Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores aprovam dois projetos e discutem vários temas na tribuna

Publicado

em

Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo do município de Patos do Piauí foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no último sábado, dia 18, presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT).

O primeiro – PL 09/2014, dá nova redação ao Anexo I da Lei 07/2014, que define as diretrizes orçamentárias do município para o exercício de 2015. O segundo projeto aprovado pelo plenário, dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2014/2017, instituído pela Lei 23/2013.

Ambas as matérias obtiveram pareceres favoráveis nas Comissões de Legislação e de Finanças e foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes à sessão.

No segundo expediente, alguns vereadores ocuparam a tribuna da Casa e abordaram diversos temas. O primeiro a se pronunciar foi Francisco Ezequiel (PDT), da base aliada ao Governo Municipal. Em um breve pronunciamento, justificou sua ausência na sessão anterior, destacou a aprovação das matérias e falou da importância do projeto de ampliação e melhorias na iluminação pública da cidade e do povoado Cajueiro.

DSC04394

O vereador Saulino Reis, do PSDB, também justificou sua ausência na última sessão. Em seu pronunciamento, o parlamentar falou da crise financeira que tem afetado os municípios brasileiros, inclusive, Patos do Piauí. “O prefeito tem muita vontade de trabalhar, mas sem dinheiro suficiente, as coisas ficam difíceis”, disse. O vereador falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo diante da prolongada estiagem e, mais uma vez, enalteceu o governo municipal por estar socorrendo as famílias castigadas.

Publicidade

DSC04405

A segurança pública na região do povoado Cajueiro também foi abordada pelo vereador. Saulino explicou que o incidente que resultou no esfaqueamento de uma pessoa no município é resultado de um desentendimento entre famílias. O vereador esclareceu que o carro em que o caso aconteceu realmente é utilizado no transporte alunos, mas no dia do ocorrido transportava feirantes, e não os referidos alunos, como se comentou.

Cornélio Edmundo (PMDB), vereador de oposição, também ocupou a tribuna e justificou a ausência na sessão anterior. Em outro momento, o líder político agradeceu pelo apoio dado aos seus candidatos nas eleições gerais de 5 de outubro. Ele aproveitou a fazer um apelo aos eleitores para que façam uma escolha consciente, optando pelo candidato que seja melhor para a região e para o município. “É uma escolha importante. Analisem bem, vejam os debates, os programas eleitorais e escolham o melhor”, disse, salientando que não fará campanha entre o eleitorado no município para o segundo turno.

DSC04409

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da bancada de oposição, iniciou seu pronunciamento abordando o projeto de iluminação. Ele reivindicou que mais ruas da sede do município sejam acrescentadas e, também, o reinício dos trabalhos do programa Luz para Todos na zona rural de Patos, a exemplo do que tem ocorrido em outros municípios. Outra cobrança do oposicionista foi sobre o andamento das obras de construção do balneário da barragem Poço de Marruá, que segundo ele, apresenta lentidão.

DSC04412

Wilson também abordou a questão da segurança pública. “Os acontecimentos dos últimos dias, tanto na sede, como no interior, tem deixado a população estarrecida, assustada. Estamos cobrando aqui e esperamos que o mesmo seja feito pelo Poder Executivo Municipal, que tem parceria com a Polícia Militar”, disse.

Em aparte, o líder do prefeito na Câmara, Adalberto Lopes (PP), informou que o prefeito Agenilson Dias (PSB) já cobrou da empresa responsável pela obra, mais agilidade no andamento dos trabalhos. Sobre a questão de segurança pública, o líder informou que já tratou do assunto com o prefeito, que assumiu compromisso de cobrar medidas dos órgãos competentes.

Publicidade

DSC04415

Ao final, Wilson agradeceu a toda a população do município que foi às urnas no último dia 5 de outubro e exerceram a cidadania. “E também àqueles que votaram nos nossos candidatos. Wilson Brandão, que foi reeleito deputado, nos ligou no dia seguinte afirmando que ficou satisfeito com a votação obtida em Patos, agradecendo o apoio recebido no município e reafirmando o compromisso de trabalhar pelo nosso município”, disse.

Em seu pronunciamento, o vereador Francisco Ozéias (PTB) manifestou sua preocupação com índice de casos de hanseníase no município. Segundo ele, o número é assustador. O parlamentar reivindicou que fossem feitas ações de combate, sugerindo a capacitação dos agentes comunitários de saúde como multiplicadores de informação. Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre a gestão do sistema local de abastecimento de água do povoado Cajueiro.

O vereador Saulino Reis, em aparte, falou do seu esforço em gerir o abastecimento e garantir o abastecimento da comunidade. Relatou que assumiu a responsabilidade, recorreu ao prefeito para recuperar a bomba e reuniu a população para acordar sobre as taxas de serviço. O parlamentar relatou que acordo coletivo foi cumprido apenas no início e as dívidas se acumularam. Saulino lamentou a falta de contribuição de uma parcela da população e anunciou que irá pagar por conta própria todo o débito acumulado e em seguida deixará a gestão do sistema de abastecimento.

Fracisco Ozéias lamentou o acontecido e defendeu a união das lideranças, gestores e da comunidade para buscar uma solução. O parlamentar também abordou a questão da segurança pública no povoado e reivindicou que medidas sejam tomadas. “Temos um aumento na violência. Não podemos deixar que a população fique, desprotegida, assustada”, disse.

DSC04418

O vereador Luiz Evaristo, do Solidaridade, iniciou convidando a população a participar mais das sessões e também agradeceu pelo apoio da população do município dado aos candidatos por ele apoiados nestas eleições. “Através deles, vamos buscar o melhor para o nosso município”, disse. Sobre a segurança, Luizinho frisou que vem reivindicando medidas há muito tempo. “Hoje eu vejo a segurança muito pouca. Espero que o prefeito faça boas parcerias com o próximo Governo do Estado e reforce a segurança em nosso município”, disse.

Publicidade

DSC04419

O presidente da Casa, José Hélio, o Helinho (PDT), foi o último a se pronunciar. Ele iniciou parabenizando os profissionais da educação pelo ‘Dia do Professor’, fazendo uma breve homenagem à classe. O parlamentar lamentou que uma parcela da população tem apontado os vereadores como responsáveis pela exigência do uso de capacete e outros acessórios de segurança, no município. “Estão atribuído isso aos vereadores, ao prefeito, o que não é verdade”, disse, explicando que essa é uma iniciativa do Ministério Público e da Justiça, como uma medida de segurança. “Nada mais é do que uma lei, uma regra existente, e que agora passou a ser cobrada por eles, e a nós, só resta cumprir. Lei é pra ser obedecida”, disse.

DSC04422

Helinho também agradeceu ao apoio dado pelo povo do município aos candidatos apoiados por ele e pelo grupo do prefeito Agenilson nas eleições gerais deste ano. O vereador também falou da segurança pública. Segundo ele, é um mal que afeta a todo o país, e ao município de Patos. Helinho também defendeu que melhorias devem ser implantadas no setor. “Essa, certamente, será uma das prioridades do prefeito Agenilson no novo governo”, disse.

DSC04369 DSC04377 DSC04379 DSC04382 DSC04386 DSC04388 DSC04399 DSC04400 DSC04425

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS