Connect with us

POLÍTICA

Sueli Rodrigues será a primeira a aparecer no horário eleitoral, veja tempo

Publicado

em

Com 10 segundos, a candidata do PSOL, Sueli Rodrigues será a primeira a aparecer no horário eleitoral gratuito que iniciará no dia 31 de agosto. A ordem de veiculação da propaganda eleitoral foi sorteada no início da tarde desta terça-feira (21) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O sorteio aconteceu na presença dos veículos de comunicação e representantes dos partidos.

O candidato como maior tempo – já era previsto devido a ampla coligação – é o governador Wellington Dias, que tenta à reeleição pelo PT. Dias terá 4 minutos e 35 segundos. Luciano Nunes, do PSDB, terá 1 minuto e 55 segundos para falar com eleitores no rádio e na TV.

O procurador responsável pela propaganda eleitoral, Marco Túlio Caminha, explicou como é feita a divisão do tempo da propaganda.

“É uma previsão da lei eleitoral. 90% do tempo é distribuído entre os partidos com representação na Câmara Federal. Os 10% restantes são divididos igualitariamente entre todos os partidos concorrentes. A lei vigente é essa de levar em consideração essa representação no Congresso”.

O sorteio foi realizado no TRE na presença das emissoras de TV, partidos e coligações. Quatro emissoras de TV foram escolhidas para transmitir a propaganda e quatro emissoras de rádio.

Publicidade

Confira a ordem de veiculação para o cargo de governador:

Sueli Rodrigues (PSOL) – 10”46
Dr. Pessoa (Solidariedade) – 46″91
Elmano Férrer (Podemos ) – 37”80
Luciano Nunes (PSDB) – 1’55”54
Fábio Sérvio (PSL) – 16”54
Valter Alencar (PSC) – 18”56
Wellington Dias (PT) – 4′ 35” 74
Romualdo Seno (DC) – 7” 43
Lourdes Melo (PCO) – 5” 40
Luciane Santos  (PSTU) – 5”40

Atualizada às 11h

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Francisco Paes Landim está reunido neste momento com emissoras de rádio e TV e partidos  para fazer o sorteio da ordem de veiculação da propaganda em rede no horário eleitoral gratuito. A propaganda será veiculado no período de 31 de agosto a 4 de outubro.

O presidente explica sobre a legislação e tira as dúvidas das emissoras. Será divulgado o candidato que iniciará a propaganda. Devido o maior coligação, o governador Wellington Dias (PT) é o que terá mais tempo no rádio e na TV.

Horário eleitoral gratuito

Publicidade

O horário eleitoral gratuito preencherá 50 minutos diários, divididos em dois blocos de 25 minutos, de segunda a sábado, além de 70 minutos em inserções por dia, inclusive aos domingos.

A distribuição do tempo obedece às regras dispostas na Resolução TSE nº 23.551/2017: 90% dos horários reservados serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, e 10% serão distribuídos igualitariamente.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS