Connect with us

Alagoinha do Piauí

Durante reunião em Alegrete, Exército anuncia suspensão da ‘Operação Pipa’ em onze municípios do polo. Veja!

Publicado

em

A ‘Operação Pipa’, que distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca, foi suspensa em onze municípios da região de Picos. A informação foi repassada durante reunião na manhã desta quinta-feira, 26, por representantes do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

Cerca de 120 pipeiros participaram da reunião que aconteceu na COMDEC de Alegrete do Piauí. Os municípios afetados pela decisão são: Alegrete do Piauí, Alagoinha do Piauí, Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Fronteiras, Jaicós, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Pio IX e São Julião.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o sargento Emerson que esteve realizando a reunião com os vários pipeiros de diferentes municípios, fala qual o principal objetivo do encontro e quais são as explicações e decisões tomadas.

“O objetivo foi reincidir o contrato dos motoristas, que queriam trabalhar nos meses de agosto, setembro e outubro, pois não temos previsão de retorno desses municípios para o carro Operação Pipa. Esses municípios já estão suspensos, desde junho. Temos em média 120 pipeiros nos dois pólos e não posso me posicionar sobre as causas da suspensão”, falou o sargento.

O sargento destacou ainda que dos 14 municípios do polo, apenas Marcolândia, Itainópolis e Vila Nova do Piauí, segue normalmente com a ‘operação pipa’.

Publicidade

_Impasse:

A reunião foi bastante tensa. A maioria dos pipeiros presentes, recusaram a assinar o termo de rescisão, alegando que receberam um convocado para os mesmos trabalharem nos meses referidos e que ao chegar na reunião, tiveram a notícia da suspensão.

“Nós investimos nos nosso carros – pipa para estar credenciado à atender a operação pipa e nos convocam para trabalhar e ao chegar na reunião o representante do exército anuncia rescisão de contrato sem nenhuma explicação dos motivos que levaram a decisão, por isso resolvemos não assinar o contrato de rescisão”, disse Robert, que é  de Fronteiras, um dos municípios afetados pela decisão .

O prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho – PT, esteve presente na reunião e questionou ao representante do exército sobre a decisão de suspensão. “O município de Alegrete do Piauí, teve o decreto de emergência reconhecido pela União e o Governo do Estado, e a população necessita do abastecimento de água potável”.

Márcio acionou na própria reunião o assessor do Senador Ciro Nogueira, para ver junto ao Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, o que está ocorrendo. “É necessário solução, pois com a seca que se aproxima já há o desabastecimento”, pontua o gestor.

Publicidade

_Veja mais fotos da reunião:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS