Connect with us

DESTAQUES

Padre Espedito Antônio é empossado como novo pároco da Paróquia São Cristóvão em Marcolândia; fotos

Publicado

em

O padre Espedito Antônio foi empossado como novo pároco de São Cristóvão em cerimônia na noite desta segunda-feira, 30 de maio, na cidade de Marcolândia. A Paróquia de São Cristóvão com sede em Marcolândia abrange também o município de Caldeirão Grande do Piauí.

A comunidade celebrou a chegada do novo pároco e acolheu o sacerdote por volta das 18h na entrada da avenida que dá acesso à Igreja Matriz.

Fieis seguem em caminhada durante acolhida do padre Espedito em Marcolândia

O ato sagrado reuniu centenas de pessoas. Entre elas, estiveram presentes o prefeito Dr. Corinto Matos e a primeira-dama, Auxília Matos; o vice-prefeito, Valmir de Juracy e esposa Domitília Alencar, que é secretária de Saúde; o secretário de Administração e Finanças Paulo Pinheiro e esposa Maria da Conceição Andrade que é articuladora do Selo Unicef de Marcolândia, além de outras autoridades, e a comunidade em geral.

Após acolhida, a multidão seguiu em direção ao templo sagrado. Lá o novo pároco recebeu as chaves da igreja, abriu a porta e tocou o sino.

Padre recebe as chaves do templo

O padre Espedito proferiu palavras de agradecimento. Acompanhado do bispo e dos demais padres se dirigiu até a sacristia para receber os livros paroquiais e fazer a paramentação.

A cerimônia teve continuidade com os sacerdotes – padres concelebrantes – coroinhas e ministros que seguiram em direção a seccional formado pelo presidente do ato, precedido pelo comentário inicial proferido por Lucinete Eva de Sousa Carvalho.

O canto de entrada, a saudação inicial e a leitura da provisão canônica foram proferidos pelo padre Antônio Mendes, vigário geral da Diocese de Picos. A provisão está registrada no Livro de Provisões nº 02, folhas 41 (verso).

Publicidade
Vigário Geral da Diocese de Picos, padre Antônio Mendes.

Ao padre Espedito foi apresentado a estola e casula com as quais foi revestido onde proferiu a profissão de fé. Na cerimônia foi proferido o ato penitencial, hino de louvor e a liturgia da palavra do dia.

O pároco recebeu, no ritual, o livro do Santo Evangelho das mãos do bispo Dom Plínio José.

Dom Plínio, durante a homilia, destacou a presença de grande número de fiéis na cerimônia de acolhida do novo pároco de Marcolândia, bem como a caminhada de Jesus com discípulos e incentivou o povo a seguir junto com o padre na caminhada da igreja.

Ao final da homilia, o padre Espedito fez a renovação das promessas sacerdotais onde foi conduzido pelo bispo até a cadeira e depois ao sacrário para receber as chaves. Ele abriu e incensou em breve momento de adoração.

No batistério o pároco recebeu os instrumentos para administração do sacramento do batismo. No confessionário recebeu os instrumentos para ministração do sacramento da penitência.

Padre Espedito fez o juramento de fidelidade ao qual assinou documento para arquivos. No ato fez as preces da comunidade, apresentação das ofertas, recitação da oração eucarística, seguido do rito da comunhão e oração pós-comunhão.

Na ocasião o casal Ceiça e Paulo proferiu palavras de acolhida ao novo pároco e recebeu as bênçãos do sacerdote. Logo depois foi ofertado o canto de parabéns ao aniversariante do dia, padre Fernando Amando.

Paulo e Ceiça acolhendo o padre e recebendo as bênçãos

Padre Espedito em seu pronunciamento agradeceu pela acolhida ao bispo e a comunidade que constitui a Paróquia São Cristóvão. O sacerdote destacou a importância de cada paroquiano na igreja e afirmou continuar o trabalho já desenvolvido.

“Dirijo minha palavra de gratidão, de agradecimentos a Deus, ao nosso bispo pela confiança, incentivo e acolhida, aqui hoje manifestada de uma forma tão bonita. Aos padres da nossa diocese que estão presentes, a todos os agentes de pastorais dos municípios de Caldeirão Grande e Marcolândia, autoridades aqui presentes, aos conselhos comunitários, comunidades eclesiais, bairros, povoados, grupos, pastorais. A paróquia São Cristóvão segue sua missão e cada paroquiano é importante nesse processo de caminhada […] pautada pela missão, comunhão e participação”, destacou o padre.     

Espedito agradeceu ao povo de outras paróquias que estiveram presentes, bem como aos que trabalharam na solenidade de posse. Ele manifestou o desejo de contar com o apoio de todos.

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, esteve presente na cerimônia e deu boas-vindas ao padre Espedito.

Publicidade

“É com grande emoção que a paróquia de São Cristóvão que compreende Marcolândia e Caldeirão Grande, está recebendo o novo pároco, padre Espedito. Desejamos sabedoria e que Deus o conduza para essa nova empreitada. Guie bem para que ele possa ser o nosso pastor no município. Quero agradecer a presença de cada um, onde tem muita gente recebendo, e dizer ao padre que estamos à disposição para comungar junto com ele”, falou o prefeito de Marcolândia.

Padre Espedito teve sua transferência anunciada na noite de Domingo de Páscoa, 17 de abril, em nota divulgada pela Diocese de Picos. Além dele, foram transferidos outros cinco padres, e um diácono para ordenação.


CONTEÚDO RELACIONADO

Bispo anuncia transferências e nomeações de padres na Diocese de Picos


A transferência de um pároco é um processo normal considerando as prescrições do Cânon 1748 do Código de Direito Canônico.

Veja fotos da cerimônia de posse do padre Espedito em Marcolândia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS