Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Estudantes do ‘ASA’ são destaques na redação do Enem; 4 notas 940, 2 notas 840 e 1 nota 800

Publicado

em

A Unidade Escolar Estadual Antônia de Sousa Alencar – ASA, na cidade de Alegrete do Piauí, a 383 km de Teresina, pertencente a 16ª GRE de Fronteiras, comemora os resultados alcançados por seus alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

As notas individuais do Exame foram divulgadas na última sexta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de Alegrete, quatro alunos conquistaram 940 pontos, dois alunos atingiram 840 pontos e uma aluna fechou em 800, a sua pontuação.

Os alunos da cidade alegria destaques são: Ana Karolina de Sousa Alencar; Aparício Rian da Silva; Antônio Souza Araújo Júnior; Pablo Kauan Pereira Dias, todos com nota 940; Custódio Rodrigues de Carvalho e Carlil Xavier Ribeiro Dias, ambos com pontuação de 840 e Raquel Leal Souza com 800 pontos.

O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Os estudantes tiveram acesso a textos de apoio como um trecho do artigo “O que é cinema”, de Jean-Claude Bernardet; um trecho do texto “O filme e a representação do real”, de C.F.Gutfreind.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o aluno Antônio Souza Araújo Júnior, destaca que carrega o orgulho de ser estudante de escola pública e de ter conquistado uma boa pontuação.

Publicidade

“É preciso destacar as minhas abdicações ao longo de todo o ano de 2019 para conseguir tal feito, tendo em vista todas as distrações que passei e momentos de cansaço, mesmo assim eu nunca desisti dos meus sonhos, todo dia buscava melhorar o máximo, sempre treinando redação e fazendo duas redações por semana, chegando até três redações. Ademais, é importante destacar todo o ensino dessa cidade pacata em que vivo, por mais que tenha dificuldades, sempre está junto do aluno, sabemos que ocorrem algumas negligências por parte governamental e também omissões por parte do eixo social (alunos e demais coletividade), mas isso está arraigado em todo o Estado Brasileiro, ou seja, eu sempre fiz diferente apesar de todos esses empecilhos”.

Júnior conta sua trajetória e cita que abdicação e treino foram o carro chefe e que pretende cursar odontologia na UFPE, em Recife.

“Até o final de 2018 eu nunca tive curso particular para me preparar para tal Exame Nacional, sempre fui dedicado ao máximo e estudava um pouco todos os dias. Sempre falava para alguns de meus colegas, não viva o que eles chamam de viver, ou seja, coisas que não vão te agregar em nada nessa nova etapa da vida, as palavras para o resultado de tal nota: abdicação e treino. Você sempre passa por provações e essas palavras são essas provações, eu Antônio Júnior prometi pra mim mesmo que começaria a por em prática essas palavras mágicas no ano de 2018, quando estava cursando o 2° ano do Ensino Médio, comecei a me dedicar, levar a sério os meus sonhos, então fiz o ENEM, tirei 760 na redação, a 240 pontos do tão sonhado 1000, no início de 2019 me apareceu um curso de redação em Araripina- PE, onde tive a satisfação de ter como professor de redação Alexandrino Carvalho. Então é gratidão e parabéns também a meus colegas que conquistaram uma boa pontuação”, disse.

As coordenadoras da Escola, professoras Idaiany Eva Silva Ramos e Alcenir de Sousa Luz comemoraram a conquista.

“Diante desses resultados brilhantes, só temos a agradecer. É muito satisfatório ver os nossos alunos rendendo desse jeito. Sabemos que essa conquista se deve ao esforço e ao mérito deles. Eles são alunos muito dedicados e focados naquilo que querem. Mas também sentimos que essa conquista tem um pouco de cada um que compõe a comunidade escolar: dos pais, que se doam para acompanharem seus filhos na escola; da gestão, que faz de tudo para proporcionar um espaço melhor de aprendizagem, viabilizando momentos de formação e apoiando as ações dos professores; e especialmente destes, pois os professores dedicam muito tempo dentro e fora da escola planejando como preparar melhor esses meninos e meninas pro Enem”.

Publicidade

“Também devemos reconhecer que um resultado desse nível não é alcançado de uma hora para outra, é uma construção, é um plano de estudo de longos anos, por isso, todos os dias de dedicação que eles alunos tiveram e todos os profissionais que por eles passaram, tem uma parcela dessa conquista, especialmente os professores de Português dos 3 anos do Ensino Médio, que é o ciclo diretamente voltado para o gênero dissertativo-argumentativo (a redação)”, pontuaram.

A professora Maria do Socorro, a Corrinha manifestou seu sentimento. “Fico feliz pelos resultados. Enquanto gestão da escola nunca deixamos de acreditar no potencial deles. Eles sempre foram estudiosos e estão colhendo frutos. A escola parabeniza a todos e nos sentimos orgulhosos e representados. A todos envolvidos nesta conquista, desde o professor até as famílias o nosso muito obrigada”, disse.

O supervisor de ensino Manoel José de Sousa, o Manoel de Zé Pedro falou da qualidade do ensino e da dedicação dos alunos.

“É uma alegria imensa obter e comemorar estes resultados brilhantes. Eles estão elevando o nome da nossa cidade. Sei da importância e do trabalho dos professores e de toda equipe. Então é parabéns a todo o núcleo gestor do ASA, aos alunos e ao município que está bem representado por estes adolescentes cheios de sonhos e vida e que provam que é possível sim o sucesso de uma educação pública e de qualidade”, ressaltou.

No total, o Inep diz que corrigiu 3.652.864 provas de redação do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro.

Publicidade

O Portal Cidades Na Net aproveita para parabenizar os alunos e desejar sucesso na jornada, que ora se inicia.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS