Connect with us

GERAL

Dia “D” de vacinação antirrábica será sábado (08) em Santo Antônio de Lisboa. Leve seu pet!

Publicado

em

Cães e gatos do município de Santo Antônio de Lisboa, com idade de três meses acima devem ser levados no próximo sábado (08) para o Dia “D” de vacinação antirrábica.

O local de vacinação dos pets será na praça Justino Batista, Centro, das 08h às 17h.

A iniciativa da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Dr. Karlão, por meio da Scretaria de Saúde do município, tem como finalidade garantir a imunidade dos animais e evitar que a raiva seja propagada em demais seres vivos como o homem, uma vez que pode ser transmissível por meio de mordidas de animais contaminados.

A secretária de Saúde, Marciana Regina, pede que os donos de animais levem para a praça do Centro, para serem vacinados.

Conheça os tipos de raiva que gatos e cães desenvolvem

-Raiva em gatos

Os principais sinais da doença nos felinos começam com alteração de comportamento, falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia. Estes são comuns em gatos doentes e podem morrer cerca de dez dias após contaminação. Muitos sintomas que se manifestam em cães também são notados nos gatos.

Publicidade

-Raiva em cães

Em cães, três tipos distintos de raiva se desenvolvem: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal.

Raiva Intestinal – A raiva intestinal é considerada em sua forma a mais rara e agressiva que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 03 dias.

Raiva Furiosa – Os primeiros sinais da raiva furiosa são: isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Raiva Muda – Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes.

Publicidade

A salivação excessiva é outro sinal comum considerado um dos mais “clássicos” da raiva. A partir desse período provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS