Connect with us

GERAL

Árvore pode lançar no ar mais de 1.000 litros de água por dia

Publicado

em

Considerada como uma das rainhas da floresta amazônica no Brasil, a Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentandra) é uma árvore que pode atingir altura de 60, 70 metros aproximadamente.

Com raízes profundas, as samaúmas captam a água no lençol freático e bombeiam para cima chegando até as folhas e culminando com a evaporação.

Para o cientista, Antônio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as folhas das árvores são fundamentais para evaporação lançando ao ar mais de 1.000 (mil) litros de água por dia.

“Elas pegam água lá de baixo e bombeiam 50, 60 metros. As folhas são estruturas fantásticas de evaporação. Uma árvore com uma copa grande com 20 metros de diâmetro chega a colocar mais de mil litros de água por dia. Para toda amazônia é um volume que chega a 20 bilhões de toneladas de ar em um dia”, disse.

Para os estudiosos a Samaúma é uma máquina de fazer água e caracteriza a floresta como usina produtora de chuvas.

Além de indispensável para sobrevivência, era também cultuada pela civilização Maia. Os povos da civilização cultuavam a Samaúma como instrumento de união de todas instâncias do universo. As raízes atingiam o mundo inferior, o dos mortos. Já o tronco repousava no mundo do meio, a Terra, e, os galhos sustentavam o mundo superior, o Céu – onde viviam os deuses.

Samaúma é a maior árvore das florestas tropicais e uma das maiores do planeta.

Por atingir altura considerável, a planta é utilizada também como instrumento norteador dos navegadores de rios amazônicos e serve como ponto de referência e localização.

Publicidade

Os tentáculos ou sapopemas são as raízes da planta que espalham-se cerca de 300 metros adentro da mata.

Antônio Divino de Souza é mateiro da Escola da Floresta, no Rio Branco, capital do Acre. Ele explica que o arbusto ou árvore da vida como chamavam os maias, produz também frutos e estes quando se abrem, liberam uma espécie de algodão com sementes que são objetos de alimento para animais.

O tronco da samaúma é utilizado também como meio de comunicação para pessoas que anunciam suas chegadas ou avisam que estão perdidos em meio à floresta.

Da redação Cidades Na Net com informações de Um Pé de Quê?


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS