Connect with us

POLÍTICA

Governo recorre a empréstimo do exterior para investimentos em sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais do Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu ontem (21) no Palácio de Karnak com representante do banco alemão KFW, Thomas Wittur, e declarou o interesse do Estado em recorrer a um empréstimo de 70 milhões de euros para investimentos em sistemas autônomos de abastecimento de água em comunidades rurais do Piauí. De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, que também participou do encontro, a ideia é que o Estado invista os recursos no Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar).

Wellington Dias garantiu que o Estado está criando condições para resolver, com maior eficiência, as questões que emperram a captação de investimentos externos. Merlong Solano explicou que é necessário seguir todo um trâmite para que o empréstimo seja realizado.

Além da formalização do pedido, as equipes técnicas do Banco e do Governo do Piauí devem se reunir para formatação do empréstimo, além do Governo buscar autorização junto a Assembleia Legislativa e solucionar questões com o Ministério da Fazenda, o Banco Central e informar o Senado. “Em uma análise otimista, podemos dizer que lá para o final do ano podemos concluir os trâmites do empréstimo”, disse Merlong Solano.

O Governo do Estado recorre a um empréstimo junto a banco internacional devido ao cenário econômico brasileiro, que no momento faz com que bancos nacionais tenham mais cautela na hora de realizar empréstimos. Além disso, o Governo Federal percebe a necessidade de abrir o mercado para captação de recursos externos. “O país está se flexibilizando para receber investimentos externos. Já estive dialogando com representantes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e agora do KFW.”, disse o governador Wellington Dias.

Por: João Magalhães – Jornal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS