Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Em evento prestigiado por familiares e amigos, escritora da Alvar lança terceiro livro; fotos

Publicado

em

A Unidade Escolar Alencar Mota, em Alagoinha do Piauí, foi palco de mais uma solenidade de lançamento de obra literária de escritores da terra.

Transmitido pelo professor Geovane Leal, no canal da Alvar no Youtube, pelo endereço https://youtu.be/kN2I3o0JJw0 o evento de lançamento do livro Agruras do Sertão, da autora Firmina Arrais, aconteceu na noite do último sábado (02), e foi prestigiado por familiares, amigos e literatos, tendo como cerimonialista a professora Marli Veloso.

Esse é o terceiro livro publicado por Firmina.

Em seu discurso, a autora revelou que foi uma noite maravilhosa. Ela agradeceu a todos os apoiadores, bem como aos familiares. Na ocasião mencionou a saudosa memória de escritores, músicos e demais artistas que estiveram presentes no lançamento de outras obras literárias de sua autoria.

“Aqui deixaram grandes exemplos para contar e seguir”, disse.

Firmina falou sobre o surgimento da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR). Membro da Alvar, Firmina Maria de Jesus Arrais, é ocupante da cadeira nº 07, e tem como patronesse Adélia Cândida da Rocha.

Publicidade

“Hoje público perante a vocês e digo-lhes que considero esta obra mais um filho que gerei na alma e na mente alimentando com os mais nobres sentimentos e me deleitando com a leitura de cada escrita”, declarou.

O livro Agruras do Sertão é narrado em contos e crônicas. Os contos narram a vida do sertanejo, suas tradições, crenças, fé, carência e abandono. As crônicas são textos reflexivos escritos para levar ao leitor a realidade do mundo em que vivemos e as consequências que o ser humano pode sofrer por conta das atitudes.

A autora conta que o livro foi iniciado há mais de 10 anos. Nele é destacado o que vivenciou no período da infância como as tradições, lembranças, viagens. “Não deixar morrer a minha história”, frisou.

Além de Agruras do Sertão, Firmina é autora dos livros Rastros (poesias) e O pintinho que aprendeu a amar (infantil), ambos publicados em 2011.

Firmina é professora licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É natural de Alagoinha do Piauí, nascida em 1º de junho de 1955, na localidade Pedras, na zona rural. Filha de Estanislau José de Carvalho e Maria Ana de Carvalho, é casada com João Batista Arrais com quem teve quatro filhos: Dino, Jorge, Ana Maria e Verônica Rose. Ela é avó de três netos: Yuri, Jorge Henrique e Helena Maria.

A mesa de honra do evento foi composta por Nilvon Batista (presidente da Academia de Letras do Vale do Riachão); professor Francisco de Assis (presidente da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP), Samuel Nascimento (representante da Secretaria de Cultura de Alagoinha do Piauí), Honorato Lima (representante do Club de Leitura Patativa do Assaré de Alagoinha do Piauí), o vereador Janilson Neto, a escritora Maria Fidélia da Rocha Brito (prefaciadora do livro Agruras do Sertão).

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS