Connect with us

DESTAQUES

Piauiense que usa água do esgoto para beber e cozinhar é destaque em reportagem na Record

Publicado

em

No último sábado (30/10), o programa Cidade Alerta, exibido pela Rede Record, apresentou a história da piauiense Dona Lourdes Maria.

Uma mulher de 44 anos, que mora em Teresina, em uma barraca de lona em um matagal, próximo da linha férrea da Capital. Além disso, para sobreviver, Lourdes que depende de doações feitas nos sinais de trânsito, utiliza água do esgoto para poder beber, cozinhar e banhar.

“Eu morava na rua, ficava dormindo na praça, nas avenidas, aí fiz uma casa ‘ali’ tocaram fogo, outra ‘ali’, tocaram fogo de novo. Aí decidi fazer aqui que era cheio de mato. O que mais me incomoda aqui é a fome e o barulho do trem”, conta Lourdes que vive nessa situação com o esposo e a filha que atualmente está internada.

Casa de lona que Lourdes Maria vive há 5 anos. (Foto: Reprodução)

Para garantir o pão de cada dia, Lourdes e sua família que vivem na zona central da cidade, próximo de áreas nobres, saem todos os dias de semáforo em semáforo, para pedir doações de alimentos para sobreviver. Além disso, a família tem que conviver com a incerteza da conquista da refeição diária.

Quando questionada sobre seu maior sonho, Lourdes emocionada, disse de forma enfática que é ter sua filha de volta e um lar digno para viverem juntas.

Sem saneamento, Lourdes utiliza água do esgoto para beber, banhar e cozinhar. (Foto: Reprodução)

Situações como de Lourdes Maria, infelizmente são mais comuns do que imaginamos. De acordo com os dados da ONG Ponte Social que promove ações para superar a extrema pobreza em todo o Brasil, atualmente cerca de 50 milhões de brasileiros vivem em situação de privação, outras 31 milhões em pobreza e mais 13 milhões em extrema pobreza.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Facebook

MAIS ACESSADAS