Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA 24 ANOS | Prefeito Edilson inaugura obras e anuncia mais calçamentos e reforma do mercado no pov. São João Batista; fotos

Publicado

em

Importantes benfeitorias foram entregues aos munícipes vila-novenses, durante as comemorações de aniversário de 24 anos de emancipação política. As obras inauguradas que contemplaram a população contou com a presença de deputados estaduais e demais autoridades politicas do município.

Os benefícios contemplam Vila Nova na área da saúde com a aquisição de dois novos veículos, unidades de atendimento, bem como no setor de infraestrutura com acesso e mobilidade urbana com entrega de pavimentação, sistemas de abastecimento de água e reservatórios; área de esporte e lazer entre outros.

Abaixo estão relacionadas as obras que foram entregues aos vila-novenses.

Parede do Açude Retiro

A primeira foi a inauguração da parede do açude Retiro, construído em 1980 e que por muitos anos abasteceu famílias e criatórios de animais. Com o passar do tempo o reservartório foi corrompido pela erosão do solo e, a gestão do prefeito Edilson Brito, através de requerimento na Câmara feito pelos vereadores Adelino Oliveira e Bibia de Benício, conseguiram recursos junto ao Governo do Estado, por meio do deputado estadual Nerinho e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, para sanar o problema. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, Igor Néri, fez a entrega do beneficio ao prefeito.

Publicidade

Na oportunidade o vereador Adelino Oliveira, um dos responsáveis pelo requerimento e aquisição de recursos falou sobre a conclusão da reforma. “Agradeço a Deus por essa oportunidade e por essa obra. Uma obra que foi iniciada na década de 80 mas que não foi possível dar continuidade. A água não acumulava. Devido à erosão e chuvas foi se desgastando. Há anos nós lutamos por essa recuperação. O prefeito Edilson com seu esforço juntamente com os deputados conseguiram essa obra que tem grande importância para a comunidade”, disse.

Eva é neta de moradores da comunidade Retiro e recorda que seu avô um dos fundadores da comunidade tinha muito anseio pela reforma.

“Agradeço ao prefeito Edilson e ao vereador Adelino, junto com sua equipe, que com esforços tem feito essa reforma da parede do açude que há muito tempo estava precisando ser recuperada. Sabemos que projetos não são fáceis de serem aprovados. Acompanho bastante essas questões políticas pela televisão e vejo que as demandas não são fáceis. Eu, como neta do Antônio Sabino, que foi um dos fundadores deste lugar, relembro que ele tinha muita vontade de ver essa reforma. Graças a Deus e a equipe, foi realizada. Há 15 anos eu moro em Paulínia-SP, mas estou sempre acompanhando os trabalhos. Fico muito feliz pelo desenvolvimento da minha cidade. Que Deus possa continuar abençoando vocês nessa longa caminhada que tem pela frente. Muito obrigada!”, contou.

Prefeito Edilson também falou sobre a reforma e como foi o processo de aquisição dos recursos.“Essa é uma obra tão sonhada, não só por mim, mas também de todos os políticos e moradores dessa localidade. Aqui, realmente estava entupido e abandonado. A Prefeitura não tinha condição de assumir a causa sozinha, e sim através de projetos. Criamos o projeto, tivemos apoio de lideranças locais, fomos atrás de conseguir autorização e o governo do estado aprovar e liberar 50% da obra onde conseguimos fazer, e de forma independente e própria, fizemos o restante, pois não tinha essa parede de cimento e também não havia cerca de estaca. Não estava incluído no projeto, mas mandei fazer por conta própria, juntamente com as cancelas. Vamos todos cuidar do Barreiro. Tenho certeza que depois de mim os próximos prefeitos vão cuidar e manter esta obra. Agradeço a todos os vereadores e secretários por todo apoio. Peço desculpas ao Nerinho, pelas pressões. Corremos atrás sempre batendo na porta, e esse é o certo. Se não formos atrás não conseguiremos. O objetivo da nossa gestão é correr atrás daquilo que a gente quer e que o povo precisa. Vamos cuidar e zelar para que a população toda possa sempre se beneficiar desta obra”, destacou.

O deputado estadual Nerinho em elogios disse que o prefeito Edilson Brito consegue fazer muitas obras com poucos recursos.

Publicidade

“O Edilson lutou muito, com empenho e determinação para a realização dessa obra tão sonhada. Todas as obras são importantes e necessárias, mas essa é uma das que ficará marcada.  Edilson faz diferente e transforma poucos recursos em várias obras que traz qualidade de vida para o povo. Vila Nova é cercada por bons deputados e nosso compromisso aqui é nos unirmos para trazermos cada vez mais obras. Geralmente quando destinamos algum recurso para um município, ele é utilizado 100%, e o Edilson ainda contribuiu de forma própria para aprimorar ainda mais o resultado, pois no projeto não havia a parede de cimento nem o meio fio, que se faziam necessários e a comunidade merecia. Tenho o Edilson como um irmão, um imenso carinho e admiração por ele. Uma pessoa que zela pelas coisas públicas”, elogiou Nerinho.

Academia Pública do bairro Wall Ferraz

Essa foi a segunda obra. Entregue aos moradores do bairro Wall Ferraz a academia pública de saúde beneficiará a população que pode agora a contar com mais uma opção de cuidados para com a saúde através das atividades físicas. A aquisição foi através do Programa Academia da Saúde que é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do programa.

A aquisição da gestão “Trabalho e Compromisso” foi junto ao Ministério da Saúde através de recursos destinados pelo senador da República Ciro Nogueira. A academia é dotada de equipamentos modernos e próprios para orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis. Na ocasião o prefeito Edison fez a entrega para o secretário municipal de Governo, Erivan Brito.

Sistema de Dessalinização de Água

Publicidade

O terceiro benefício inaugurado e entregue ao povo vila-novenses foi o Sistema Dessalinizador de Água através do Programa Água Doce que implantou quatro sistemas nas comunidades Barreirinhos, Cacimbas, Caninhas e Lagoa Comprida, beneficiando aproximadamente 440 pessoas assistidas pelo P.A.D., além de dois sistemas de água, próprio no município, sendo uma instalado na sede e outro no povoado São João Batista. A visita aconteceu na comunidade Barreirinhos.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceira com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. O programa trata da água salobra disponível no subsolo que é inadequada para o consumo humano e transforma em água doce

No Piauí, o programa é gerido pela equipe técnica do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-PI.

Como funciona? 

A água é captada por poço tubular e passa por tratamento, a dessalinização. Em um dos recipientes do sistema fica a água potável pronta para beber e no outro fica a água com resíduos sólidos e dejetos. A partir disso a água de qualidade é distribuída por meio de um sistema automático em que cada família tem acesso exatamente a 20 litros por dia. A quantidade é necessária para as necessidades dos moradores de uma residência. Nesse caso, o usuário não pode coletar mais e nem menos do que essa quantidade, evitando que leve menos ou ultrapasse a quantidade de água do que necessita.

Publicidade

A água tratada sai direto da torneira do chafariz para os vasilhames sem passar por qualquer manuseio o que faz com que a qualidade seja mantida. Nas residências é utilizada para banhar bebês, assim como na alimentação e para beber. Em caso de usos para banhos de adultos, descarga em banheiro ou lavar louças os moradores mantêm o uso da água salobra.

Durante a inauguração do Sistema de Dessalinização de Água estiveram no momento de desenlace da fita os deputados Franzé Silva e Nerinho; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Néri; o prefeito Edilson Brito; o diretor do Emater Francisco, Guedes Alcoforado Filho; o coordenador do PAD-PI, Adalberto do Nascimento Filho; o subcoordenador do PAD, Evandro Silva; a responsável pela mobilização social, Graça Gomes; o engenheiro responsável pelas obras civis, Pablo Ruan; o morador Laianderson da Silva Leal–Filho de Irma e Leonardo que representam os beneficiários do PAD.

O segundo momento após o desenlace, foi a leitura da placa onde o coordenador do PAD no Piauí, Adalberto Nascimento Filho explicou como funciona o sistema. O terceiro momento contou com a parte prática com o prefeito Edilson e o deputado Franzé colocando a ficha para captação dos 20 litros de água.

Concluído o experimento foi realizado um brindes pela autoridades políticas e técnicas.

No estado do Piauí são 47 sistema instalados conforme informou Adalberto do Nascimento que é coordenador do Programa Água Doce no Piauí, desde ano de 2015. Na solenidade fez seus agradecimentos ressaltando o fomento das politicas públicas que visam beneficiar a população, principalmente em lugares de difícil acesso. Sobre qualidade da água ele enfatiza que havendo deficiência, ou seja, qualidade imprópria para consumo humano, pode acarretar patologias ao homem.

“Primeiro agradeço a Deus por termos a oportunidade de inaugurar mais uma unidade do nosso sistema e como costuma dizer a vice-governadora, Regina Sousa, colocando as políticas públicas naqueles lugares onde elas dificilmente chegariam. O Programa Água Doce leva água de qualidade para as comunidades difusas e tem dado muito certo, tanto que a ideia tecnológica está chegando a países como Chile, Argentina, Bolívia, dentre outros. O grande problema das comunidades rurais são doenças como cálculo renal, diarreia, alta pressão, tudo provocado porque a maioria das águas consumidas nas comunidades têm uma quantidade de sal acima daquilo que nosso organismo tem capacidade de suportar. A comunidade está de parabéns, bem como os gestores municipais e estaduais. Hoje temos uns 47 sistemas como esse prontos no estado do Piauí. Parabenizo a comunidade, e digo que cuidem bem do sistema, pois não é fácil estarmos recebendo um presente desse todo dia”, parabenizou recomendando zelo com o sistema.

Publicidade

Laianderson Leal é filho de Irma e Leonardo, que representam os beneficiários do Programa Água Doce. O jovem também é um dos operadores da máquina de dessalinização e atual estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, a Paraíba.

“O Programa Água Doce trouxe muitos benefícios para a comunidade. Antes desse programa, para ter acesso a água potável tinha que optar por carro-pipa que não é uma opção muito viável ou se deslocar de sua comunidade. Com o programa, a água doce se tornou muito acessível, principalmente na questão do transporte porque é só encostar, colocar a ficha e colher a água. Isso facilitou a vida de muita gente aqui na comunidade. É um dos benefícios a curto prazo e ingerir água salgada pode trazer diversos transtornos na saúde, provocar doenças como cálculo renal (pedra nos rins). Há um tempo atrás ninguém acreditava que seria possível concretizar, mas graças aos investimentos principalmente por parte da gestão estadual e municipal, conseguimos que isso se tornasse realidade nos dias de hoje. Agradeço em nome da Comunidade”, relatou.

O diretor do EMATER-PI, Francisco Guedes Alcoforado Filho, também fez seu pronunciamento sobre a relevância dos sistemas dessalinizadores.”Transformar a água salgada em água doce é fundamental para a comunidade porque evita doenças e morte por diarreias em crianças, aumentando assim a longevidade. Consumir água salgada todo dia vai gerar ao longo de trinta anos pedras nos rins, aumento de pressão arterial entre outras doenças. O prefeito Edilson com boa vontade que anteriormente na gestão do Arinaldo trouxe para cá. A gestão e organização da comunidade é fundamental para fazer funcionar. Vamos melhorar o IDH dos municípios diminuindo a mortalidade infantil e aumentando a longevidade das pessoas”, destacou.

O ex-prefeito, Arinaldo Leal, que também acompanhou a visita falou sobre o início do projeto e disse que o mesmo foi inciado em sua gestão a fim de levar mais qualidade de vida para os moradores por meio do P.A.D.

O início das obras do Sistema de Dessalinização foi concebido na minha gestão. Mantemos dois dessalinizadores aqui em Vila Nova sempre funcionando. Vila Nova e as comunidades estão inseridas no programa que com certeza é um grande feito pelo governo do estado através do município. Água potável, tratada e de qualidade é um dos principais insumos que precisamos para sobreviver. Em alguns momentos precisamos reparar equipamentos que são caros, de difícil acesso e de manutenção. No primeiro mandato vinha uma pessoa de Campina Grande da Paraíba, para fazer manutenção. A troca desses equipamentos eram caríssimos e alguns na época ainda eram produzidos fora do Brasil, comprados em dólar, com vendas em oscilação de câmbio e muitas vezes o valor de uma membrana que é uma peça específica que compõe o sistema dava para pagar de 4 a 5 salários de funcionários do município. Mesmo assim fizemos esforços para manter esse dessalinizador funcionando aqui na cidade. Parabéns a todos, a Emater, aos gestores municipais e  ao Governo do Estado”, contou Arinaldo.

Publicidade

Calçamento na rua Napoleão Pereira

Melhorar as condições de trafegabilidade, tirar a lama no inverno e a poeira no verão, bem como oferecer melhor qualidade de vida aos moradores são alguns dos objetivos da gestão “Trabalho e Compromisso”, que tem à frente o prefeito Edilson Edmundo de Brito (PTB), ao executar obras de mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação em ruas e avenidas do município de Vila Nova do Piauí. Edilson acompanhado do vereador Adelino Oliveira visitou umas das ruas contempladas nesta etapa. Desta vez, a rua Napoleão Pereira, uma das mais antigas do município que recebeu a pavimentação poliédrica.

A obra é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, com o apoio do deputado estadual Nerinho (PTB). Nesta etapa, além da rua Napoleão Pereira, também são contempladas ruas do bairro Ulisses Guimarães, nas proximidades da creche Proinfância, da escola modelo Sabino Gomes de Lima e rua de acesso a Ubas.

Desde que assumiu a prefeitura em 2017, Edilson tem investido maciçamente em obras de pavimentação, seja por meio de recursos próprios do município ou através de parcerias.

Calçamento da Avenida Central

Publicidade

Através de solicitação da vereadora Adenilda Bento e seu grupo político ao deputado Franzé Silva, foram implantados 5 mil metros de pavimentação poliédrica. Além destas ruas inauguradas, vale ressaltar que, mais de 20 mil metros de calçamentos foram instalados em ruas e avenidas. Entre as via públicas contempladas estão: Sabino Antônio de Lima; Rua Projetada que fica próximo ao estádio; Rua Marina Pereira da Silva; Manoel Pedro Leal e Anísia Laura. Destes, cinco mil metros foram adquiridos pelos senador Marcelo Castro e, quatro mil metros com recursos próprios da Prefeitura por meio do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do FPM.

Sobre a ação, a vereadora da base, anunciou também que mais benefícios virão com apoio do deputado Franzé. “Hoje foi um conquista do grupo Macarius onde tive muito apoio da família, principalmente meu pai. Com apoio de Franzé e do governador inauguramos os cinco mil metros de calçamento. Agradeço ao deputado e digo a todos que vem mais marcas por ai. Traremos mais. Vila Nova caminha a passos largos rumo ao progresso”, falou a vereadora situacionista firmando parceira a fim de trazer mais benefícios para Vila Nova.

Veículos entregues

Além das obras inauguradas no dia 16 de dezembro foram entregues também dois veículos Fiat Uno Mob destinados para a Secretaria Municipal de Saúde. A aquisição é fruto de uma conquista do prefeito Edilson Brito e do vice-prefeito Antônio Tiago, através de emenda parlamentar da atual vice-governadora Regina Sousa.

O vice-prefeito Antônio Tiago, um dos autores do feito em prol da saúde do município falou sobre mais um recurso que chega para fortalecer e agradeceu em nome da secretária de Saúde Almerinda Luz. “Fizemos essa requisição e hoje estamos recebendo esses dois carros para servir a população vila-novense na área da Saúde. Nosso município está bem assistido em veículos para nossa saúde. Muito importante para transportar pessoas aqui e para outras cidades como Picos, Teresina entre outras”, comentou o vice-prefeito.

Publicidade

O município de Vila Nova do Piauí na gestão “Trabalho e Compromisso” por meio de parcerias parlamentares já foi contemplado também com: 01 veículo Fiat Mob para a Saúde através do senador Ciro Nogueira; 01 ambulância 0 Km através do Governador Wellington Dias e do deputado estadual Nerinho; 01 caminhonete L200, recurso angariado pelo deputado estadual Georgiano Neto; 01 Van adquirida por meio do deputado Júlio César.

Entre os benefícios já entregues ao município de Vila Nova do Piauí estão: Academia Pública de Saúde do bairro Ulisses Guimarães, destinados pelo deputado estadual Nerinho; Quadra Poliesportiva no Povoado São João Batista adquirida na gestão do ex-prefeito Arinaldo Leal; Consultório Odontológico na Unidade Básica Avançada de Saúde Wilson Nunes Martins Filho na sede com recurso destinado pelo senador Ciro Nogueira; Equipamentos da UBAS, UBS e Postos de Saúde de Cacimbas e São Carlos; UBAS na sede; UBS no povoado São João Batista através de recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira.

Citando as obras inauguradas, o deputado estadual Nerinho elogiou e disse que o prefeito Edilson Brito consegue fazer muitas obras com poucos recursos.

“O Edilson lutou muito, com empenho e determinação para a realização dessa obra tão sonhada. Todas as obras são importantes e necessárias, mas essa é uma das que ficará marcada.  Edilson faz diferente e transforma poucos recursos em várias obras que traz qualidade de vida para o povo. Vila Nova é cercada por bons deputados e nosso compromisso aqui é nos unirmos para trazermos cada vez mais obras. Geralmente quando destinamos algum recurso para um município, ele é utilizado 100%. Como exemplo o Edilson ainda contribuiu de forma própria para aprimorar ainda mais o resultado, pois no projeto não havia a parede de cimento nem o meio fio no barreiro do Retiro, que se faziam necessários e a comunidade merecia. Tenho o Edilson como um irmão, um imenso carinho e admiração por ele. Uma pessoa que zela pela coisas públicas”, elogiou Nerinho.

O vereador Flávio Sousa aproveitou a ocasião para ressaltar o desempenho da gestão “Trabalho e Compromisso”. O parlamentar enfatizou a importância das várias obras que vão beneficiar a população.

“Hoje é dia um dia de gratidão a Deus por recebermos aqui tantas obras para nosso município. Uma delas que nós sonhávamos muito era reforma do barreiro Retiro. Graças ao deputado, ao prefeito Edilson, à Câmara de Vereadores conseguimos também uma academia de saúde. Temos os dessalinizadores que foi uma iniciativa do ex-prefeito Arinaldo Leal e teve continuidade com o prefeito Edilson. Também dois Fiats Mob para a Saúde. Agradeço a todos que contribuíram e se empenharam e, a Deus para nos dar forças em sempre continuarmos”, destacou.

Publicidade

Representando a vice-governadora do Piauí Regina Sousa, o deputado estadual Franzé Silva (PT), esteve em Vila Nova acompanhando as entregas e inaugurações.

“Parabenizo a continuidade dos trabalhos. Ao Arinaldo pela inciativa dos dessalinizadores e continuidade dos trabalhos pelo prefeito Edilson. Quero aqui parabenizá-lo por trazer qualidade com o Programa Água Doce. Estamos aqui através da sensibilidade da vice-governadora Regina, entregando esses dois veículos que vão ajudar na qualidade da população de Vila Nova”, salientou Franzé.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico Igor Néri, parabenizou Vila Nova pelos 24 anos. “Parabenizo Vila Nova por ter um prefeito tão trabalhador. Estamos inaugurando muitas obras como o barreiro do Retiro, mais seis mil metros de calçamento”, parabenizou.

Ao final, o prefeito Edilson Brito, agradeceu aos deputados Nerinho e Franzé Silva pelo importante apoio que têm dado ao município concedendo recursos. Edilson anunciou também a destinação de mais recursos pelo deputado federal Júlio César (PSD) onde serão aplicados em pavimentação de calçamentos. A notícia chegou durante o dia em que as obras foram inauguradas. O prefeito de Vila Nova acrescentou também que a emenda do Mercado Público do povoado São João Batista será empenhada até o final do mês. “Somos um grupo de irmãos que busca o melhor para Vila Nova. Agradeço ao deputado Nerinho pelo trabalho e esforço que tem feito, ao Franzé pelo apoio dado nos cinco mil metros de calçamento através da vereadora Adenilda. Agradeço ao Guedes e o pessoal da Emater. Ao senadores Marcelo Castro e Ciro Nogueira. Ao nosso governador Wellington Dias, ao deputado Georgiano Neto, ao deputado Júlio César este que destinou 250 mil para calçamento […] A emenda do Mercado Público do povoado São João Batista será empenhada até o dia 30”, anunciou Edilson Brito.

Presenças:

Publicidade

Durante as inaugurações estiveram presentes: a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Antônia Maria; o secretário municipal de Governo, Erivan Edmundo de Brito; a secretária municipal de Saúde, Almerinda Tadeuza da Luz; o secretário municipal de Finanças, Raynere da Silva Abreu; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Leal; a secretário municipal de Administração, Edinete Maria de Brito; a secretária municipal de Cultura, Marli Maria Veloso; o controlador geral municipal, Erasmo Navez da Rocha. Os  ex – prefeitos do município: Arinaldo Antonio Leal, Antonio Manoel de Lima (Totonho) e Zé Navez. Os ex-vice-prefeitos Rainere Abreu, Adão Frutuoso-pai do vereador e presidente da Câmara, Adonelys Araújo; Benicio, Tiago (in memoriam).

Lideranças comunitárias e/ou educacionais que estiveram presentes: Miqueias, Eneas Abreu, Ignez Silva, Nena, Dorgivaldo, Eliezia, Crégio França, Iracema, Dadá Tiago, Antônia Leal.

Veja mais fotos abaixo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS