Connect with us

GERAL

Caminhada pela vida culmina ações da campanha Setembro Amarelo em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

Em continuidade com as atividades de chamamento e alerta para valorização da vida, a gestão do prefeito Dr. Karlos Leal, em Santo Antônio de Lisboa, através de parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta segunda-feira, 27 de setembro, um caminhada como forma de chamar atenção da população para preservação contra o suicídio.

A ação culmina as atividades desenvolvidas durante o mês que é caracterizado como Setembro Amarelo, mês instituído em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Os profissionais das duas secretarias partiram do Centro de Referência da Assistência Social e seguiram por ruas e avenidas do município com balões, faixas, e cartazes, com mensagens de alerta e orientação para a valorização da vida.

Concentração da sede do CRAS

Durante o trajeto, os profissionais distribuíam panfletos e a fita amarela que representa a vida.

A secretária de Saúde, Marciana Regina, destaca que o Setembro Amarelo integra o calendário da pasta e a parceria foi firmada devido ao fator social ser trabalhado também pela Assistência.

“Resolvemos fazer as ações juntas. Iniciamos na terça-feira, fazendo intervenções nas UBSs do Centro e fomos para o Sítio Salvador, Torrões, Acampamento, e também para a Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente”, disse.

Marciana reforça a orientação para as pessoas procurarem ajuda, tanto na Secretaria de Saúde como na Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Esclarecer da melhor maneira possível que quando a pessoa se sente com problema, acha que não tem mais solução e pensa em tirar sua própria vida, a gente tentou levar paras as pessoas que não é dessa forma e quando estiveram assim procurem ajuda. Temos psicólogos, assistentes sociais enfermeiros, médicos, para cuidar. Disponibilizamos em toda a rede, tanto na saúde como na assistência”, orienta a secretária Marciana Regina.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Kelvane Leal, frisa que é um assunto marcado por tabu e que, nos tempos atuais, a população está cada vez mais ansiosa, com sintomas depressivos. A secretária revelou um fator positivo no tocante a atenção dada pela população ao tema.

“Antigamente as famílias tinham vergonha de revelar casos. Hoje o tabu cada vez mais está sendo quebrado porque as pessoas estão preferindo falar sobre o tema. É um problema que tem também origem genética, acomete homens e que tem um fator desencadeante ao qual estamos todos susceptíveis. Não tem uma faixa etária, nem um gênero, classe social, religião. Todos nós estamos vulneráveis”, destacou.

Para Kelvane, o assunto tem tomado proporções maiores e cada vez mais as pessoas estão se mobilizando.

A caminhada encerrou na praça Justino Batista, no Centro, ao lado da Igreja de Santo Antônio com as presenças das secretárias Marciana Regina (Saúde) e Kelvane Leal (Assistência Social), das assistentes sociais, psicólogas do CREAS e CRAS, coordenadoras, supervisoras de programas, da coordenadora Tânia Carvalho da Estratégia de Saúde da Família, e demais colaboradores dos órgãos.

Facebook

MAIS ACESSADAS