Connect with us

Marcolândia

Palestra sobre inteligência emocional e saúde mental marca 2º dia da Jornada Pedagógica de Marcolândia; fotos

Publicado

em

A equipe docente que compõe a Secretaria de Educação de Marcolândia se prepara para iniciar o ano letivo no município com a realização da Jornada Pedagógica 2021.1. Promovido pela Prefeitura juntamente com a Secretaria de Educação, o evento traz como  tema “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo”.

A Jornada Pedagógica teve início nesta terça-feira, 02 de fevereiro, com a formação para motoristas e auxiliares de serviços gerais e prossegue até o dia 05 de fevereiro. Na manhã desta quarta-feira, 03 de fevereiro, a Jornada Pedagógica foi presidida pela coordenadora de ensino, professora Célia Costa. Todos as medidas preventivas foram adotadas durante o evento quanto ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

O evento foi aberto homenageando com o minuto de silêncio a professora Gilda Alves que faleceu no último sábado, 30 de janeiro.

O público-alvo nesta quarta-feira, foi professores, diretores e coordenadores de educação onde participaram de uma palestra presidida pelo professor e psicólogo Moisés Nascimento.

No uso da palavra representado o prefeito Dr. Corinto Matos que está na capital Teresina, o chefe de Gabinete Mateus Matos, desejou a todos um ano letivo cheio de sabedoria.

Publicidade

“Desejo a vocês que Deus dê sabedoria, humildade, paciência para a labuta com os alunos, pois é um ano difícil para todos por conta dessa pandemia  e ao longo do tempo a gente vem se adaptando. Boa sorte e bom trabalho trabalho”, felicitou o chefe de Gabinete.

A secretária de Educação, professora Auxília Matos, também se pronunciou durante a solenidade. “Foi um ano diferente e todos nós, alunos, professores, pais, secretários., diretores, coordenadores, tivemos que permanecer em casa a partir do dia 17 março de 2020. Estamos vivendo essa realidade ainda nos dias de hoje mas já melhorou mais”, relatou.

“Quero deixar um abraço em cada um de vocês. Todos são bem-vindos”, falou homenageando a professora Gilda Alves (in memoriam) e citou também as professoras que faleceram no ano passado Ceiça e Dubrinco (in memoriam) pedindo para todos rezarem o Pai Nosso.

Auxilia chamou atenção para que todos se unam em um único objeto que é a Educação de Marcolândia. “Que não tenhamos bandeiras partidárias. Que nossa bandeira seja a da Educação. Quero aqui dizer que estou disponível para qualquer um e na hora que quiser. Sou professora e quero estar disponível e trabalhar com vocês porque o maior objetivo é trabalhar para os alunos e para nossa Educação “, reforçou a secretária.

Em alusão ao tema do dia, o palestrante Moisés Nascimento que é psicólogo e pedagogo trabalhou com o público-alvo, inicialmente, sobre inteligência emocional e saúde mental ao desenvolver uma dinâmica colocando duas pessoas frente a frente para dizer palavras positivas.

Publicidade

Durante entrevista ele destacou algumas estratégias pedagógicas sobre inteligência emocional para retomar as atividades escolares durante e após a pandemia.

“Aqui vamos trabalhar algumas estratégias de inteligência emocional com educadores, para como lidar com eles mesmo e com os alunos que vão ver agora nessa nessa etapa. A gente vai trabalhar motivação, reprogramação mental e didática, a dinâmica após a pandemia porque muita coisa mudou. A maioria das escolas elas têm um sistema misto, sendo alguns presenciais, outros não presenciais e isso afeta na dinâmica mental, tanto do professor, quanto dos alunos. Então, a gente vai mostrar essa estratégia de reprogramação mental, de motivação e didática para lidarmos com essa situação atual. Existem muitas estratégias que são utilizadas e uma delas é a PNL, que é a programação neurolinguística […] É importante falar também que nesse período é de muita ansiedade onde muitas pessoas que tiveram autoestima baixa, diminuído em relação a incidência da Covid-19”, explicou o psicólogo.

Sobre saúde mental, Moisés que é psicólogo há dez anos e trabalha no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, também na UTI Covid do HRJL, enfatizou a motivação profissional em relação aos educadores e as consequências que são geradas quando estes não estão bem mentalmente.

“Vamos trabalhar esse aspecto também porque o professor desmotivado ele não trabalha bem, ele não flui bem. Então, no sistema educacional que a gente sabe que o professor já é cansado por conta de uma carga horária muito pesada, muito puxada e é importante que ele também se sinta motivado para que possa fluir bem em sala de aula ou na semipresencial, on-line”, declarou.

Dentre outros fatores abordados, Moisés chamou a atenção citando o está acontecendo na atualidade como: Vivemos a ditadura do “Ter que  ser feliz”; O hedonismo – a busca pelo prazer -; a sociedade de consumo, a sociedade do espetáculo e da aparência; a vida condensada nos aparelhos celulares; o esquecimento das nossas emoções; não sabemos mais sentir os sentimentos; você não precisa mais acumular saber porque temos a memória na palma da mão; adoecimento emocional precoce; suicídios.

Outro ponto citado é que “nos tempos atuais assistimos as vastas transformações nos diversos setores da sociedade, transformações políticas, sociais, econômicas e tecnológicas; inversão de valores abrindo diversas possibilidades de intervenção na saúde, o que certamente provoca os mais variados efeitos nos indivíduos”.

Publicidade

A palestra sobre saúde mental foi muito produtiva de acordo com a professora Célia Costa que é coordenadora de Ensino de Marcolândia. “Excelente, dinâmico e muito simpático, pois diante do que vivemos atualmente precisávamos realmente de alguém que nos desse uma injeção de força. Ele realmente mexeu com nossas emoções”, avaliou.

Professora do Ensino Fundamental I, Michele Costa Ribeiro, disse que a palestra é de grande valia pois é necessário que emoções e sentimentos sejam trabalhados afim de melhorar a atuação em sala de aula.

“Na minha opinião, a palestra foi de grande valia pois estamos enfrentando um período atípico em todos os aspectos. É necessário trabalhar as nossas emoções e sentimentos como seres humanos para melhorarmos a nossa atuação na sala de aula com os nossos alunos. O professor Moisés Ferreira, nos transmitiu com muita clareza a importância da auto avaliação e da percepção do nosso próprio valor”, comentou a docente.

O vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juracy, esteve presente e também fez pronunciamento. Saudando todos os professores e representantes do Legislativo como vereador Chaguinha Ramos e Lanja Nobre, o vice-prefeito deu boas-vindas e externou seus pesares aos professores pela morte da professora Gilda.

“A Educação precisa que cada uma desenvolva o trabalho. Marcolândia tem professores talentosos que vem desenvolvendo a educação. Parabéns e bom trabalho para todos”, elogiou o vice-prefeito.

Publicidade

O vereador Chaguinha Ramos também se pronunciou durante o evento.

O segundo dia da Jornada Pedagógica foi abrilhantado pelo grupo de mulheres Cântico de Débora da Igreja Assembleia de Deus.

A primeira formação que aconteceu na Jornada Pedagógica 2021. 1 foi direcionada para motoristas, auxiliares de serviços gerais.

Fotos por Ascom

Theógenes Jacó é motorista da Secretaria Municipal de Educação onde avaliou a formação de maneira positiva.

Secretário de Obras Fernando ao lado do motorista Theógenes Jacó

“Gostei muito. Aprendi bastante e vamos seguir da forma correta no município”, disse o motorista.

Estiveram presentes na solenidade desta quarta-feira, 02 de fevereiro, o vice-prefeito Valmir de Juracy, os secretários: Eduardo Abraão (Esportes), Rafa Som (Cultura), Mateus Matos (Gabinete), Auxília Matos (Educação), Vinicius Meio (Ambiente), Fernando (Cidades e Infraestrutura); os vereadores: Chaguinha Ramos e Lanja Nobre.

Publicidade

Após a formação da mesa de honra foi apresentada a equipe da Secretaria de Educação, assim como também os diretores das escolas do município.

A Rede de Educação do Município de Marcolândia é composta pelas escolas: U.E. Mariano da Silva Neto; U.E. Novo Milênio; Escola Maria Anunciada; U.E. Raimundo Mariano; bem como as Unidades Escolares Avelino de Brito e David Pires – Creche Mãe Preta; U. E. Valdir Titiliano de Sousa e U. E. Cicero Mundinho. Aproximadamente 1.780 alunos estão matriculados no ano letivo de 2021.

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, quinta e sexta-feira, a jornada terá continuidade com o planejamento nas escolas municipais com seus respectivos docentes.

Veja programação em >> Educação de Marcolândia vai realizar Jornada Pedagógica 2021.1

Em Marcolândia, as aulas estão previstas para iniciarem no dia 02 de março.

Publicidade

Veja mais fotos

               MI      

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS