Connect with us

DESTAQUES

Roda de conversa e entrega de kits maternidade abrem a Semana do Bebê em Santo Antônio de Lisboa; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na gestão do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, iniciou oficialmente nesta segunda-feira (12), a Semana do Bebê.

A Semana do Bebê é uma ação integrada entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância. O principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças com idade de zero até 6 anos, fortalecendo dessa forma cuidados que vão desde o pré-natal.

A primeira ação da Semana do Bebê foi marcada por uma roda de conversa e entrega de kits maternidade para gestantes assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).

A secretária de Finanças, Ana Karla, representou o prefeito Karlão. Na ocasião fez uso da palavra dando boas-vindas onde frisou a importância das atividades que seguem até a próxima sexta-feira, 16 de setembro.

“Relevância porque estamos tratando da primeira infância. É uma preparação para solidificar nosso trabalho em relação às crianças de nosso município. Esse trabalho é muito prazeroso porque estamos diante da Saúde, Assistência Social e Educação. O trabalho ele tem que ser contínuo e coletivo”, pontuou. “Sejam bem-vindos, a semana está muito bem estruturada com palestras muito interessantes”, convidou Ana Karla agradecendo aos profissionais das secretarias e o público-alvo.

Na roda de conversa foi pautada a relação entre bebê e mãe como os primeiros sinais de contato e afeto. Além disso foram colocados alguns dos tipos de sentimentos e emoções por parte de mães de primeira infância ainda no período da gestação.

Representando a Secretaria de Educação, a professora Valênia Almeida, coordenadora pedagógica, destacou durante a roda de conversa, que, o evento é um momento de união.

“É importante que vocês façam o pré-natal”, destacou Valênia ressaltando órgãos de apoio como a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. “Não deixe de trazer ao profissional as dúvidas. Não deixe de fazer o pré-natal”, recomendou.

Valênia fez outro importante alerta em relação ao fator cognitivo. “Ela tem o fator cognitivo aberto. É onde ela aprende mais. 80% do casos que foram analisadas, é onde a criança está aberta a aprender. A responsabilidade enquanto mãe no que fala, ouve, no que faz da vida, a criança vai trazendo para si”, colocou.

Vitória Rodrigues que é psicóloga do Núcleo Ampliando de Saúde da Família (NASF), enfatizou a importância da presença da família na vida dos bebês.

“A mãe é a que vai apresentar a criança às outras pessoas, aos pais, aos irmãos, aos avós”, frisou

A psicóloga Gabriela Silva do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) fez orientações quanto ao planejamento da gravidez e a colaboração do casal nos cuidados da criança. Outra orientação da psicóloga é a presença do pai no pré-natal.

Publicidade

“A gravidez deve ser planejada, tanto pela mãe quanto pelo pai da criança. A mãe às vezes acaba sendo sobrecarregada com as responsabilidades […] o pré-natal do parceiro é tão importante quanto o pré-natal da gestante e o parceiro acompanhar esse processo faz uma diferença enorme”, orienta Gabriela.

Docentes da Secretaria Municipal de Educação, como a professora Lione Sousa, enfatizou que o envolvimento do pai desde quando descobre a gravidez é importantíssimo. “Importante que o pai esteja sempre participando nas decisões, no acompanhamento. Quanto mais unidos melhor”, disse.

Na roda de conversa foi levantada uma reflexão sobre a definição para as mães participantes e o significado da Semana do Bebê. Muitas responderam com palavras como por exemplo: respeito, cuidado, amor, união, afeto, carinho.

Outro ponto importante tratado foi a questão do comportamento dos pais para com os filhos e suas reações. Uma das mães relatou a preocupação em certas palavras ditas na frente dos filhos. Um exemplo disso é ser proferidas palavras de baixo calão, xingamentos, o que a criança pode adotar como prática cotidiana de forma inconsciente.

Presente no evento, a nutricionista do Nasf, Gabriela Cipriano, salientou para a importância do aleitamento materno como principal alimento até o primeiro ano de vida. Além disso citou que mães devem ter cuidados quanto a outros tipos de alimentos. Outra colocação citada por Gabriela foi a mastigação.

A secretária municipal de Assistência Social, Kelvane Leal, também reforçou a orientação sobre mastigação e o trabalho da musculatura.

“Trabalhar a musculatura perioral na fase da primeira infância é muito importante”, orienta Kelvane que também é profissional da Odontologia (ortodontia).

A secretária municipal de Saúde, Marciana Regina, falou sobre o quão importante é a Semana do Bebê.

“É muito importante trazermos esse momento, a semana inteira para as crianças. A primeira infância é um marco na vida das pessoas e enquanto gestão pública temos o dever de cuidar das crianças e proteger. Todos os anos, desde 2018, acontece durante uma semana, dedicada ao bebê. É de grande importância”, falou Marciana.

A enfermeira, Tânia Carvalho, que é coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, agradeceu ao público presente, bem como enalteceu a importância da parceria entre as secretarias e seus atendimentos e o envolvimento do público-alvo.

Na ocasião houve apresentação de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues que fizeram uma coreografia coordenada pela professora Valdirene. A escola é dirigida pelo professor Epitácio, tem como diretora adjunta, Raimunda Célia de Macedo, e coordenadora pedagógica Rozimary Lima.

Além do público-alvo, o primeiro dia foi prestigiado por diversos profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação entre outros setores administrativos da gestão municipal.

Na ocasião foi servido coffee break para os participantes.

Publicidade

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS