Connect with us

ESPORTES

Piauienses são sucesso no futebol da Ásia

Publicado

em

Ser jogador de futebol é sonho de grande parte dos garotos espalhados por todo o Brasil. O sonho de se tornar atleta famoso, jogar em grandes times e contar com um sucesso financeiro através disso esteve presente na infância de Crislan e Weslley Smith, dois piauienses que atualmente vivem esse sonho do outro lado do mundo.

Os atacantes começaram a jogar no Piauí, se destacaram, passaram por times do Sudeste do Brasil e de lá arrumaram suas malas para o futebol asiático. Crislan atualmente é jogador do Vegalta Sendai, do Japão, e Weslley Smith atua no Incheon United, da Coreia do Sul.

Crislan e Weslley Smith: gols made in Piauí na Ásia (Foto: Reprodução)

Do futebol piauiense para o mundo

Nascido em Teresina, Crislan iniciou no futebol ainda criança, atuando por escolinhas de futebol da capital. Já na adolescência iniciou no futebol de base do Piauí, onde foi campeão já no primeiro ano. De lá, ainda passou pelo Caiçara, Fluminense-PI e Comercial até chegar o River, onde recebeu reconhecimento como grande promessa do futebol piauiense.

Publicidade

Com as boas atuações nos times piauienses, Crislan chamou atenção de times e empresários no Sul e Sudeste do Brasil, mas a primeira experiência não foi boa: “Tive uma decepção logo na minha primeira experiência longe de casa e fui enganado. Depois sai pela segunda vez, dessa vez para o Belo Jardim, em Pernambuco, onde atuei por três meses e tive uma experiência que foi muito importante para meu amadurecimento”, disse Crislan.

Crislan quando jogador do River, clube que o revelou

(Foto: Reprodução)

Depois de passar no futebol pernambucano, Crislan voltou ao Piauí e deslanchou de vez. Um feito marcante desta época foi determinante para uma nova chance para o atacante: “Atuando pelo River na Copa Piauí de 2012 eu estava em uma fase muito boa, marcando gols sempre, sendo artilheiro do time. Em um jogo contra o 4 de Julho no Lindolfo Monteiro fiz um gol de voleio e isso chamou atenção do Atlético-PR. Me transferi para lá e realizei o sonho de jogar fora uma Libertadores por lá.”

Após o Atlético-PR, Crislan foi um dos artilheiros do Campeonato Paulista atuando pela Penapolense e chamou atenção do futebol europeu, se transferindo para o Sporting Braga, de Portugal. Sem muitas chances no time português, acabou emprestado para o Tondela, também de Portugal e, pouco depois, para o Vegalta Sendai, onde é atualmente a esperança de gols e vem marcando com frequência.

Publicidade

Weslley Smith no Incheon United, Coreia do Sul

(Foto: Reprodução)

Já Weslley Smith atuou menos no futebol piauiense e está a mais tempo no futebol asiático. Nascido em Uruçuí, Weslley chamou atenção ao jogar em torneios de várzea da cidade: “Comecei na minha cidade mesmo e fui para um teste em Teresina para atuar na base do River aos 16 anos. Fui aprovado no teste e joguei o Campeonato Piauiense Sub-19, onde marquei 23 gols em 10 jogos”, conta.

Após o sucesso pelo River, chamou atenção do futebol do Sudeste do Brasil e se transferiu para Indaiatuba, no interior de São Paulo, atuar no Primavera. Weslley ainda atuou na base do Corinthians até se mudar para o futebol asiático, iniciando sua trajetória por lá no Jeonnam Dragons, da Coreia do Sul.

Do outro lado do mundo, Weslley também atuou pelo Gangwon e Busan IPark, também da Coreia, Buriram United, da Tailândia, e Shonan Bellmare, do Japão. Atualmente ele é o camisa 10 do Incheon United, da Coreia do Sul.

Publicidade

Craques de golaços

No futebol asiático, Weslley e Crislan estão sempre balançando as redes e fazendo a alegrias dos torcedores do Incheon e do Vegalta, respectivamente. Mas dois gols – um de cada – chamaram atenção e rodaram o mundo pela plasticidade.

Em uma partida do Incheon United contra o Ulsan Hyundai, pela K-League, Weslley anotou um verdadeiro gol de placa. Veja no vídeo abaixo:

Crislan não ficou para trás. Atuando contra o Niigata, Crislan marcou um golaço pelo Vegalta Sendai. Assista abaixo:

Publicidade

Piauí: celeiro de craques sem investimento

Além de atuarem no futebol asiático, outro ponto unem Crislan e Weslley: a certeza de que o futebol piauiense poderia ser bem mais valorizado.

Para eles, falta dar mais credibilidade para os jogadores locais: “Tem muita coisa diferente Brasil a fora do futebol piauiense. Sabemos das dificuldades no Piauí, de como é feita a administração dos times. Para se ter uma ideia, não cheguei a jogar profissionalmente no futebol do Piauí. Mas o nosso estado é um grande celeiro de talentos, é preciso ter mais oportunidade, conhecer os jogadores no interior do estado, por exemplo. É isso que falta” aponta Weslley Smith.

Investimento no futebol de base é o caminho apontado por estrelas piauienses (Foto: Victor Costa / OitoMeia)

Publicidade

O opinião é de concordância com Crislan, que pede investimentos no futebol de base piauiense: “Eu falo sempre que se o Piauí investisse fortemente nas categorias de base dos times, teríamos muito mais jogadores da nossa terra mundo a fora. Pode ver que no Piauí tem muitos jogadores com talento e quando a gente descobre eles estão jogando em outros estados ou países sem nunca ter atuado profissionalmente no futebol piauiense.”

Crislan ainda aponta exemplos que, assim como ele, estão vivendo o futebol mundo a fora: “Graças a Deus eu posso dizer que sai de um time do Piauí para o mundo. Tive o River para me dar todo o apoio na época que estive por lá, mas nem todos tiveram isso no Piauí e hoje estão ganhando o mundo como o Eduardo, Augusto, Roberto, Rômulo, Renê, Weslley e outros.”

Fonte: Oito Meia

Foto destaque: Reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS