Connect with us

DESTAQUES

SEMAM de Picos entrega praça revitalizada à comunidade picoense

Publicado

em

Aconteceu na noite desta terça-feira (12) a entrega da Praça Manoel Inácio Gomes, a qual faz parte de um projeto de reforma e revitalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos.

A praça, localizada no bairro Canto da Várzea, estava em estado de abandono e deterioração. A secretária da SEMAM, Maria Santana, viu então a necessidade de revitalização do local, a fim de proporcionar aos picoenses daquela região um espaço de lazer aconchegante.

“Nós revitalizamos outras seis praças, mas como foi um trabalho menor, de reparação, não fizemos nenhum ato de entrega. Mas este é um trabalho diferente. Nós praticamente tivemos que reconstruir a praça e vimos então a oportunidade de fazer este ato de entrega para a comunidade. Foram 50 dias de trabalho intenso, considerando o feriado de carnaval. Mas a equipe teve que quebrar todos os canteiros, refazer a garagem, por isso esse tempo todo. Colocamos bancos, recuperamos a fonte, grande parte do piso teve que ser recuperada, assim como toda a fiação elétrica”, detalhou a secretária.

Maria Santana disse ainda que o gasto total foi em torno de R$ 25.000,00. Foi feito um processo de inexigibilidade, que é uma forma de contratação direta na Administração Pública. A secretária destaca ainda a disposição de ajuda por pessoas da rede privada para que o projeto fosse concretizado.

“Hoje conseguimos deixar a praça revitalizada e à disposição da comunidade. É uma área bem residencial, bem família, e as crianças não tinham nem espaço para brincar e agora, como a gente já pode ver, vários pais já trouxeram seus filhos para brincarem”, celebrou a secretária.

Publicidade

As próximas praças a serem revitalizadas são a Dirceu Arco Verde, popularmente conhecida como PCC, e a Praça da Penitenciária Feminina. Paralelo a isso, a SEMAM revitalizará pontos menores, como a praça do bairro Parque de Exposição e a Justino Luz, que é a praça da Catedral.

Maria destaca também que a revitalização da Praça Josino Ferreira – a dos Correios – está em processo de licitação e a Félix Pacheco está em espera, pois “como é um projeto ousado, é preciso que haja recursos oriundos dos nossos gestores maiores, como deputados, senadores e governador”.

O prefeito de Picos celebrou a entrega da praça e disse que a comunidade é merecedora de um espaço de lazer. “Nos alegramos com a reforma dessa praça. A comunidade aqui da Rua Carlos Marcílio já pedia a reforma dessa praça, por isso sabemos que a comunidade é merecedora dessa reforma. A praça é do povo, para fazer o lazer das famílias aqui existentes”, exultou Padre Walmir Lima.

Ele também explanou os próximos passos e anseios da prefeitura, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente. “A gente já vinha com o planejamento de fazer uma reforma em todas as praças. A nossa secretária de Meio Ambiente achou por bem começar pela Manoel Inácio Gomes. Nosso intuito era começar pela Josino Ferreira, mas há coisas que estão além de nossa limitação. Requisitamos a revitalização por duas vezes, já está em licitação e vamos aguardar. Queremos todas elas recuperadas, mas nossa grande conquista será quando revitalizarmos as três maiores praças da cidade que são a Josino Ferreira, a Félix Pacheco e a do Hospital Regional”, declarou o prefeito.

Estiveram presentes os vereadores Wellington Dantas, Creuza Nunes, Afonsinho, Rinaldinho, Renato e Simão Carvalho. Os secretários Dudé Venâncio (Agricultura), Glória Saunders (Assistência Social), Júnior Santos (Saúde), Adonai Venâncio (Esportes), João Paulo Nunes (Administração), Oneide Rocha (Planejamento) e Rodrigo Lima (Juventude).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS