Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Reforma da Félix Pacheco tem previsão para ser iniciada no dia 28

Publicado

em

Feita pela primeira vez em 1942, a Praça Félix Pacheco, hoje com seus 77 anos, passará novamente por uma reforma. Desta vez, o projeto ousado da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem como proposta deixá-la o mais parecido possível à sua versão original.

A reforma inicia no próximo dia 28 de setembro e tem cerca de 90 dias para ser concluída, segundo informou ao Cidadesnanet o atual secretário de Meio Ambiente, Francisco Armínio. “Sabemos que esse é um projeto que teve seu início ainda na gestão da nossa ex-secretária, Maria Santana, que hoje está como diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas. Esse é um sonho dela que estamos pondo para frente. Creio que seja um sonho de muitos picoenses também, principalmente aqueles que viram essa praça em sua primeira forma lá na década de 40. Nossa proposta é concluirmos essa obra em três meses, iniciando agora no dia 28 e se estendendo a 28 de dezembro, a fim de que seja inaugurada antes do fim do ano. É um presente que queremos dar a Picos”.

A reforma da Praça Félix Pacheco está orçada entre R$ 220.000,00 e R$ 280.000,00 e será executado com fundos do próprio município. Tanto em financeiro quanto em obra. “A gente viu que realizando essas obras com fundos do município o que se economiza é muito grande. Com uma licitação, estaríamos gastando muito mais. Então é um bem que estamos dando aos cofres públicos e ao bolso do nosso cidadão que é quem contribui para isso”, disse Armínio.

Na reforma da Praça Josino Ferreira, um dos maiores motivos de burburinhos foi a retirada de plantas antigas. Na Félix Pacheco algumas das árvores também serão tiradas, contudo, somente as frutíferas e de nim indiano.

“Iremos preservar as árvores nativas e fazer a substituição das frutíferas e de nim indiano, que é uma planta que prejudica as abelhas, por outras nativas e de espécie mais comum em nossa região. Por exemplo, aquela que fica em frente ao Banco do Brasil é nativa. Ela é uma oiticica e permanecerá dentro do projeto. Vamos fazer um trabalho que não perca de vista as arvores nativas, pois vamos rebaixar os canteiros. Inicialmente será feito esse trabalho. Faremos também o reaproveitamento da grama e trocaremos o piso”, relatou o secretário.

Publicidade

Segundo Armínio, a intenção é deixar a praça o mais próximo possível de seu primeiro projeto, em 1942. “A gente sabe que é difícil porque a praça, de lá para cá, passou por grandes transformações e diminuição no seu tamanho. Mas o projeto é deixar o mais próximo possível em sua aparência, com bancos, coreto, iluminação. Porque deixar idêntico infelizmente não tem como, pois geraríamos um impacto muito grande com a questão do trânsito, teríamos que aumentar a praça, tiraria o estacionamento e a gente sabe que sem ele (o estacionamento) hoje ficaria inviável o centro de Picos”.

Cmo inovação, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Juventude, instalará um playground para as crianças e colocará o projeto Conecta Juventude, que é a internet liberada no local.

Sobre os chaveiros, as bancas de revistas e demais camelôs, Armínio declara que apenas os dois primeiros serão recolocados na praça. Os demais, que trabalham ilegalmente, terão que sair.

“Enquanto acontece a reforma, as bancas de revistas e os dois chaveiros deverão funcionar, temporariamente, no estacionamento em frente ao Banco Santander. Enquanto isso, a prefeitura vai produzir boxes padrões para que, quando a obra termine, eles irão funcionar novamente como permissionários. Na última sexta-feira (20) demos o prazo de uma semana para que os demais camelôs saiam do local até o dia 27. Esses, que são irregulares, vão ser direcionados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que ela possa procurar um local adequado para colocá-los, mas o ideal é que seja no Shopping do Povo”, pontuou o secretário.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS