Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS 128 ANOS | Prefeitura inaugura rede de iluminação pública no bairro Belo Norte

Publicado

em

O bairro Belo Norte em Picos, foi contemplado na noite desta terça-feira, 11, com a inauguração da rede de iluminação pública. A entrega de mais um importante beneficio a população da terra do mel, aconteceu em meio as comemorações dos 128 anos de emancipação política do município.

Com extensão de três mil e seiscentos metros, a rede elétrica recebeu aproximadamente cem luminárias na BR-316, trecho em que corta parte da cidade. A obra pensada, concluída e entregue pela administração municipal do prefeito, padre José Walmir de Lima, através da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com o Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP).

De acordo com o gestor do FUMIP, Rômulo Costa, o investimento custou aos cofres do município um montante de R$ 600 mil, valor aplicado pela Cosip (Contribuição para Custeio de Iluminação Pública) cujo tributo está incluso nos encargos mensais da fatura de energia.

“Esse valor aplicado é retirado pela Cosip onde cada usuário de energia elétrica paga um tributo que está incluso mensalmente na fatura de energia” afirmou Rômulo.

O gestor do Fumip destacou a importância do esclarecimento para a população sobre quais investimentos estão sendo aplicados com dinheiro público.

Publicidade

“É importante que a população seja conhecedora de onde está sendo aplicado o dinheiro público. É uma obra que vai beneficiar a todos os transeuntes do trecho que compreende desde o antigo Posto São Miguel até entrada do bairro Bomba” disse o gestor do Fumip.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, Rômulo Costa, acrescentou que existe um projeto de criação do parque de energia solar, cujo objetivo é aumentar a qualidade no fornecimento de energia elétrica e também diminuir despesas com a Cosip.

“Nosso projeto de energia fotovoltaica visa beneficiar ao povo de Picos com energia de qualidade e a redução das despesas com a Cosip. Com a implantação do projeto, a população será contemplada com mais uma obra de administração municipal e terá energia elétrica de qualidade” disse.

Indagado sobre o prazo para a implantação do parque, o gestor do Fumip afirmou que o projeto ainda está sendo desenvolvido e que no segundo semestre de 2019 pretende-se iniciar a obra.

“Estamos na captação de recursos onde estima-se que serão desembolsados cerca de R$ 20 milhões para a criação do parque. Iremos usar parte da quantia com recursos da Cosip para a criação e desenvolvimento de energia de qualidade.  Com a implantação do parque a população ganhará com energia limpa e assim diminuirá onerações pela Contribuição sobre Custeio de Iluminação Pública” afirmou.

Publicidade

Na ocasião estava presente o prefeito municipal, que destacou a importância da obra cujo objetivo é iluminar o trecho da BR-316, no bairro Belo Norte, tendo em vista que o local estava em total escuridão proporcionando a ocorrência de acidentes.

“Essa obra como podemos ver aqui hoje deixa esse trecho totalmente iluminado, facilitando assim visibilidade dos motoristas e demais pessoas que passam aqui todos os dias. É um trecho que dá acesso também a avenida Severo Eulálio, bastante movimentada e, que a partir de agora não teremos mais problemas com falta de luminosidade”destacou o prefeito José Walmir de Lima.

Implantada pela Emenda Constitucional nº39, a Cosip é um tributo que incide em todos os proprietários de imóveis, aos quais, são beneficiados pela iluminação em vias públicas. O tributo está incluso na fatura mensal de energia elétrica de cada consumidor.

_Veja mais fotos:

 

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS