Genebra aprova o salário mínimo mais alto do mundo; confira o valor!
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 01/10/20

Genebra aprova o salário mínimo mais alto do mundo; confira o valor!

Os habitantes de Genebra, na Suíça, votaram neste domingo a favor da proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora – cerca de 21,3 euros – para todos os que trabalham na cidade, uma das mais caras do mundo. A medida entra em vigor já em meados de outubro. O valor equivale a pouco mais de R$ 25 mil.

Genebra é uma das cidades mais caras do mundo, onde a renda de um apartamento de dois quartos pode chegar aos 3.000 francos e um café custa entre 4 e 5 francos.

O salário mínimo garantido será de 4.086 francos suíços por mês para 42 horas de trabalho por semana, cerca de 3.785 euros, tornando-se assim o mais alto do mundo.

A votação enfrentou vários contratempos no passado. Em 2014, os eleitores votaram contra a introdução de um salário mínimo. Houve três tentativas em Genebra para que finalmente fosse aprovado com 58% dos votos que representam cerca de 500.000 eleitores, de acordo com os resultados oficiais publicados no domingo e citados pelo jornal La Vanguardia.

Genebra, na Suíça

Mulheres são as mais afetadas pelos baixos salários

Os partidos de esquerda e os sindicatos defenderam a medida como uma forma de combater a pobreza e a precariedade, num momento em que a pandemia afetou fortemente a economia de uma cidade que depende muito do turismo, viagens de negócios e das idas e vindas de milhares de diplomatas, especialistas e outros funcionários que visitam as muitas agências da ONU baseadas no cantão.É cada vez mais comum surgirem relatos de uma pobreza visível, escreve o jornal. Há longas filas de necessitados à espera de receber bens alimentares.

Atualmente, cerca de 17.000 trabalhadores são pagos abaixo desse salário mínimo, de acordo com vários sindicatos, afirmando que dois em cada três são mulheres.

 

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Golpistas aproveitam pandemia do coronavírus para aplicar fraudes na internet; veja como se prevenir

Criminosos estão aproveitando o clima emergencial da pandemia de Covid-19 para aplicar golpes na internet. Para isso, oferecem doação de máscaras e álcool em gel, testes rápidos, TV a cabo

GERAL

Campo Grande do PI realiza Campanha de Vacinação Antirrábica Animal; dia ‘D’ acontece no sábado (24)

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande do Piauí, está realizando a  Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que iniciou na terça-feira, 13 de outubro e segue até o dia

Vaqueiros acompanham a tocha olímpica em Campo Maior; fotos

No início da tarde desta sexta-feira (10), em seu 39º dia de revezamento pelo país, a tocha olímpica chegou a Campo Maior (PI), quarta cidade no roteiro pelo Piauí. Depois