Connect with us

DESTAQUES

Em Vera Mendes, V Festival Junino valoriza a cultura popular e promove entretenimento à população; veja fotos

Publicado

em

No mês de junho, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes promove uma de suas mais belas festas, o Festival Junino, que este ano chegou à sua quinta edição. O evento cultural foi idealizado pelo prefeito Milton da Silva Oliveira, em sua primeira gestão, com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura popular e proporcionar lazer e entretenimento à população.

Desde a sua primeira edição, em 2013, o evento tem registrado crescimento em participação e valorização cultural, se consolidando como um dos principais do interior do Piauí. O Festival Junino atrai, anualmente, um grande número de pessoas, vindas do próprio município, como visitantes de outras cidades da região.

A cada edição, o evento aborda um tema específico. Este ano, o tema central foi “Cordel Junino”, fazendo do Festival mas que uma festa, um conjunto de manifestações que reforçam as tradições do povo de Vera Mendes. O objetivo foi contribuir para o resgate da literatura de Cordel, reconhecendo a importância dessa literatura enquanto patrimônio histórico nordestino, conhecimento e valorização da cultura popular.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO FESTIVAL!

O tema foi apresentado ao público através de desenhos, diversas danças, repente, peças teatrais e poemas, dentre outras.  Além disso, as tradicionais quadrilhas juninas também fizeram suas apresentações no espaço do evento. As apresentações culturais é um dos momentos mais bonitos do Festival, tudo protagonizado por crianças e adolescentes, alunos da rede pública municipal de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Publicidade

Outro atrativo do Festival Junino de Vera Mendes são os shows de forró. Esse ano, três atrações se apresentaram no palco cultural, destaque para o renomado Toca do Vale, que embalou o grande público presente na praça central da cidade ao som do forró, ritmo que predomina nas festas juninas do Nordeste. Também passaram pelo palco Osvando Barros e Gerson Silva.

O Festival se divide em dois dias. A abertura aconteceu na quarta-feira, 14, na Escola Municipal Luís José de Sousa, na comunidade Sítio do Meio, zona rural do município, e encerrou na cidade, na sexta-feira, 16, em praça pública.

Para o prefeito Milton, as expectativas foram superadas. “Por mais um ano nós superamos as nossas expectativas. Nossa missão tem sido essa, fazer um evento melhor a cada ano. Já são cinco anos e o nosso Festival tem se tornado uma tradição. Chegou junho a população já fica ansiosa pela chegada do dia”, disse. O gestor destacou apontou como um dos diferenciais a participação de toda a família. “Essa é uma festa da família. Você pode perceber que temos pessoas de todas as idades, da criança ao idoso. Isso engrandece ainda mais a nossa festa”, pontuou.

Para o prefeito, em apenas cinco anos, o Vera Mendes se consolida como um dos roteiros do interior do Piauí. “Hoje o nosso município se destaca em festival junino no interior do Piauí em valorização da cultura e em participação. Aqui temos pessoas de vários municípios da região”.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, dentre estes, o deputado estadual Pablo Santos, que colaborou com a realização do evento destinando recursos através de uma emenda parlamentar. “Não poderia deixar de visitar o município de Vera Mendes e prestigiar esse grande evento cultural que o prefeito Milton, mesmo diante das dificuldades que o município vem enfrentando, promove com tamanha grandiosidade. Fico feliz em poder contribuir com esse acontecimento, e ainda mais satisfeito em ver a população presente, festejando. Quero agradecer ao prefeito Milton e a primeira dama Gardênia pelo convite e reafirmar que o deputado Pablo Santos é amigo do povo de Vera Mendes”, disse.

Dentre outros, também estiveram presentes o vice-prefeito de Vera Mendes, Valderito Martins, o Caçulinha; os prefeitos Gederlânio Oliveira, o GD, de Jacobina do Piauí; Alcimiro Pinheiro da Costa, o Mirim, de Conceição do Canindé; Dr. Eudes Castelo Branco, de Isaías Coelho; Dr. Paulo Lopes, de Itainópolis; além dos vereadores e secretários municipais de Vera Mendes.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS