas e da Ciência, Tecnologia e Informação, Aldo Rebelo.

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS