Connect with us

DESTAQUES

Vacinação contra Covid-19 avança e imuniza mais de 100 idosos em Marcolândia; fotos

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra Covid-19 em Marcolândia imunizou nesta quarta-feira, 24 de março, 110 idosos. A vacinação aconteceu em dois pontos estratégicos: na Unidade Escolar Novo Milênio e na Unidade Escolar Valdir Tintiliano da Silva.

Nessa etapa de vacinação foram imunizados com a vacina Coronavac do Instituto Butantan 73 idosos com idades entre 70 e 74 anos; 26 pessoas com idades entre 75 e 79 anos e 10 idosos com idade acima dos 80 anos. Um idoso portador de necessidades especiais com idade superior a 60 anos foi imunizado.

Aos 75 anos, Francisco das Chagas, esteve presente para tomar a vacina contra a Covid. Ele declarou que estava muito feliz porque foi seu presente de aniversário e o melhor presente que ele poderia receber.

“Estava ansioso para tomar a vacina. É muito importante. Estava com muita vontade de tomar a vacina e tenho fé que a gente vai se prevenir”, declarou.

A enfermeira, Natália, que estava  na Unidade Escolar Novo Milênio destaca a importância da vacinação.

“É muito importante para evitar a disseminação do vírus, principalmente nas pessoas idosas que precisam ser imunizadas porque há estudos que comprovam que o vírus em idosos é maios letal”, disse.

Publicidade

Natália faz recomendação voltada para o jovens “Os jovens que saem muito não estão conscientes e não acreditam no vírus. Eles circulam e podem levar para dentro de casa”, alerta a enfermeira.

A enfermeira, Mônica Tavares, que é coordenadora de imunização enfatizou que qualquer idoso que esteja acamado, impossibilitado ou com dificuldade de locomoção há uma equipe volante para a imunização a domicílio.

“Desde janeiro quando começou a vacinação fizemos no público-alvo que são idosos e acamados acima dos 90 anos. Saindo dessa faixa etária recebemos vacinas para aplicar em idosos entre 85 e 89 anos. Esse público estamos terminando porque recebemos a vacina através de cotas e essas remessas são fracionadas […] A medida que são liberadas as cotas a gente vai fazendo a cobertura. Hoje – quarta-feira – começamos em Marcolândia com o público-alvo de 70 a 75 anos e pela primeira vez recebemos um cota maior que foi o percentual de 78%”, destaca.

“Independente da idade sendo acima de 60 anos, seja ele acamado ou domiciliado temos a equipe volante para vacinar a domicílio, visto que o idoso seja impossibilitado ou tenha dificuldade de chegar até o ponto estratégico. Então o município dispõe de equipes volantes e são os agentes comunitários de saúde que fazem esse contato informando às equipes de estratégia de saúde. A gente tem esse cuidado e dependemos do agendamento e marcação do agente de saúde, assim com a lista e o nome dos idosos, a equipe volante vai passando nos domicílios”, esclarece.

“Começamos vacinando na escola Valdir Tintiliano para contemplarmos o público assistido pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família 3 e 4, e, na escola Novo Milênio fizemos com a população da equipe 1. […] Começamos montar a estratégia para a zona rural”, completou anunciando a vacinação para a zona rural.

Publicidade

Mônica alerta para os cuidados que devem ser tomados mesmo a pessoa sendo vacinada com as duas doses. “Mesmo tomando as duas doses da vacina é preciso manter o uso contínuo de máscaras, lavagem das mãos, distanciamento social e evitar aglomeração. Essas orientações são mantidas mesmo que tomem as duas doses […] Eles precisam fazer a parte deles”, completou.

O prefeito Dr. Corinto Matos disse que mesmo com tantas dificuldades por conta da pandemia, ao ver os idosos sendo vacinados sente muita alegria.

“Em meio a tantas dificuldades, esse é um momento muito motivador em presenciarmos essa vacinação e saber que estamos trabalhando dentro da legalidade para deixar nossos idosos mais protegidos contra esse mau tão traiçoeiro. Nossa vacinação segue o Plano Nacional de Imunização”, pontuou o prefeito de Marcolândia.

A secretária de Saúde do município, Domitília Alencar, também comemora o momento de vacinação.

“Estamos lutando dia e noite para proteger nosso povo contra essa mau. Agora graças a Deus mais uma etapa de vacinação contemplando nossos idosos. Graças a Deus, que em meio a tantas turbulências, estamos fazendo com que nossos idosos fiquem mais protegidos, mas mesmo assim os cuidados devem continuar porque a pandemia não acabou e vivemos o período muito delicado na saúde do Brasil”, frisou Domitília Alencar.

Publicidade

Durante o período de vacinação nesta quarta, além dos profissionais de saúde, estiveram presentes: o vice-prefeito Valmir de Juracy e a secretária de Educação e primeira-dama, Auxília Matos.

Veja fotos da vacinação na U. E. Valdir Tintiliano e logo depois na U. E. Novo Milênio

VEJA ABAIXO AS FOTOS DA VACINAÇÃO NA U. E. NOVO MILÊNIO

Veja mais fotos abaixo por HR Fotografias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS