Connect with us

Marcolândia

Marcolândia sediará audiência sobre fechamento das casas de farinha; proposição é de Chico Pitu e deputado Limma

Publicado

em

 

O fechamento das fábricas de farinha no município de Marcolândia, município localizado a cerca de 400 km da capital do Estado, na divisa do Piauí e o Pernambuco e cidades como Simões, Caldeirão Grande e Araripina, vêm afetando diretamente o comercio local, pois é por meio do trabalho realizado nas casas de farinha que geram a renda para sobrevivência de muitas famílias da região.

Nos últimos dias os donos das casas e seus trabalhadores insatisfeitos já realizaram duas manifestações contra com a decisão do Ministério do Trabalho em fechar as fábricas e atearam fogo em pneus ocasionando a interdição da BR-316.


MATÉRIAS RELACIONADAS:

– Trabalhadores colocam fogo em pneus e interditam a BR 316 em Marcolândia; veja vídeos

Publicidade

– Em Marcolândia, manifestantes liberam rodovia e ameaçam novo bloqueio para amanhã (22)

– Revoltados por não cumprimento de prazo do MPT, manifestantes interditam BR-316 na divisa entre PI e PE


O prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo – o Chico Pitú, como é conhecido, preocupado com os produtores e trabalhadores solicitou ao deputado estadual Francisco Limma, uma audiência pública envolvendo vários órgãos competentes para discutir o fechamento das fábricas de farinha no seu município e regiões vizinhas.

O requerimento que solicita a audiência pública foi apresentado em sessão plenária, na manhã da última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPPI e está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, 27 de setembro, em Marcolândia às 09h na Câmara dos Vereadores.

A audiência deve acontecer de forma intermunicipal ou interestadual visando encontrar soluções para todas as cidades que foram afetadas com o fechamento das casas. Na ocasião está prevista a presença os órgãos de fiscalização, os donos das fábricas,  prefeitos das cidades afetadas e ainda deputados estaduais a exemplo do Limma.

Publicidade

O prefeito, Chico Pitú em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade verde, falou sobre a importância dos trabalhos realizados nas casas de farinha para a economia do município e cidades vizinhas.

“As casas de farinhas tem uma grande importância, pois é delas que tiramos a nossa maior renda do nosso município. Temos em torno de 40 fábricas divididas em 28 no Piauí e 12 no Pernambuco e eles trabalham em forma de cadeia, tem o produtor, o transportador, o entregador, o comprador, o fabricante e o vendedor e todos eles sobrevivem dessa atividade junto a nossas cidades vizinhas como Caldeirão Grande, Simões, Salitre, Padre Marcos e Araripina”, explica.

Chico Pitú falou ainda que o fechamento das fábricas são ações feitas pelo Ministério do Trabalho ligado ao Ministério da Economia e relatou como é ocasionado o fechamento das fábricas de farinha.

“Os ministérios chegam e querem que os donos das casas coloquem uma série de equipamentos que não tem padrão ainda do INMETRO, ou seja, eles não têm um setor de engenharia para fiscalizar e determinar o que tem que ser feito. Cada auditor fiscal tem um modo de fiscalizar e acabou fechando várias fabricas o que ocasionou um prejuízo enorme para economia do município”, disse.

O deputado Francisco Limma repercutiu na ALEPI sobre o objetivo do requerimento solicitado por ele que irá acontecer por meio da audiência pública.

Publicidade

“Vamos buscar encontrar um meio que beneficie os dois lados, querendo achar uma solução junto aos órgãos competentes para a reabertura das fábricas de um modo que ninguém saia prejudicado e que os trabalhadores voltem a exercer sua profissão e ganhem o sustento de suas famílias”, relatou.

_Veja vídeo:

 

Da Redação Cidades Na Net, com vídeo e algumas informações do Portal Cidade Verde.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS