Connect with us

Fronteiras

Secretária de Educação e supervisora de ensino de Fronteiras participam do 1º Seminário de Avaliação do SAEB em Teresina

Publicado

em

A secretária de Educação do município de Fronteiras, professora Verônica Ribeiro, acompanhada da supervisora de Ensino, professora Hidelgardia Bezerra, participaram do 1º Seminário do Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB, realizado entre os dias 06 e 07 de maio de 2019, na capital Teresina. O Seminário foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME.

O evento ocorreu na Associação Piauiense de Municípios-APPM, reunindo representantes e profissionais da educação de todos os municípios do estado do Piauí. A programação contou com uma palestra do secretário de Educação de Sobral, no Estado do Ceará, Francisco Herbet Lima que falou sobre os métodos e experiências desenvolvidas e também do secretário Municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, que destacou os principais pontos que levaram a educação de Teresina ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB do país.

Professora Verônica, que também faz parte do Conselho Fiscal da UNDIME no Piauí, avalia sua participação.

“Sinto-me realizada em poder buscar formas de me atualizar, levar novidades, investir em melhores tomadas de decisão e aprimorar a qualidade da educação do meu município. Assim tenho feito, bem como encaminhado outros funcionários para participar de congressos e demais eventos pertinentes”, afirmou.

A professora Cleidimar Tavares, presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais em Educação do Piauí, afirmou que o evento tem como objetivo fortalecer os trabalhos dos dirigentes nos municípios.

Publicidade

“Agora em 2019 é ano de avaliação externa do SAEB onde teremos avaliações de alfabetização e no 5º e 9º ano. Então, tivemos aqui a oportunidade de participar e ouvir aqui as pessoas como professor Herbert, secretário de Educação de Sobral, no Ceará, que nos trouxe experiências que são desenvolvidas lá. Aqui tivemos a presença do secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, que está entre as quatro melhores do Brasil, cujo o melhor IDEB é a região Nordeste”, ressalta.

“Hoje enquanto dirigentes, por meio dos nossos técnicos que estão aqui presentes, podemos perceber como podemos utilizar os resultados nessas avaliações para melhorias da qualidade da educação da nossa rede de ensino”, destaca.

De acordo com Cleidimar Tavares o direcionamento da atual gestão é emponderar os dirigentes para que possam melhorar a qualidade da educação no município em que atuam.

“Essas regionais que temos, possuímos uma seleção de vários coordenadores regionais que estão qualificados para desenvolver esse trabalho e o nosso objetivo não é centralizar a UNDIME na capital Teresina e, sim descentralizar, porque temos 224 municípios e é bom que as regionais estejam presentes e mais próximas dos municípios vendo a necessidade. Nós enquanto UNDIME estaremos fortalecendo os municípios nas demandas necessárias”, acrescentou.

A presidente destacou ainda a importância dos municípios conhecerem o trabalho da entidade através do lançamento do Jornal UNDIME.

Publicidade

“Lançamos o Jornal UNDIME para que os municípios possam ter o conhecimento desse trabalho. Estamos participando do estande da APPM no Congresso das Cidades onde está sendo ofertado esse atendimento institucional com a BNCC, Conviva, Papi e ME”, disse.

Para os municípios que não estão conveniados com a UNDIME, Cleidimar recomendou que solicitassem a união com a instituição tendo como finalidade o fortalecimento da educação no Estado.

Palestras, oficinas e apresentações foram elaboradas e cumpridas no decorrer dos dois dias de evento. Houve Apresentação de material de apoio pedagógico para o 5º e 9º anos, Oficinas QEdu Excelência com qualidade – Língua Portuguesa e Matemática, e dentre as palestras, foram desempenhadas: Gestão de qualidade e melhoria do IDEB; Gestão de resultados em educação; Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas e censo escolar.

II Congresso das Cidades

Com vasta programação que inclui palestras, oficinas e sorteios de brindes para os prefeitos presentes no evento que reuniu na sua abertura, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, do governador Wellington Dias (PT), dos senadores Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (Progressistas) além de diversas autoridades políticas nacionais e do Estado.

Publicidade

Verônica Ribeiro e o líder político Zé Odon representam também o município de Fronteiras no II Congresso das Cidades, em Teresina.  O evento teve início nesta segunda –feira, 06 e prossegue até esta quarta –feira, 08.

“Estamos aqui em buscas de conhecimentos e compartilhar conhecimentos e levar para Fronteiras. É um evento que possui uma gama de informações e ao mesmo tempo proporciona contato com pessoas de outras cidades”, ressalta.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS