Connect with us

Campo Grande do PI

Natural de Campo Grande do Piauí, fruticultor vem se destacando na produção de Banana na região Sul do Maranhão

Publicado

em

Uma reportagem do Programa “Balsas Rural”, veiculada em duas TVs locais de Balsas, município do estado do Maranhão, TV Boa Notícia (17/02) e TV Difusora (18/02), mostrou a crescente produção de Bananas na região sul do Maranhão.

A produção brasileira de Banana é de 7 milhões de toneladas por ano, tornando o pais o quarto maior produtor da fruta no mundo, mas no consumo o país é o líder global. No ano passado a fruta rendeu 14 bilhões de reais, favorecendo cada vez mais municípios do semiárido nordestino, beneficiados por projetos de irrigação.

O fruticultor Elias João de Sousa (Elias de João Negrande), natural de Campo Grande do Piauí, tem se destacado na produção de Banana. Há pouco mais de dois anos o agricultor ampliou sua área de plantação de 6 hectares para 21 hectares e está produzindo 780 toneladas anualmente da fruta na Fazenda Boa Vista, no município de São Raimundo das Mangabeiras, localizada a 50 quilômetros do Centro de Balsas.

O fruticultor administra a plantação de Bananas, com a ajuda da família e de 4 funcionários, onde, atualmente 13 hectares dos 21 plantados, estão em plena produção que vão desde o cultivo e comercialização da fruta, até a produção de mudas que serve tanto para a venda externa, quanto para o plantio de novas áreas na fazenda, assim como, o replantio no bananal.

Elias falou que está aprimorando a plantação a cada dia e que o rendimento da fruta está dentro de suas expectativas. “A gente tá aprimorando, está melhorando pegando mais conhecimento através de outras pessoas que já tem conhecimento com a banana e o rendimento tá dentro do esperado a banana esta produzindo bem”.

Publicidade

Na fazenda é cultivado cinco variedades da fruta, são elas: Banana da terra, Banana Maça, Banana Prata Ken, Banana Prata Fio 18 e Banana Nanicão, conhecida como casca verde, as três ultimas em grande escala comercial, que atende o comércio de dois municípios da região. Ele está colhendo 30 toneladas por hectare a cada seis meses, onde parte dessa produção é vendida para pequenos revendedores no local.

Atualmente a produção semanal na fazenda é 50 caixas de 20 quilos da fruta, Elias disse que esse é o resultado de dois anos de trabalho dos 21 hectares plantados por bananas de três variedades a Nanicão, Prata fio 18 e a Pratinha, e que suas projeções são as melhores possíveis, e que ele quer chegar ao final de 2019 colhendo 40 toneladas por hectare. “A maior produção é da Nanicão, tenho a Fio 18 que é uma prata melhorada, também tenho a prata Ken, que segundo as estatísticas é pra produzir 60 toneladas por hectare, de janeiro a janeiro. Cada cacho de fruta chega a ter 120 bananas”, disse.

Para manter a boa produção os cuidados com o bananal são constantes, para que as plantas cresçam vigorosas e produzam o ano todo é feito a cada 30 dias adubação química com ureia, MAP granulado e cloreto de potássio.

A lida diária de Seu Elias com a plantação é acompanhada de perto pelos filhos e netos, pra quem o fruticultor disse que vai deixar futuramente a plantação, assim como o ensinamento e o gosto pelo trabalho. “Eu tenho seis netos e quatro filhos, então isso aqui eu estou estruturando para deixar uma herança pra eles, pra que eles tomem de conta e darem continuidade com as coisas”, concluiu.

Confira a reportagem na íntegra:

Publicidade

Do CG Notícias | Com informações da Aquarius Publicidades e Produções

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS