Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Seca reduz oferta de água na região de Picos

Publicado

em

Com a chegada do B-R-O-BRÓ, período que compreende os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o consumo de água aumenta em média 30% no território do Estado do Piauí.

Na região semiárida a situação é ainda mais grave em razão da baixa oferta do líquido. Por conta disso, na macrorregião de Picos, a empresa de Águas e Esgotos do Piauí SA (AGESPISA), através da sua gerência regional, está adotando algumas medidas para minimizar os impactos causados pela seca na vida da população.

Os municípios que são abastecidos pelo Sistema Adutor de Piaus são os que precisam de maior atenção, sendo eles São Julião, Fronteiras, Pio IX, Campo Grande e Vila Nova do Piauí.

“Como o reservatório já está no seu limite, o mínimo desde o mês de junho, nós estamos fazendo racionamento de água e também fiscalizando as ligações, manutenção de registros e correções de vazamentos para tentar evitar desperdício e economizar a pouca agua disponível”, pontua Sérgio Alves, gerente regional da autarquia.

A Agência Nacional das Águas (ANA), Secretária Estadual do Meio Ambiente (Semar), prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais e associações comunitárias estão também estão contribuindo com o trabalho de conscientização das famílias afetadas com o racionamento determinado pelo governador Wellington Dias.

Publicidade

Planejar para não faltar

Sérgio Alves explica que no início do ano é realizado um planejamento para os 48 municípios jurisdicionados pela regional. “Tão logo termina o Carnaval, nós já começamos a nos planejar para tentar evitar o máximo possível a falta de água para os usuários”, destaca.

Outro ponto importante da tentativa de contornar a escassez, conforme lembra o gerente, é que além da cidade de Picos, outros municípios da região foram contemplados com perfuração de poços e construção de reservatórios.

Fonte: Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS