DESTAQUES
Roda de conversa e entrega de kits maternidade abrem a Semana do Bebê em Santo Antônio de Lisboa; fotos

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na gestão do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, iniciou oficialmente nesta segunda-feira (12), a Semana do Bebê.
A Semana do Bebê é uma ação integrada entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância. O principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças com idade de zero até 6 anos, fortalecendo dessa forma cuidados que vão desde o pré-natal.
A primeira ação da Semana do Bebê foi marcada por uma roda de conversa e entrega de kits maternidade para gestantes assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).
A secretária de Finanças, Ana Karla, representou o prefeito Karlão. Na ocasião fez uso da palavra dando boas-vindas onde frisou a importância das atividades que seguem até a próxima sexta-feira, 16 de setembro.
“Relevância porque estamos tratando da primeira infância. É uma preparação para solidificar nosso trabalho em relação às crianças de nosso município. Esse trabalho é muito prazeroso porque estamos diante da Saúde, Assistência Social e Educação. O trabalho ele tem que ser contínuo e coletivo”, pontuou. “Sejam bem-vindos, a semana está muito bem estruturada com palestras muito interessantes”, convidou Ana Karla agradecendo aos profissionais das secretarias e o público-alvo.
Na roda de conversa foi pautada a relação entre bebê e mãe como os primeiros sinais de contato e afeto. Além disso foram colocados alguns dos tipos de sentimentos e emoções por parte de mães de primeira infância ainda no período da gestação.
Representando a Secretaria de Educação, a professora Valênia Almeida, coordenadora pedagógica, destacou durante a roda de conversa, que, o evento é um momento de união.
“É importante que vocês façam o pré-natal”, destacou Valênia ressaltando órgãos de apoio como a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. “Não deixe de trazer ao profissional as dúvidas. Não deixe de fazer o pré-natal”, recomendou.
Valênia fez outro importante alerta em relação ao fator cognitivo. “Ela tem o fator cognitivo aberto. É onde ela aprende mais. 80% do casos que foram analisadas, é onde a criança está aberta a aprender. A responsabilidade enquanto mãe no que fala, ouve, no que faz da vida, a criança vai trazendo para si”, colocou.
Vitória Rodrigues que é psicóloga do Núcleo Ampliando de Saúde da Família (NASF), enfatizou a importância da presença da família na vida dos bebês.
“A mãe é a que vai apresentar a criança às outras pessoas, aos pais, aos irmãos, aos avós”, frisou
A psicóloga Gabriela Silva do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) fez orientações quanto ao planejamento da gravidez e a colaboração do casal nos cuidados da criança. Outra orientação da psicóloga é a presença do pai no pré-natal.

“A gravidez deve ser planejada, tanto pela mãe quanto pelo pai da criança. A mãe às vezes acaba sendo sobrecarregada com as responsabilidades […] o pré-natal do parceiro é tão importante quanto o pré-natal da gestante e o parceiro acompanhar esse processo faz uma diferença enorme”, orienta Gabriela.
Docentes da Secretaria Municipal de Educação, como a professora Lione Sousa, enfatizou que o envolvimento do pai desde quando descobre a gravidez é importantíssimo. “Importante que o pai esteja sempre participando nas decisões, no acompanhamento. Quanto mais unidos melhor”, disse.
Na roda de conversa foi levantada uma reflexão sobre a definição para as mães participantes e o significado da Semana do Bebê. Muitas responderam com palavras como por exemplo: respeito, cuidado, amor, união, afeto, carinho.
Outro ponto importante tratado foi a questão do comportamento dos pais para com os filhos e suas reações. Uma das mães relatou a preocupação em certas palavras ditas na frente dos filhos. Um exemplo disso é ser proferidas palavras de baixo calão, xingamentos, o que a criança pode adotar como prática cotidiana de forma inconsciente.
Presente no evento, a nutricionista do Nasf, Gabriela Cipriano, salientou para a importância do aleitamento materno como principal alimento até o primeiro ano de vida. Além disso citou que mães devem ter cuidados quanto a outros tipos de alimentos. Outra colocação citada por Gabriela foi a mastigação.
A secretária municipal de Assistência Social, Kelvane Leal, também reforçou a orientação sobre mastigação e o trabalho da musculatura.
“Trabalhar a musculatura perioral na fase da primeira infância é muito importante”, orienta Kelvane que também é profissional da Odontologia (ortodontia).
A secretária municipal de Saúde, Marciana Regina, falou sobre o quão importante é a Semana do Bebê.
“É muito importante trazermos esse momento, a semana inteira para as crianças. A primeira infância é um marco na vida das pessoas e enquanto gestão pública temos o dever de cuidar das crianças e proteger. Todos os anos, desde 2018, acontece durante uma semana, dedicada ao bebê. É de grande importância”, falou Marciana.
A enfermeira, Tânia Carvalho, que é coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, agradeceu ao público presente, bem como enalteceu a importância da parceria entre as secretarias e seus atendimentos e o envolvimento do público-alvo.
Na ocasião houve apresentação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues que fizeram uma coreografia coordenada pela professora Valdirene. A escola é dirigida pelo professor Epitácio, tem como diretora adjunta, Raimunda Célia de Macedo, e coordenadora pedagógica Rozimary Lima.
Além do público-alvo, o primeiro dia foi prestigiado por diversos profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação entre outros setores administrativos da gestão municipal.
Na ocasião foi servido coffee break para os participantes.
Fotos
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Piauí deve aumentar safra de caju em 30% este ano
-
GERAL2 semanas atrás
Círculo colorido se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses
-
GERAL2 semanas atrás
Em dez anos, produção de ovos cresce cerca de 90% no Piauí
-
DESTAQUES1 semana atrás
Frasco de desodorante explode e causa incêndio em residência no interior de Jaicós
-
GERAL2 semanas atrás
Vídeo mostra alunos com cachaça durante aula em escola no Piauí
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
Veja quem curtiu o Festival de Cerveja na AABB de Jaicós