Connect with us

ENTRETENIMENTO

Relembre momentos da Banda Samuray que embalou noites em Pio IX e região na década de 80

Publicado

em

Durante praticamente toda a década de 80 e início dos anos 90, a Banda Samuray fez parte da vida festiva e cultural de Pio IX e demais cidades da macrorregião, incluindo Picos, Valença e até estados vizinhos como Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraiba e Maranhão.

Osmando Arrais, piononenense de raízes cearenses, morava em Recife-PE até o início da década de 80 e tocava na banda que acompanhava o cantor Reginaldo Rossi, mas sempre estava em Pio IX no mês de julho e no Natal. Nessas vindas para a terra do sol nascente, veio a ideia de fundar uma banda na cidade. Seu irmão, Gilberto, tocava violão acústico e logo se familiarizou com os instrumentos elétricos. Em uma ocasião em que Reginaldo Rossi e toda a sua banda seguiram para Belém onde fariam apresentações em uma boate, Osmando veio para Pio IX e aqui começaram os trabalhos da Banda Samuray.

A banda teve o seu nascedouro no ano de 1982, há exatos 40 anos, com Osmando na guitarra, Gilberto no contrabaixo e Osmarinho na bateria. Dinheiro pra investir não tinha quase nada, mas os meninos conseguiram seus primeiros patrocinadores que foram Ideval Bezerra, filho de Dona Dandica, que possuía um grande comércio na cidade e Chiquinho de Lulú. Assim, a Samuray foi comprando os instrumentos que faltavam e começou a crescer na região. Tonico, baterista de Campos Sales e Edimilson, tecladista de Picos, se juntaram à banda e a Samuray foi crescendo e alcançando toda a região com seus ritmos que iam desde o balanço ao forró, o reggae e as músicas românticas que faziam a galera dançar agarradinho.

Banda Samuray, repertório versátil

Tocando os principais sucessos da época, as melhores canções de cada gênero, inclusive grandes bandas internacionais como Dire Straits e Pink Floyd, a Banda Samuray chegou a ser considerada a segunda melhor do Piauí, perdendo apenas para Os Geniais, de Amarante. Na época se destacavam também a Spacial de Campo Maior, Os Magos e Os Magistrais, de Valença e a Kamikase de Picos. Os garotos da Samuray se apresentavam no Piauí, Ceará e Pernambuco, num raio de cerca de 500km ao redor de Pio IX, chegando a tocar também no Maranhão, Paraíba e Bahia.

Publicidade
Foto: Reprodução

Foram vários os músicos que passaram pela Samuray: Edimilson (teclado), Paulinho (teclado/bateria), Franzé (vocal), entre outros. Marcelo Luz, de Picos, também chegou a integrar à banda. 18 pessoas formavam a equipe: motorista, carregadores, bailarinas, montadores e os músicos no palco.

Em Pio IX, as campanhas eleitorais movimentavam a cidade e a Samuray animava os grandes comícios nas Coivaras, São Bento, Pau-Ferro, Serra da Baraúna, Serra do Boi, tudo em cima de caminhões pau-de-arara. O sacrifício era grande, mas o que importava era tocar e fazer a alegria dos piononenses. Na sede do município os principais locais onde a banda se apresentava eram o Clube Social, Clube do Professor e o Ginásio Poliesportivo.

A escolha do nome foi feita através de uma consulta popular. A equipe pensou em vários nomes, entre eles, Samuray, inspirado talvez, nos filmes de ação da época, e os entregou para a apreciação da comunidade local para a escolha popular do nome da banda.

A Banda Samuray faz farte da memória afetiva dos piononenses que hoje têm de 40 a 60 anos de idade e certamente se divertiram e dançaram bastante embalados pelo som eclético dela. No início da década de 90, marcada pelas dificuldades em relação à manutenção de equipamentos e ao pagamentos de músicos e vocalistas, a banda chegou ao fim, ficando eternizada nas melhores lembranças do povo da terra do patrocínio.

Fonte: Walton Carvalho, do Sol Nascente Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS