Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça mantém a prisão de 12 pessoas da operação Topique que apura fraudes

Publicado

em

Dos 23 presos da Operação Topique – entre prisões temporárias e preventivas –  12 pessoas suspeitas de fraudar licitações envolvendo transporte escolar permanecem no sistema prisional.  Outras 11 pessoas devem responder o processo em liberdade.

Os suspeitos são investigados por fraudes a licitações, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro em ações envolvendo supostamente o transporte escolar no Piauí e Maranhão.

Com relação às solturas, oito pessoas foram soltas findado o prazo da prisão temporária, que era de 10 dias. Três foram soltas neste final de semana por meio de habeas corpus. A liminar foi concedida pelo juiz federal Saulo José Casali Bahia, relator convocado do gabinete do desembargador federal Olindo Menezes, que analisou os pedidos e autorizou a saída dos suspeitos na noite da última sexta-feira(10).

As solturas por habeas corpus foram da coordenadora do setor de Transportes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Lisiane Lustosa Almendra Neiva e os empresários Luiz Carlos Magno Silva e Francisca Camila de Sousa Pereira foram beneficiados.

Dos 23 mandados de prisões cumpridos pela Polícia Federal, 14 eram preventivos. Das nove temporárias, uma foi convertida em preventiva.

Publicidade

Em contato com a Superintendência da Polícia Federal do Piauí, a assessoria de comunicação informou que a investigação ocorre em sigilo e que não estaria disponível para gravar entrevistas.

Entenda a operação

Ainda na semana passada, a superintendente da Controladoria Geral da União no Piauí, Erika Lobo, explicou que a investigação começou em uma licitação em Campo Maior. A CGU está presente na operação porque os recursos eram do Governo Federal repassado para os municípios.

Erika Lobo explicou como ocorria a fraude: “a investigação verificou a fraude nas licitações para que uma empresa específica ganhasse a licitação. Depois, havia a subcontratação pela empresa, ela contratava terceiros para praticar o serviço, não sendo da empresa, e isso é indevido porque ele tinha que está registrado na empresa ganhadora. 60% do valor era a do serviço prestado, e 40% era superfaturado”.

As empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões pagos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado do Piauí, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor do potencial prejuízo ao erário no período é superior a R$ 119 milhões. Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS