PICOS 128 ANOS | Prefeitura inaugura rede de iluminação pública no bairro Belo Norte
Publicado por: Willians Sousa | Data: 12/12/18

PICOS 128 ANOS | Prefeitura inaugura rede de iluminação pública no bairro Belo Norte

O bairro Belo Norte em Picos, foi contemplado na noite desta terça-feira, 11, com a inauguração da rede de iluminação pública. A entrega de mais um importante beneficio a população da terra do mel, aconteceu em meio as comemorações dos 128 anos de emancipação política do município.

Com extensão de três mil e seiscentos metros, a rede elétrica recebeu aproximadamente cem luminárias na BR-316, trecho em que corta parte da cidade. A obra pensada, concluída e entregue pela administração municipal do prefeito, padre José Walmir de Lima, através da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com o Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP).

De acordo com o gestor do FUMIP, Rômulo Costa, o investimento custou aos cofres do município um montante de R$ 600 mil, valor aplicado pela Cosip (Contribuição para Custeio de Iluminação Pública) cujo tributo está incluso nos encargos mensais da fatura de energia.

“Esse valor aplicado é retirado pela Cosip onde cada usuário de energia elétrica paga um tributo que está incluso mensalmente na fatura de energia” afirmou Rômulo.

O gestor do Fumip destacou a importância do esclarecimento para a população sobre quais investimentos estão sendo aplicados com dinheiro público.

“É importante que a população seja conhecedora de onde está sendo aplicado o dinheiro público. É uma obra que vai beneficiar a todos os transeuntes do trecho que compreende desde o antigo Posto São Miguel até entrada do bairro Bomba” disse o gestor do Fumip.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, Rômulo Costa, acrescentou que existe um projeto de criação do parque de energia solar, cujo objetivo é aumentar a qualidade no fornecimento de energia elétrica e também diminuir despesas com a Cosip.

“Nosso projeto de energia fotovoltaica visa beneficiar ao povo de Picos com energia de qualidade e a redução das despesas com a Cosip. Com a implantação do projeto, a população será contemplada com mais uma obra de administração municipal e terá energia elétrica de qualidade” disse.

Indagado sobre o prazo para a implantação do parque, o gestor do Fumip afirmou que o projeto ainda está sendo desenvolvido e que no segundo semestre de 2019 pretende-se iniciar a obra.

“Estamos na captação de recursos onde estima-se que serão desembolsados cerca de R$ 20 milhões para a criação do parque. Iremos usar parte da quantia com recursos da Cosip para a criação e desenvolvimento de energia de qualidade.  Com a implantação do parque a população ganhará com energia limpa e assim diminuirá onerações pela Contribuição sobre Custeio de Iluminação Pública” afirmou.

Na ocasião estava presente o prefeito municipal, que destacou a importância da obra cujo objetivo é iluminar o trecho da BR-316, no bairro Belo Norte, tendo em vista que o local estava em total escuridão proporcionando a ocorrência de acidentes.

“Essa obra como podemos ver aqui hoje deixa esse trecho totalmente iluminado, facilitando assim visibilidade dos motoristas e demais pessoas que passam aqui todos os dias. É um trecho que dá acesso também a avenida Severo Eulálio, bastante movimentada e, que a partir de agora não teremos mais problemas com falta de luminosidade”destacou o prefeito José Walmir de Lima.

Implantada pela Emenda Constitucional nº39, a Cosip é um tributo que incide em todos os proprietários de imóveis, aos quais, são beneficiados pela iluminação em vias públicas. O tributo está incluso na fatura mensal de energia elétrica de cada consumidor.

_Veja mais fotos:

 

 

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

MP investiga possíveis irregularidades no desmatamento de reserva no Piauí

O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça na cidade de Capitão de Campo, apura de denúncia de desmatamento irregular no município de Cocal de Telha, no Norte

Picos

Hospital de Picos registra recorde de internações em leitos clínicos durante pandemia

O Hospital Regional Justino Luz de Picos informou, através de boletim emitido na noite desta quinta-feira (09), que mais da metade dos leitos clínicos da área Covid estão ocupados. São

Picos

Prefeitura de Picos: sistema do site passará por manutenção nesta quinta-feira (11)

A Prefeitura Municipal de Picos informa que, na próxima quinta-feira (11), os serviços on-line de emissão de notas, bem como de autenticação e credenciamento, serão temporariamente suspensos, em virtude da