Connect with us

Sem categoria

Setor com maior índice de trabalho escravo no Piauí é a exploração da palha de carnaúba

Publicado

em

A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego divulgou que no Piauí foram resgatados mais de 800 trabalhadores em situações análogas ao trabalho escravo. A superintendente Paula Mazulo informou ao Cidadeverde.com que o órgão iniciou fiscalização para combater a exploração. O setor com maior índice de trabalho escravo é a exploração da palha de carnaúba.

Paula Mazulo disse que somente no ano passado, foram resgatados 156 trabalhadores da atividade da palha da carnaúba. Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores estavam condições desumanas e foi feito o resgate.

É uma atividade de verão e teve início agora em julho e vai até novembro. O Piauí é um dos principais produtores de cera de carnaúba, junto com Ceará e Rio Grande do Norte.

“O Piauí está em 4º lugar no ranking do trabalho escravo. A maioria dos municípios piauienses, em todas as regiões, tem a presença de exploração, mas estamos atuando fortemente junto com os Ministérios Público do Trabalho e Federal”.

Paula Mazulo lembrou que tem reduzido o trabalho escravo envolvendo a atividade da soja, mas em todas as propriedades fiscalizadas da palha da carnaúba foram detectadas.

Publicidade

“Estamos vigilante com a presença do trabalho escravo nas atividades econômicas do Estado. A maior concentração ainda está nas atividades de agronegócios. Temos casos de agronegócio da soja e palha de carnaúba”, disse Paula Mazulo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS