Connect with us

GERAL

Pelo WhatsApp, psiquiatra atende pessoas de baixa renda de graça durante a quarentena no Piauí

Publicado

em

Um médico psiquiatra decidiu oferecer atendimento gratuito para pessoas com quadros de ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto foi criado antes do período de isolamento social e atendia, presencialmente, pessoas de baixa renda que tinham dificuldade de marcar consultas no serviço público. Agora, o agendamento e a próprio atendimento são feitos pelo WhatsApp.

Segundo o médico psiquiatra Vicente de Paulo Gomes Júnior, que é presidente da Associação Psiquiátrica do Piauí (APPI), esse é um período que deixa muitas pessoas vulneráveis e suscetíveis ao aparecimento de novos transtornos ou agravamento do quadro psiquiátrico, pois o isolamento cria um ambiente favorável para o surgimento da ansiedade.

“Nesse momento de incertezas, percebemos que as pessoas estão ficando com medo e insegurança, o que é algo normal e natural para o momento em que estamos vivendo. No entanto, quando isso fica de uma forma exagerada, acaba comprometendo e trazendo sintomas”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, o atendimento é direcionado para pessoas de baixa renda, desempregadas ou que estejam sem receber salário. Doadores de leite materno, de sangue ou de medula óssea também são prioridades para receber o atendimento psiquiátrico gratuito.

“O agendamento da consulta e a própria consulta é feito pelo WhatsApp. Nós entramos em contato um dia antes para confirmar o horário. Na data e horário marcado eu ligo para a pessoa e inicio o atendimento por vídeo chamada. Sobre a medicação, eu recomendo quando vejo se tem necessidade. Eu acesso o sistema e envio a receita de controle e, sem precisar imprimir, o paciente apresenta o código para a farmácia liberar o recebimento”, explicou.

Publicidade
Stress e ansiedade em pré-vestibulandos — Foto: Banco de Imagens

Stress e ansiedade em pré-vestibulandos — Foto: Banco de Imagens

Vanessa da Silva é estudante de moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela decidiu procurar o atendimento após perceber que alguns problemas que possuía antes do isolamento social se agravaram durante o período de isolamento social.

Como o atendimento é direcionado para pessoas que possuem baixa renda, para ter acesso basta preencher um atestado de veracidade que está disponível.

“Eu tinha alguns problemas antes da pandemia. Com o isolamento social, esses problemas se agravaram e eu senti necessidade de procurar ajuda. Como os atendimentos presenciais estavam cancelados, através do Instagram eu descobri o projeto. Eu quebrei todos os tabus relacionados a conversar com um psiquiatra, pois ele conseguiu pegar todas as minhas necessidades e de acordo com a abordagem, eu fui medicada e estou sendo acompanhada para saber como estou reagindo a ele [medicamento]”, relatou.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS