Atividade industrial tem crescimento no Piauí e setor mantém otimismo para 2021
Publicado por: | Data: 31/12/20

Atividade industrial tem crescimento no Piauí e setor mantém otimismo para 2021

2020 foi um ano marcante para a economia brasileira. Com a pandemia do novo coronavírus, a indústria piauiense se viu afetada diretamente na produção de materiais, alta nos preços de produtos e equilíbrio econômico. Contudo, o segmento piauiense percebeu grandes avanços na atividade industrial do Estado e as perspectivas apontam otimismo para os volumes de produção e desenvolvimento do setor em 2021.

Dados do mês de novembro divulgados pela pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que o volume de produção das indústrias piauienses em relação ao mês de outubro, no critério “Estabilidade”, apresentou um percentual de 45%, índice superior aos 36,5% de setembro, chegando a ultrapassar o registrado na região Nordeste, que foi de 40,7% no mesmo período. O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) Andrade Júnior, faz uma análise de 2020 para a cadeia produtiva do Piauí e cita os desafios enfrentados.

“Vivenciamos em 2020, um ano de grandes desafios para o Brasil, para o Piauí e para o setor da indústria não foi diferente. Nós tivemos nossas atividades paralisadas por força de decretos, por quase cinco meses, o que causou prejuízos de grande monta para todos. Muitas indústrias encerraram suas atividades, todavia foi um momento de analisarmos nossos negócios e planejarmos estratégias. O Centro das Indústrias do Estado do Piauí serviu, sem dúvida, de união de toda a classe industrial com o propósito de encontrar saídas para o período pós-pandemia”, informa.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) segue crescendo nas estatísticas divulgadas pelo Portal da Indústria e está medindo agora em dezembro a pontuação de 63.1, refletindo assim o otimismo e a esperança na economia do país e com suas empresas. Andrade Júnior aponta número expressivos de desenvolvimento e deixa uma mensagem positiva para o empresariado industrial.

“A atividade industrial voltou ao patamar de fevereiro na pré-pandemia. Depois de amargarmos uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, pouco mais de 4% nossa Confederação Nacional da Industrial (CNI) vislumbra um PIB positivo para o próximo ano de 3,49%. Assim, com muito entusiasmo venho dizer que é hora de arregaçarmos as mangas e fazermos novamente esse país e o nosso Piauí crescerem e gerarmos muitos empregos. Feliz 2021 a todos os piauienses e em especial aos guerreiros industriais do Estado”, finaliza o presidente do CIEPI.

Fonte: Ascom

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Aluno com nota baixa não pode ser excluído automaticamente do Fies

A 5ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por unanimidade, que o mau desempenho no curso de um estudante de ensino superior participante do Fundo de

GERAL

Secult lança edital de seleção e produção de filmes do Piauí

A Secretaria Estadual de Cultura – SECULT lançou edital de seleção de 20 projetos audiovisuais no Piauí. Ao todo serão investidos R$ 6 milhões, através de apoio cultural e financeiro

GERAL

TCU suspende pagamento de auxílio moradia aos magistrados do TRT do Piauí

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, em decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), a suspensão do pagamento de auxílio-moradia aos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª