Connect with us

GERAL

Cisternas instaladas pela Codevasf beneficiam comunidades rurais no Estado

Publicado

em

As cisternas instaladas pela Codevasf na zona rural do Piauí estão permitindo que mais de 12 mil e 700 famílias guardem com segurança a água da chuva e aquela provida por caminhões-pipa. Em muitas comunidades, a chegada das cisternas tem provocado mudanças no hábito de famílias que antes precisavam caminhar até o reservatório mais próximo para conseguir água.

Dona Marilza Ambrozina que mora na comunidade Mucambo, no município de Paulistana, fala do alívio de ter uma cisterna no quintal da sua casa. “Você não precisa andar carregando água e hj a gente tem água em casa pra fazer as coisas que a gente precisa”.

Os reservatórios podem acumular até 16 mil litros de água e garantem abastecimento para uma família de cinco pessoas por até seis meses. Em São Miguel do Tapuio, a água que agricultora Joedna Araújo utiliza nos serviços da casa e para beber também vem da chuva e fica armazenada em uma cisterna: “Eu estou muito feliz assim, porque a gente não tinha água e agora a gente tem, se não tivesse a cisterna aí sim a gente ia lutar muito pra conseguir água”.

O Programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e tem como principal meta universalizar o acesso a água entre a população rural do semiárido brasileiro.

 

Publicidade

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS