Connect with us

DESTAQUES

Portaria regulamenta acesso de acompanhantes no HRJL em Picos

Publicado

em

Para melhor segurança de pacientes, acompanhantes e funcionários, a direção do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, por meio da portaria 001/2018, regulamenta o acesso para acompanhantes de pacientes do pronto socorro e enfermaria da unidade de saúde.

A decisão foi tomada após uma reunião com os representantes dos setores responsáveis pelo fluxo no Sistema de Pronto Atendimento (SPA), a portaria e a enfermagem.

Segundo relatos dos agentes de portaria, com os protões do pronto socorro abertos muitas pessoas que não estão em busca de atendimento adentram no hospital. O que resulta em insegurança para os pacientes, acompanhantes e servidores do local.

“ Aqui já aconteceu de entrar pessoas armadas para ameaçar pacientes, também roubos de pequenos objetos de pacientes e funcionários”, relatou o coordenador de portaria, James Cruz.

Outro ponto importante que influenciou na tomada de decisão foi o controle de quem é paciente ou acompanhante. De acordo com a coordenadora de enfermagem, o espaço está bastante limitado, pois metade da recepção está fechada em reforma.  “Não pretendemos selecionar quem vai ou não entrar, mas saber de fato quem precisa de assistência. Os profissionais precisam ter uma visão dos pacientes que estão esperando. Recebemos alguns idosos e pacientes mais graves que vêm sozinhos e o enfermeiro ou técnico precisa estar observando estas pessoas, se o espaço estiver cheio, dificulta essa visão”, disse Karla Jéssik.

Publicidade

Nas últimas semanas, o SPA está recebendo uma média de 300 pacientes ao dia e segundo a coordenadora, se cada paciente que vier trouxer um ou dois acompanhantes o espaço vai ficar intransitável.

 A portaria começa a valer a partir desta semana, dessa forma a entrada será limitada a apenas um acompanhante por paciente durante a estadia para consulta, realização de exames e internação.

A decisão não afetou o horário de visitas aos leitos da enfermaria que acontece todos os dias a partir das 14h00.

Fonte: ASCOM HRJL

Edição: Jesika Mayara / Picos40graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS