Connect with us

Alegrete do Piauí

Reunião discute criação de ONG de proteção animal e castração gratuita em Alegrete

Publicado

em

Representantes do Poder Executivo e Legislativo de Alegrete do Piauí estiveram reunidos com membros da sociedade civil na segunda-feira (13) na Câmara de Vereadores, para discutir sobre a castração gratuita de cães e gatos e a criação de uma Organização Não Governamental de Proteção Animal no município.

A iniciativa foi encabeçada pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Júnior Sousa, juntamente com membros da sociedade civil representada pela professora Cleide, Cristiana, Lídia da Boa Vista e Sara que esteve presente representando a Vigilância Sanitária.

Na reunião esteve presente o representante da Eco Patinhas de Picos, Claudino Teles, onde apresentou o projeto para castração e orientou para a criação da ONG em Alegrete.

Dentro da reunião foi apresentado também por Claudino o projeto de coleta seletiva de material reciclável que tem como objetivo auxiliar no custeio do tratamento, compra de ração para animais, entre outras demandas.

O secretário de Agricultura, Júnior Sousa, disse que os próximos passos agora é fazer uma checagem por meio da Secretaria Municipal de Saúde de todos os animais que têm seus tutores para que os mesmos sejam cadastrados, assim como no levantamento constar aqueles animais que não possuem tutores (donos).

Júnior disse ainda que após criada, a ONG entraria com divulgação junto à Prefeitura no tocante a apoios sobre treinamentos, licitações, bem como orientações sobre os cuidados do processo pós-castração dos animais domésticos e os de rua que não têm tutores. Além disso foi destacado a respeito da alimentação dos animais de rua até que sejam encontradas pessoas interessadas em adoção.

Em contato com a redação do Cidadesnanet.com, Júnior faz o apelo à criadores de cães, gatos e ovelhas para que os mesmos ajudem na criação da ONG e a Prefeitura que vai abraçar a causa.

Publicidade

“Toda sociedade alegretense se reúna no geral para que haja um bem comum para todos os animais e para os donos – agricultores em geral. Aqueles que não possuem animais ajude fazendo doações de ração para os animais de rua, assim como a castração das fêmeas para evitar o aumento da população. Que a sociedade abrace mesmo, principalmente aqueles que cuidam e dizem gostar de animais, pois demos o primeiro passo para entender como funciona e deve ser feito. A prefeitura vai fazer o possível, mas as pessoas têm que fazer suas partes. É importante lembrar que criar animais sem os devidos cuidados geram doenças transmissíveis para o homem”, ressaltou Júnior Sousa.

Na reunião estiveram presentes os vereadores Luís Carlos e Caitana, o advogado Dr. Ramos, Claudino Teles (Eco Patinhas), a prefeita Lilian Alencar, as professoras Cristina Cleide e Edna, Cristiana, Sara da Vigilância Sanitária, Lídia da Boa Vista, entre outros.

Facebook

MAIS ACESSADAS